UFSC recebe três mil novos estudantes na próxima segunda-feira

01/03/2012 18:04

Ingressam em 2012 um total de 6.011 calouros, sendo 3.279 no primeiro semestre e 2.682 no segundo. Fotos: Cláudia Reis / Agecom

A Universidade Federal de Santa Catarina inicia o semestre letivo 2012/1 na próxima segunda-feira, 5 de março, nos campi de Florianópolis, Curitibanos, Araranguá e Joinville. Os mais de três mil novos estudantes aprovados no Vestibular 2012 para o primeiro período serão recebidos no Centro de Cultura e Eventos, sendo recepcionados com informações sobre a instituição que oferece 85 cursos de graduação, 56 programas de pós-graduação, mais de 1.800 linhas de pesquisa, cerca de 5 mil docentes e técnico-administrativos em educação. Ingressam em 2012 um total de 6.011 calouros, sendo 3.279 no primeiro semestre e 2.682 no segundo.

Durante a recepção para o novo semestre letivo (no Centro de Cultura e Eventos, às 10h para alunos do turno diurno e às 19h para o período noturno), os calouros receberão também materiais como a agenda UFSC 2012. Produzida pela Agecom, a publicação traz orientações sobre assistência médica, o uso da Biblioteca Universitária, bolsas, cursos extracurriculares, a proibição do trote, o funcionamento de pró-reitorias, secretarias, a moradia estudantil e mobilidade estudantil. Para os calouros um dos destaques é a política de intercâmbio com instituições de mais de 40 países. Na avaliação dos cursos de graduação brasileiros publicada pelo Guia do Estudante Profissões Vestibular 2012, a UFSC é classificada como a sétima melhor universidade pública do Brasil, entre 1.516 instituições de ensino superior.

Pós-Graduação
A UFSC iniciou a capacitação em nível de pós-graduação em 1969, com a implantação do Mestrado em Engenharia Mecânica. Atualmente são quase 60 programas de pós-graduação, que colaboram com a formação de recursos humanos e a produção do conhecimento científico e tecnológico. São, em média, mais de seis mil matriculados nos cursos de mestrado e doutorado a cada ano. Cinco mil e oitocentos mestrandos e doutorandos iniciam o semestre 2012/1.

Na última avaliação Trienal da Capes, publicada em 2010, 30% dos programas tiveram seus conceitos elevados, sendo três classificados com o conceito máximo 7 (Química, Farmacologia e Engenharia Mecânica), além de seis cursos com nota 6, também um conceito de excelência (Ciência e Engenharia de Materiais, Direito, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Linguistica e Recursos Genéticos Vegetais).

Dois cursos em nível de doutorado iniciam neste ano (Nutrição e Economia) e a UFSC  aguarda a decisão final da Capes para a implantação do Doutorado em Ciências da Computação e em Ciências da Informação. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação alerta à comunidade universitária que 2012 é o último ano do triênio de uma nova avaliação e é crucial que as ações para a melhoria dos programas, sugeridas pelas comissões de avaliação interna e externa, sejam implementadas, que sejam consolidados os novos regimentos e normas de credenciamento e recredenciamento dos docentes.

Restaurante Universitário
A UFSC inicia o semestre 2012/1 atendendo a comunidade universitária nas novas instalações do Restaurante Universitário, que funciona no campus da Trindade, ligado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). A obra tem mais de 3,3 mil m², com 1.500 lugares, mais do que o dobro do espaço anterior. O RU serve 7 mil refeições por dia.

Ao entrar no novo restaurante, os usuários encontrarão uma série de inovações. Poderão lavar as mãos nas pias antes de entrar no refeitório, encontrarão um ambiente amplo e climatizado. Se o usuário estiver em cadeira de rodas, poderá subir pelo elevador para acessar o mezanino. A obra conta também com sistema de ventilação, exaustão e piso podotátil, entre outras melhorias.

Feira de Livros
De 5 de março a 4 de abril, a Editora UFSC vai expor 1.800  títulos com até 70% de desconto. Ecos no porão 2, de Silveira de Souza, que faz parte da seleção do Vestibular 2013, será vendido a R$ 15,00.A feira acontece na Praça da Cidadania, com cerca de 20 mil exemplares, entre lançamentos do catálogo da EdUFSC, das instituições livreiras que integram a Liga de Editoras Universitárias e de outras empresas nacionais reconhecidas. Poesia, conto, romance, filosofia, bioética, história, sociologia e literatura, além de obras didáticas na área de engenharia, física e matemática estão entre os 21 lançamentos programados para a mostra.

Nova administração
A partir deste ano a Universidade Federal de Santa Catarina será conduzida por uma nova administração, que prossegue até 2015. Eleitas pela comunidade universitária para assumir a Reitoria e a Vice-Reitoria da instituição, as professoras Roselane Neckel e Lúcia Martins-Pacheco assumem no mês de maio. Desde o início de fevereiro trabalham no processo de transição, lançando um fórum para estimular a participação da comunidade universitária no planejamento da nova gestão. Deixam a Reitoria os professores Alvaro Prata, reitor da UFSC desde 2008, e Carlos Alberto Justo da Silva, vice-reitor.

Calendário Acadêmico
Além do início do semestre letivo, o calendário acadêmico da UFSC prevê que no dia 5 de março o Departamento de Administração Escolar (DAE) encaminhe aos departamentos o saldo de vagas para tender às inscrições de alunos especiais, em disciplinas isoladas ou como alunos ouvintes. Para mais informações os interessados devem fazer contato com as coordenadorias de curso.

Outra data inicial importante é o dia 12 de março, quando as coordenadorias de curso devem enviar ao DAE a relação de calouros que não frequentaram todas as aulas nos cinco primeiros dias letivos. Caso até o dia 9 de março estes estudantes não apresentem justificativa por sua ausência, perdem a vaga. O cronograma prevê que no dia 22 de março será publicada a última chamada do Vestibular 2012 para matrícula ainda no primeiro semestre. Estudantes devem estar atentos à data de 18 de abril, término do prazo para trancamento da matrícula em 2012/1, que deve ser feito junto às secretarias dos cursos. Para as graduações semestrais e para a pós-graduação, o primeiro semestre letivo encerra no dia 11 de julho. O Curso de Engenharia de Materiais possui calendário específico, assim como os cursos trimestrais de pós-graduação.

Acompanhe o calendário acadêmico  e, abaixo, as principais datas de março:

05 – Encaminhamento aos departamentos pelo DAE (ON LINE) do saldo de vagas para atender às inscrições de alunos especiais (Disciplinas Isoladas e Ouvintes).
05 a 09 – (Ajustes Excepcionais a critério das Coordenadorias) – Prazo final para os alunos resolverem junto à coordenadoria do curso as pendências em relação à matrícula em disciplinas (matrículas e cancelamentos de disciplinas, de acordo com o Art. 57 da Res. 017/CUn/97).
05 a 09 – Período para matrícula inicial do Aluno Convênio PEC-G, a ser realizada no DAE.
08 e 09 – Período para realização de matrícula de alunos especiais ( Intercâmbio), nos respectivos Departamentos.
09 – Último dia para apresentação ao DAE, de justificativa de infrequência aos 5 (cinco) primeiros dias letivos do semestre de ingresso (Calouros 2012.1).
09 – Término do prazo para levantamento por parte das Coordenadorias de Cursos sobre os calouros infrequentes a todas as aulas nos 5 (cinco) primeiros dias letivos de 2012/1.
12– Encaminhamento pelas Coordenadorias de Cursos ao DAE, da relação dos calouros infrequentes a todas as aulas nos 5 (cinco) primeiros dias letivos de 2012/1.
15 e 16 – Período para realização de matrícula de Alunos Especiais (Disciplinas Isoladas/Ouvintes), nos Respectivos Departamentos.
16 – Curso de Engenharia de Materiais – Término do prazo para requerer Trancamento no período trimestral de Matrícula 2012/1
22 – Término do prazo para desistência formal de calouros matriculados com vistas ao preenchimento de vaga no Curso por candidato de classificação subseqüente do Vestibular 2012.
22 – Ultima chamada do Concurso Vestibular 2012, com vistas a matrícula para o primeiro semestre.
30- Último dia para matrícula inicial de Calouros relativa a última chamada do Vestibular, para ingresso em 2012/1.

Mais informações:
– Pró-Reitoria de Ensino de Graduação: (48) 3721-9276
– Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis: (48) 3721-9419
– Pró-Reitoria de Pós-Graduação: (48) 3721-9284

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

Tags: calourosinício semestre