Equipe participa do Projeto Rondon em município com um dos menores IDHs do Brasil

02/03/2012 13:44

Entre os dias 19 de janeiro e 5 de fevereiro uma equipe com dois professores e oito estudantes de graduação da UFSC participou da Operação Pai Francisco, do Projeto Rondon, no município de Olinda Nova do Maranhão, a cerca de 250 km da capital São Luís. O Projeto Rondon é uma iniciativa do Ministério da Defesa, que principalmente por meio do Exército Brasileiro oferece todo o apoio logístico da operação. As operações deste início de ano levaram 46 equipes a 22 municípios do Maranhão e um do Tocantins. O município de Olinda Nova do Maranhão tem 13 mil habitantes e um dos menores IDHs do Brasil.

A equipe da UFSC foi coordenada pelos professores Alexandre Verzani Nogueira (Departamento de Microbiologia e Parasitologia, do Centro de Ciências Biológicas) e Nelson Canzian da Silva (Departamento de Física, do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas), contando com os acadêmicos Alini Faqueti (Nutrição), Ana Gabriela Bosse Andrade (Engenharia Sanitária e Ambiental), Camila Colenetz da Cunha (Administração), Cibeli da Silva (Engenharia de Aquicultura), Glauco Pereira de Oliveira e Braga (Serviço Social), Guilherme Reis Fumagalli Filho (Engenharia de Produção Civil), Mariana Coelho Naldi (Biologia) e Ricardo Brasil Severino (Agronomia).

Na zona rural a equipe realizou 12 visitas técnicas a povoados e assentamentos, fazendo avaliações da situação de poços e cisternas, recomendações para a construção de banheiros secos e fossas sépticas, práticas sustentáveis para o manejo do solo e de açudes para a piscicultura. Na sede do município foram 12 visitas técnicas ao hospital, laboratório de análises clínicas, telecentro comunitário, laboratórios de informática em escolas e cinco reuniões administrativas nas diversas secretarias municipais (Educação, Saúde, Agricultura e Meio Ambiente, Cultura e Assistência Social).

Paralelamente, na escola da praça, no coração da cidade, a equipe realizou 11 oficinas de capacitação profissional em áreas como saúde, educação, nutrição, agronomia, piscicultura e elaboração de projetos para capacitação de recursos. Também foram oferecidas cinco oficinas lúdico-educativas para crianças,sobre educação ambiental, atividades experimentais em ciências, reciclagem de papel e garrafas PET e um bingo temático sobre nutrição. Para a comunidade foram organizadas sete oficinas de informática básica, empreendedorismo e boas práticas para manipulação de alimentos. O ‘Cinema na Praça’ exibiu cinco filmes de animação no final das noites quentes do Maranhão.

A equipe ficou hospedada em condições singelas, em uma escola municipal, junto com os dez integrantes da equipe da Faculdade de Medicina de Jundiaí (SP) e do militar de ligação com o Exército (“anjo”), sargento Waldir Freitas Filho. “Somados aos trabalhos realizados, a receptividade, o calor humano, a cordialidade dos anfitriões e o entusiasmo pelo trabalho proporcionaram uma experiência única na vida de estudantes e professores”, avalia o professor Nelson Canzian.

Mais informações sobre a participação da UFSC no Projeto Rondon junto ao Departamento de Projetos de Extensão da UFSC: (48) 3721-9021, das 10h às 12h e das 14h às 16h

Tags: extensãoProjeto Rondon