Semana da Dança na UFSC começa domingo com bailarino Martin Kravitz

20/04/2012 12:16
.

Espetáculo Metade, da Cia Nando Berto/Casarão da Dança (clique para ampliar)

Um pout-pourri de danças dos mais variados tipos, ritmos e origens será apresentado durante a Semana da Dança da UFSC, que a Secretaria de Cultura e Arte abre neste domingo, 22, às 9:30, com um Workshop ministrado pelos bailarinos internacionais Martin Kravitz e Fabíola Biasoli. Até o dia 29 de abril, quando se comemora em todo o mundo o Dia da Dança, o campus universitário será palco de uma programação intensa dedicada a essa arte, toda gratuita e aberta ao público. As atividades incluem mostras e performances ao vivo, videodança, conferência multimídia com Kravitz sobre a história da dança, lançamento de livro e oficinas.

As inscrições gratuitas para as oficinas abrem na quinta-feira, 19, pelo e-mail . Qualquer pessoa pode participar das oficinas de *dança indiana, biodança, dança contemporanea, contato improvisação, jam session de contato improvisação, danças circulares,* *cacuria*, *zouk,  salsa cubana, entre outras danças*, que ocorrerão no dia 27 de abril, nos períodos da manhã e da tarde, nas salas de dança do Centro de Desportos e nas salas do Curso de
Artes Cênicas da UFSC, bastando levar uma roupa apropriada para se movimentar. As inscrições serão feitas no local e horário das oficinas, com distribuição de senha 30 minutos antes do inicio destas. As inscrições são gratuitas.

Dois momentos com Martin Kravitz
“Movimento/Voz/Criação” é o nome do Workshop que Martin Kravitz fará com Fabíola Biasoli, nos dias 22 e 23 de abril, das  9:30 às 12:30 e das 14 às 17 horas, o Laboratório de Dança B do Bloco 5 do Centro de Desportos da UFSC.  Com 25 vagas, o curso é voltado para profissionais e estudantes da área artística (dança, teatro, performance, música). Na terça-feira (24/4), às 9:30 h, Kravitz  fará uma conferência multimídia sobre “A Life in Dance: Bridges between Artistic Eras and Continents”  (Uma Vida na Dança: Pontes artísticas entre épocas e continentes). Com tradução simultânea e recursos multimídia, a conferência ocorrerá no auditório do Centro de Ciências da Educação, que tem capacidade para 80 lugares. Entrada gratuita.

Nascido nos Estados Unidos e na França, Kravitz fará uma introdução sobre sua experiência em dança; principais influências artísticas; história profissional  como  bailarino,  professor e coreógrafo. A seguir apresentará vídeos com partes de espetáculos de artistas que influenciaram sua carreira, como “Night Journey”, de Martha Graham; “The Moor’s Pavane”, de José Limon e “Dreams” or “Rooms”, de Anna Sokolow. Exibirá fotos de espetáculos de Anna Sokolow e mostrará, em DVD, uma pesquisa com a voz de Meredith Monk. Por fim, o astro falará sobre o processo de criação de seu novo solo e mostrará imagens em vídeo do solo: “Rends-moi tes Mensonges”.

Performance, mostras e lançamento
As performances ocorrerão nos dias 25 e 26 de abril em diversos espaços alternativos do campus universitário e em diversos horários do dia. Para o dia 29 – Dia Internacional da Dança – estão programadas duas grandes atividades: a mostra de videodança, que ocorrerá às 17h30min, no piso superior do hall do Centro de Cultura e Eventos, na UFSC e a Mostra de Dança, que ocorrerá no Teatro Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, com capacidade para 400 pessoas, a partir das 18 horas. “Será o momento mais colorido do evento, com a exibição de coreografias de diversos estilos e grupos de Santa Catarina”, explica a bailarina Janaína Santos, uma das coordenadoras.

Ainda no dia 29, às 17 horas, no piso superior do hall do Centro de Cultura e Eventos, UFSC ocorrerá o lançamento do livro Coleção Dança Cênica 2: Histórias
da Dança. Organizada por Vera Torres, Jussara Xavier e Sandra Mayer, a publicação da editora da Udesc traz uma coletânea de ensaios sobre os diferentes movimentos históricos dessa arte. Promovida pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, em parceria com professores do Curso de Artes Cênicas e Centro de Desportos, a Semana oferece a possibilidade de vivenciar um mosaico de modalidades e ritmos diferenciados de dança. “Também queremos proporcionar o acesso à pesquisa e ao conhecimento teórico sobre essa área”, explica a secretária Maria de Lourdes Borges.

Por: Raquel Wandelli / Assessora de Comunicação da SeCArte/UFSC / /
www.secarte.ufsc.br / 3721-9459 / 9911-0524/

Mais informações:

Programação da I Semana de Dança na UFSC – 22 a 29 de abril de 2012 – Campus Universitário

Workshop “Movimento/Voz/Criação”

Ministrantes: Martin Kravitz e Fabíola Biasoli

Data: 22 e 23/abril

Horário: 09:30 às 12:30 e das 14;00 às 17:00 horas

Local: Laboratório de Dança B – Bloco 5 – CDS/UFSC

Necessário conhecimento prévio de dança ou teatro

Inscrição: Enviar curriculo para:

Vídeo conferência:  “A Life in Dance: Bridges between Artistic Eras and Continents”

Conferencista: Martin Kravitz

Data: 24/abril

Horário: 9 as 12 h

Local: Auditório do CED

Capacidade: 80 pessoas

Performances no Campus

Data: 25 e 26 de abril

Local: Campus da UFSC

Horários serão divulgados no início da Semana da Dança

Oficinas de Dança:

Data: 27 de abril

Local: Campus da UFSC (inscrições a partir de 19/4)

Períodos: Manhã e Tarde (a partir das 9 e 14 horas)

Não é necessário conhecimento prévio de dança

Mostra de Vídeodança

Data: 29 de abril

Horário: 17:30 horas

Local: Hall de entrada do Auditório Garapuvu, no Centro de Eventos

Mostra de Dança:

Data: 29 de abril

Horários: 18 horas

Local: Auditório Garapuvu, Centro de Eventos da UFSC

Capacidade: 400 pessoas

Lançamento de Livro

Data: 29 de abril,

Horário: 17 horas

Título: “Histórias da Dança”

Organizador: Vera Torres, Jussara Xavier e Sandra Mayer

Editora: Udesc

Local: Piso superior do hall do Centro de Cultura e Eventos, UFSC

Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.

Semana da Dança na UFSC

Realização: Secretaria de Cultura e Arte (SecArte)

Comissão organizadora:

prof. Vera Torres/ Educação Fisica – UFSC

prof. Janaina Trasel Martins/ Artes Cênicas – UFSC

prof. Débora Zamariolli/ Artes Cênicas – UFSC

Janaina Santos/ Bailarina e Servidora – UFSC

Tags: dançaKravitzSeCArteUFSC