Ex-aluno da UFSC lança livro sobre dança de salão

26/04/2012 09:02

O livro “Baila Floripa – No Cenário da Dança de Salão Brasileira”, de Alexandre Melo, formado em Educação Física pela UFSC, será lançado neste sábado (28), às 20 horas, no piso G2 do Majestic Palace Hotel, antecedendo o baile de abertura da XI Mostra de Dança de Salão de Florianópolis – Baila Floripa 2012. A edição independente traz parte da história do evento criado em 2002 com o intuito de oferecer espaço para os artistas locais apresentarem seus trabalhos e que, agora, recebe dançarinos de todo o País e exterior.

Professor de dança de salão desde 1990, Alexandre é um dos 23 fundadores da Associação Catarinense de Dança de Salão (Acads), entidade instituída em 2000 e da qual foi o primeiro presidente, permanecendo por três gestões consecutivas, de 2002 até 2006. “Havia necessidade de ampliar a divulgação da dança de salão em Santa Catarina. Com o Baila Floripa, que veio logo depois, atingimos o grande público. Estima-se que, na época, havia cerca de seis escolas na Grande Florianópolis. Hoje, são 12 ou 15”, lembra Melo.

Do erudito ao popular

As fontes da pesquisa também tiveram origem acadêmica. Para nortear a tarefa, o autor partiu da leitura de dois artigos: um, dele próprio, sobre a democratização da dança, escrito no curso de pós-graduação em ciências políticas e gestão, e outro assinado pelo também educador físico e professor Ricardo Vasques, seu colega em Florianópolis, que apresentou o texto na pós-graduação em dança de salão pela Faculdade Metropolitana de Curitiba (Famec), Com base nisso, ele explica todo o processo para operacionalizar o Baila Floripa e a sua pretensão social.

Sobre o ingresso de Santa Catarina no ensino qualificado e profissional da dança de salão, há quase 25 anos, Alexandre considera que “entramos pela porta da frente. Tínhamos juntos o meio científico da Universidade, o apoio da imprensa, o interesse da alta sociedade e um ritmo explodindo na mídia”. Este conjunto de fatores levou muitos universitários às escolas de dança, bem como as pessoas que a praticavam nos bailes de outrora, nas décadas de 1940, 50 e 60. O que se constata hoje é uma inversão: grande parte dos alunos são jovens, até mesmo adolescentes, muitos com desejo de se profissionalizar nesta arte.

Alexandre Melo, 46 anos, nasceu em Jaguaruna, Sul do Estado, de onde saiu em 1988 para estudar Educação Física na UFSC.  No ano seguinte iniciou os estudos na dança de salão com o professor Silvio Luna, carioca então radicado em Florianópolis, ocasião em que conheceu a mulher, hoje também professora, Rosita Gevaerd Lino. Em 1990, passou a dar aulas de diversos ritmos, ao mesmo tempo em que frequentava cursos de
aperfeiçoamento. É palestrante sobre o tema e já participou de diversas bancas de seleção e avaliação de dançarinos de salão. Pós-graduado em ciências políticas e gestão pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é funcionário da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Presidiu a Associação Catarinense de Dança de Salão (Acads) entre 2002 e 2006 e coordenou as cinco primeiras edições do Baila Floripa.

Serviço
O quê: Lançamento do livro “Baila Floripa – No Cenário da Dança de Salão Brasileira”, de Alexandre Melo.

Quando: 28 de abril, das 20h00 às 22h00.

Onde: piso G2 do Majestic Palace Hotel. Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos (Beira-Mar Norte), nº 2.746, Centro.

Quanto: preço do exemplar: R$ 25,00.

Observação: até às 22 horas,, somente para convidados. A partir deste horário, os exemplares estarão disponíveis na secretaria do evento, onde haverá os bailes de confraternização e os workshops. De 29 de abril a 1° abril, a compra pode ser feita das 12h30 às 18h30 e depois das 22h00.

Informações: Marcos Reichardt Cardoso, (48) 9972-0991, .

Ex-aluno da UFSC lança livro sobre dança de salão

Tags: dançalivrosalãoUFSC