Seminário discute os fundamentos matemáticos da economia financeira
Será realizado a partir das 14h30 desta sexta-feira, dia 11, no auditório do Centro Sócio-Econômico da UFSC, o seminário “Usos e abusos da matemática na economia”, com palestras dos professores Newton da Costa e Francisco Antonio Dória. Serão discutidas no evento as críticas aos fundamentos matemáticos da economia financeira formulados pelos dois professores, além de Marcelo Tsuji, que já trabalhou na consultoria do ex-ministro e deputado Delfim Neto, e citadas no livro “O universo neoliberal do desencanto”, de José Carlos de Assis e Francisco Dória.
As teses do lógico e matemático Newton da Costa, do matemático Francisco Dória e do economista Marcelo Tsuji são consideradas um clássico da ciência brasileira que desmontou o principal princípio do neoliberalismo, que afirmava que em um mercado com livre competição os preços tendem sempre ao equilíbrio. Contudo, como não é possível saber em que momento ocorre o “ponto de equilíbrio”, cai por terra o que o colunista Luis Nassif chama de “mistificação sobre taxa de juros neutra e PIB potencial”, que são os pilares teóricos de sustentação da taxa Selic brasileira.
A promoção do seminário é do Programa de Pós-graduação em Economia, do Departamento de Economia e Relações Internacionais, dirigido pelo professor Armando Lisboa.
Mais informações pelos telefones (48) 3721-9458 e 3721-9901.
Por Paulo Clóvis Schmitz, jornalista da Agecom.