UFSC na mídia: Zeca Pires e o começo de uma estrada internacional

15/05/2012 10:08

Em Lisboa para acompanhar a participação do longa-metragem A Antropóloga no Festival Itinerante de Língua Portuguesa (FESTin), o diretor Zeca Nunes Pires e a produtora Maria Emília de Azevedo destacaram a importância da participação no evento. Eles acreditam que este tenha sido um ponto de partida para uma carreira internacional do filme. (Roni Nunes | Lisboa/Especial DC)

A opção por levar a produção aos Açores é a mais lógica, na medida em que o arquipélago tem uma presença muito forte no filme, como ancestral da cultura de Florianópolis. Mas a equipe planeja ainda exibi-lo na França.

A produtora destaca a tensão que acompanhou a equipe de seu deslocamento para Portugal até a estreia do filme.

– Trazer A Antropóloga para Lisboa foi uma prova de fogo, porque apesar da proximidade cultural e linguística, trata-se um outro público, que não tem uma identificação prévia com o filme – salientou Maria Emília.

O ator Eduardo Bolina, que participou do elenco e da comitiva em Lisboa, afirma estar deslumbrado por participar no evento ao lado de dois cineastas que representam a cultura catarinense:

– Sou um manezinho da Ilha, ainda muito novo no cinema. É uma grande honra estar aqui – afirmou ele.

Fazendo referência ao destino da sua personagem no filme, arrematou:

– Acho que fui para a Lua e ainda não voltei.

Zeca Pires adiantou pormenores sobre aqueles que serão os dois próximos projetos cinematográficos a serem desenvolvidos por ele e Maria Emília em Santa Catarina. Ambos já têm roteiros em finalização e estão na fase de captação de recursos.

O primeiro deles, como produtor, será Olhos de Cego, baseado no romance homônimo de Mauro Faccioni e que será dirigido por Maria Emília. Conforme ele explica, trata-se de uma versão feminina da Guerra do Contestado, que em 2012 está completando 100 anos.

– É uma temática muito importante e a visão dela é muito delicada e poética deste episódio, que foi muito mais que uma disputa de terras entre o Meio-Oeste de Santa Catarina e o Paraná – garante Zeca.

As filmagens de Olhos de Cego têm previsão de início ainda neste ano.

Dois escritores nos projetos de Zeca Pires

A passagem do escritor Antoine de Saint-Exupery pelo Campeche será o tema de O Aviador Francês, próximo projeto de Zeca como diretor. O roteiro é de Marcelo Esteves e a produção deve iniciar em 2013. Para a realização do filme, o financiamento pode passar por co-produção com a França – baseado nos contatos desenvolvidos nas filmagens de Mulher Azul, dirigido por Maria Emília em 2009.

Zeca Pires finaliza também o documentário Saliem Miguel na Intimidade, que conta a história do escritor “líbano-biguaçuense”.

Já o ator Eduardo Bolina prepara um novo programa de TV, Sai da Pedra Marisco, que será exibido na Net TV. Ao mesmo tempo, participará de peça drigida por Celso Nunes sobre um encontro entre dois dos principais poetas do Brasil, o catarinense Cruz e Sousa e o paranaense Paulo Leminski.

Roni Nunes | Lisboa/Especial DC
http://www.aantropologa.com.br
http://twitter.com/aantropologa
http://www.youtube.com/user/antropologao
http://picasaweb.google.com.br/antropolo
http://www.flickr.com/photos/antropologa
http://antropologaofilme.wordpress.com

Tags: A Antropólogaestrada internacionalzeca pires