Conselho homologa alterações estatutárias e nomes dos novos pró-reitores e secretários
Em sessão extraordinária realizada na manhã desta terça-feira, dia 22, o Conselho Universitário da UFSC (CUn) homologou as alterações estatutárias e regimentais referentes à mudança da estrutura administrativa proposta pela nova Administração Central da instituição.
De acordo com exposição de motivos encaminhada ao conselho pela reitora Roselane Neckel, as alterações “têm por objetivo contemplar o aperfeiçoamento e atualização da cultura organizacional em termos de procedimentos, processos protocolares e fluxos de trabalho da instituição de forma a abranger uma realidade multicampi”. A relatora do processo nº. 23080.020942/2012-17, que trata do assunto, foi a professora Sonia Gonçalves Carobrez. Na sequência, foram homologados também os nomes dos secretários, pró-reitores e seus adjuntos.
Esta foi a primeira reunião do CUn presidida pela reitora Roselane Neckel e pela vice-reitora Lúcia Helena Martins Pacheco, empossadas no dia 10 deste mês. A profissionalização da gestão, a valorização do trabalho em equipe e o fortalecimento de novas lideranças estão entre os princípios e objetivos que nortearam as modificações propostas.
A nova estrutura administrativa extingue, do ponto de vista da nomenclatura, as Pró-Reitorias de Ensino de Graduação, de Pesquisa e Extensão, de Desenvolvimento Humano e Social, de Infraestrutura e as Secretarias de Cultura e Arte, de Relações Institucionais e Internacionais e de Planejamento e Finanças. Passam a existir as Pró-Reitorias de Ensino, de Pesquisa, de Extensão, de Administração e de Planejamento e Orçamento, e as Secretarias de Gestão de Pessoas, de Cultura, de Relações Internacionais e a Secretaria Especial de Aperfeiçoamento Institucional. E permanecem as Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis e de Pós-Graduação.
Uma das medidas tomadas pela nova Administração foi a criação dos cargos de pró-reitor adjunto e de secretário adjunto, permitindo que “as atribuições de cada setor tenham um fluxo mais contínuo, além de evitar a ‘personificação’ de alguns setores ou atividades”. A reitoria Roselane Neckel explicou a decisão aos membros do Conselho: “Quisemos despersonalizar a gestão e mesclar pessoas experientes com outras que estão ingressando na Universidade”. Ela usou o próprio exemplo da reitoria para mostrar isso, dizendo que “a vice-reitora Lúcia não será uma coadjuvante, atuando no mesmo patamar que a reitora”. Vários servidores técnico-administrativos assumiram cargos de adjuntos.
Os novos pró-reitores e seus adjuntos:
Chefe de gabinete – Carlos Antonio Oliveira Viera e Elci Terezinha de Souza Junckes
Pró-reitoria de Graduação – Roselane Fátima Campos e Rogério Luiz de Souza
Pró-reitoria de Pós-graduação – Joana Maria Pedro e Juarez Vieira do Nascimento
Pró-reitoria de Pesquisa – Jamil Assereuy Filho e Heliete Nunes
Pró-reitoria de Extensão – Edison da Rosa e Maristela Helena Zimmer Bortolini
Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento – Luiz Alberton e Izabela Raquel
Pró-reitoria de Administração – Antônio Carlos Montezuma Brito e Irvando Luiz Speranzini
Pró-reitoria de Assuntos Estudantis – Beatriz Augusto de Paiva e Simone Matos Machado
Secretário Especial de Aperfeiçoamento Institucional – Airton Lisle Cerqueira Leite Seelaender e Jeanine Nicolazzi Philippi
Secretaria de Cultura – Paulo Ricardo Berton e Luiz Fernando Pereira
Secretaria de Relações Internacionais – Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho e André de Avila Ramos
Secretaria de Gestão de Pessoas – Neiva Aparecida Gasparetto Cornelio e Suzana da Rosa Tolfo
Veja os currículos dos novos pró-reitores, secretários e adjuntos
http://noticias.ufsc.br/2012/05/22/curriculos-dos-novos-pro-reitores-e-secretarios-da-ufsc/
Por Paulo Clóvis Schmitz/jornalista na Agecom