O florescimento da poesia na capital mundial da guerra

20/03/2012 10:39

Seis décadas da lírica alemã são apresentadas nessa seleção de 64 poemas organizados e traduzidos pelos professores do curso de Alemão RosvithaFriesenBlume e MarkusWeininger. Em um trabalho de antologia inédito no Brasil, a obra contempla talentos da poesia em língua alemã desde o Pós-Guerra até o início do século XXI. A amostra selecionada tem um caráter panorâmico, embora sem a pretensão de abranger a totalidade de nomes, eixos temáticos, especificidades formais e tendências estéticas do período. A obra está sendo lançada pela editora da UFSC no dia 21, às 17 horas, na Feira de Livros da editora da UFSC, na Praça da Cidadania, em frente ao prédio da Reitoria.

A seleção passa por nomes internacionalmente consagrados como o de Paul Celan, pela poesia política dos anos 60 de Hans Magnus Enzensberger, pelo experimentalismo lingüístico do austríaco Ernst Jandl, pelo cantor e poeta Wolf Biermann, expatriado pela então Alemanha Oriental, por Erich Fried, o poeta talvez mais popular deste período, pela poesia da década de 70, mais voltada para a subjetividade, com Rolf DieterBrinkmann e Nikolas Born, por DursGrünbein, um destaque nos anos 90 na Alemanha recém reunificada, e pela geração do novo século, como SilkeScheuermann e Nico Bleutge, entre outros.

Além de dirigir-se ao público leitor brasileiro em geral, a antologia bilíngue proporciona aos conhecedores da língua alemã a leitura dos poemas selecionados na língua de origem, de modo a tornar visível o inevitável, e ao mesmo tempo fascinante processo de reconstrução e de recriação que se opera em qualquer tradução. Concebida como livro didático para cursos de Letras, de Estudos da Tradução e de áreas afins, a antologia vem acompanhada de uma introdução detalhada à poesia alemã das seis últimas décadas e de um elucidativo posfácio sobre a tradução de poesia.

P.S. Os dois autores estarão no dia 21, às 17 horas, na Tarde de Encontro com Leitores, na Tenda dos Autores, junto à Feirade Livros da editora da UFSC, para conversar com os leitores sobre sua obra. (Praça da Cidadania, em frente ao prédio da Reitoria).

Por Raquel Wandelli/jornalista na SeCarte.

 

Tags: Guerraobrapoesia