Pesquisadores apresentam resultados de projetos apoiados pelo Pronex

16/03/2012 12:08

Onze projetos desenvolvidos na Universidade Federal de Santa Catarina foram apresentados nesta quinta-feira, dia 15, no seminário de avaliação final do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex), realizado na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc), em Florianópolis.

Todas as iniciativas tiveram aporte financeiro do programa, que destinou R$ 6 milhões para pesquisadores realizarem estudos em áreas como refrigeração, sistemas nanoestruturados, logística integrada, sistemas elétricos, cultivo de peixes de água doce e difusão da literatura por meio digital. O 12º. projeto apoiado pelo Pronex foi de um professor da Univali, que pesquisou a obtenção de substâncias advindas da biodiversidade brasileira com potencial terapêutico.

O Programa de Apoio a Núcleos de Excelência prevê a destinação de verbas para pesquisadores de comprovada competência, organizados de forma a desenvolver projetos de pesquisa cientifica tecnológica e de inovação na fronteira do conhecimento. O volume de recursos vem subindo a cada ano e é disponibilizado através de chamadas públicas.

Representando o reitor Alvaro Toubes Prata, que é pesquisador e coordena o projeto de desenvolvimento de novas tecnologias de refrigeração à base de materiais avançados, o professor Paulo Wendhausen, do Departamento de Engenharia Mecânica, mostrou os progressos obtidos na busca dos melhores recursos e insumos para criar sistemas ecologicamente vantajosos para uso em refrigeração doméstica e industrial. O desafio é substituir o fluído utilizado dentro do compressor por material em formato sólido. Ele alertou, contudo, que mesmo com a pressão do mercado para acessar esta nova tecnologia, a tendência é de que ela ganhe viabilidade comercial somente daqui a uma década, pelo menos. “É uma tecnologia de longa maturação”, ressaltou Wendhausen.

Outro projeto que vem obtendo grande repercussão, e que contou com dinheiro do Pronex, foi desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (Nupill) do Centro de Comunicação e Expressão, sob a coordenação do professor Alckmar Luiz dos Santos. Trata-se de uma biblioteca digital que disponibiliza obras e acervos literários de autores portugueses e brasileiros. “Os recursos que obtivemos permitiram a sofisticação do sistema de consulta e armazenamento de dados”, explicou o professor Alckmar.

Há ainda o Portal Catarina, que tem mais de 4.400 documentos, 317 autores cadastrados e 2.579 arquivos digitalizados, incluindo textos de publicações como O Moleque (que foi dirigido por Cruz e Sousa no final do século XIX) e Sul (do grupo que introduziu o modernismo literário em Santa Catarina, em meados do século XX). O núcleo também mantém intercâmbios com instituições culturais e de pesquisa do exterior, com destaque para a firmada com a Universidade Complutense de Madri.

Os demais projetos apoiados pelo Pronex têm a coordenação dos professores Antonio G. N. Novaes, Evoy Zaniboni Filho, Faruk José Nome Aguilera, Ivo Barbi, João Batista Calixto, João Pedro Assumpção Bastos, Miguel Pedro Guerra, Philippe Jean Paul Gleize e Valdir Soldi.

Por Paulo Clóvis Schmitz/jornalista na Agecom

Tags: projetosPronex