Pré-Vestibular da UFSC reconhece apoio e homenageia Alvaro Prata

12/03/2012 12:01

“A Universidade cresce com o trabalho de vocês. Agradeço a homenagem de quem admiro. É muito franca e despojada, por este motivo também muito valorosa”. Com estas palavras, o reitor Alvaro Prata  agradeceu a homenagem que recebeu da equipe do Pré-Vestibular da UFSC.

No final da tarde de sexta-feira (10 de março), representantes do cursinho entregaram uma placa ao reitor, que encerra no início deste ano seu trabalho à frente da Administração Central da UFSC (gestão 2009-2012). Convidado pelo ministro Marco Antonio Raupp, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Alvaro Prata assumirá a Secretaria Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, em substituição a Ronaldo Mota.

“Nosso trabalho não teria a mesma repercussão sem o apoio da Administração Central”, disse o coordenador do Pré-Vestibular, professor Otávio Augusto Euler. Otávio lembrou que entre quase 900 estudantes de escolas públicas aprovados no Vestibular 2011 da UFSC, 565 fizeram sua preparação no cursinho oferecido pela universidade – iniciativa que vem sendo ampliada em uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina. As aulas são oferecidas de maio a dezembro e nas próximas semanas um novo edital de inscrições deve ser publicado no site www.prevestibular.ufsc.br

O Curso Pré-Vestibular da UFSC completa nove anos em setembro e contabiliza mais de três mil alunos aprovados em universidades públicas. “É importante lembrar que a UFSC tem alguns diferenciais em relação a outras universidades. E entre eles está o Pré-Vestibular, integrado ao Programa de Ações Afirmativas, o NDI (Núcleo de Desenvolvimento Infantil), o Neti (Núcleo de Estudos da Terceira Idade) e o curso de Libras, um destaque nacional”, ressaltou a pró-reitora de Ensino de Graduação da UFSC, professora Yara Maria Rauh Müller.

O pré-vestibular tem uma ação essencial para interiorizar a universidade, para trazer e para manter o jovem na universidade, reforçou Corina Martins Espindola, que coordena a comissão de acompanhamento e avaliação do Programas de Ações Afirmativas da UFSC. Corina destacou a importância do Pré-Vestibular, lembrando a transformação que realiza nas pessoas e a oportunidade que proporciona à população. O pré-vestibular é uma das ações do programa que garante cotas para estudantes negros, indígenas e de escolas públicas nos cursos da UFSC. As atividades também contemplam aulas de apoio pedagógico, entre outras atividades voltadas a incluir e a manter na Universidade Federal de Santa Catarina jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Mais informações sobre o Curso Pré-Vestibular da UFSC: http://www.prevestibular.ufsc.br / / (48) 3721 – 8319

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

Tags: açõs afirmativasPré-VestibularUFSC