Jornalismo em Debate discute cobertura da mídia sobre questões indígenas

15/05/2012 09:41

A terceira edição deste semestre do programa “Jornalismo em Debate” vai colocar em pauta como os indígenas são retratados na mídia jornalística brasileira. Até o momento, já estão confirmadas as participações do jornalista Altino Machado, do cienstista social João Maurício Farias e da mestranda em jornalismo da UFSC Joana Tavares . Esta edição do programa, que tem como título “Todo dia é dia de índio na mídia?”, poderá ser acompanhada ao vivo nesta terça, dia 15, a partir das 16h, na Rádio Ponto UFSC, em www.radio.ufsc.br. Outros debatedores, entre jornalistas e especialistas sobre o tema, devem ser confirmados nos próximos dias. Mas desde já ouvintes e internautas podem participar, enviando questões para serem abordadas no programa pelo e-mail ou pelo twitter @radioponto.

“Jornalismo em Debate” é uma produção quinzenal de estudantes do curso de Jornalismo da UFSC, sob a orientação da professora Valci Zuculoto. Com mediação do professor Áureo Moraes, a atividade faz parte da disciplina Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo para a Cidadania, uma parceria entre o Curso de Jornalismo da Universidade e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). Desde a estreia, em abril de 2011, foram discutidos temas como cobertura internacional, corrupção no futebol, crise econômica mundial, e, no primeiro programa de 2012, a cobertura sobre questões envolvendo o gênero feminino.

A Rádio Ponto UFSC pode ser ouvida e acessada pelo site www.radio.ufsc.br. No mesmo endereço, é possível baixar e ouvir todas as edições anteriores de “Jornalismo em Debate”. E não esqueçam: os ouvintes e internautas podem participar, antes e durante o programa, encaminhando perguntas pelo e-mail ou pelo Twitter @radioponto.

Conheça um pouco mais dos convidados desta edição:

Altino Machado – Trabalhou como repórter para os jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Folha de S. Paulo em Rio Branco, Goiânia, Brasília e Manaus. Atualmente faz o Blog da Amazônia, da Terra Magazine.

Joana Tavares – É Mestranda em Jornalismo pela UFSC. Durante sua graduação na Universidade Federal da Bahia produziu vídeos ambientais e educativos para a UFBA e IBAMA. Ainda trabalhou como tradutora para uma empresa multinacional americana em sua passagem pela Índia.

João Maurício Farias – Cientista social graduado pela UFRGS em 2006, professor de sociologia e produtor de vídeos documentários. Atualmente é assistente técnico e coordenador substituto da Regional do Litoral Sul da FUNAI- SC.

Por Mariana Pitasse – estudante de Jornalismo da UFSC

 

Tags: curso de jornalismoJornalismo em Debatequestões indígenasRádio PontoUFSC