Abertas inscrições para oficinas Reuni sobre pesquisa no mundo virtual

23/04/2012 08:00

Você navega, navega no mundo virtual, mas tem dificuldade de encontrar fontes e escrever os trabalhos para a universidade? Ou está com problemas para apresentá-los para a turma?

Reforce seu potencial para os trabalhos científicos, participando das oficinas de Leitura e Produção Textual em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O primeiro encontro acontecerá no próximo sábado, 28 de abril, entre 9h e 16h30min, nas salas 326 e 327 (laboratório de informática), do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

São apenas 30 vagas e as inscrições podem ser feitas em

Na parte da manhã serão abordadas as diferenças entre confiabilidade e veracidade, ranking de sites, buscadores, a leitura virtual, como utilizar informações wiki, portais oficiais e não oficiais, como citar informações do mundo virtual e práticas de navegação.

À tarde, a capacitação será voltada a ensinar como fazer a apresentação dos trabalhos, incluindo estrutura, escrita, expressão oral, elaboração de materiais de apoio e hand out. Os participantes terão direito a certificados.

Organizadas pelo grupo de bolsistas Reuni, sob supervisão da professora Joana Maria Pedro, as oficinas têm o objetivo de apoiar estudantes dos cursos graduação e outros interessados. Nos encontros, os bolsistas darão assistência e apoio à prática da leitura compreensiva de textos e à prática da redação científica.

As próximas oficinas de Leitura e Produção Textual neste semestre serão: “Como elaborar fichamentos, resumos e resenhas”, 5 de maio; “Como elaborar um projeto de pesquisa”, 2 de junho e “Construindo um artigo científico”, 7 de julho.

Serviço:
O quê: “Ferramentas de pesquisa no mundo virtual” (manhã) e “Como
construir a apresentação de um trabalho acadêmico” (tarde).
Quando: 28 de abril (sábado), das 9h às 16h30min.
Onde: salas 326 e 327 (laboratório de informática), do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).
Informações: www.oficinasdich.blogspot.com ou com Patrícia Boaventura (8408-4058)
Inscrições: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dHc1M2psN2ZCM2JxVTNCSmI2SW5ZSlE6MA#gid=0

Tags: oficinas ReuniUFSC