Na Mídia: Exposição na UFSC mostra a presença feminina nas arquibancadas de futebol

08/03/2012 08:05

Notícias do Dia Online

As mulheres estão presentes nos estádios desde 1910 em Florianópolis

Quando mulheres assistem a jogos de futebol nem sempre é para olhar para as pernas dos jogadores, como reza a lenda. Na exposição “100 Anos de Torcida: a Presença Feminina nas Arquibancadas de Futebol de Florianópolis”, que abre segunda (5) na Galeria da Ponte, na Capital, as antropólogas Mariane Pisani e Caroline Soares de Almeida mostram por meio de fotografias a devoção feminina ao esporte ao longo do último século.

Desde o início das práticas esportivas do futebol em Florianópolis, a partir de 1910, a presença feminina nas arquibancadas era constante e percebida pela imprensa local. Sempre “elegantemente trajadas”, conforme diziam as crônicas dos jornais da época, as mulheres tornavam as tardes esportivas de domingo mais graciosas. “As duas horas da tarde a concurrencia era extraordinária vendo-se as archibancadas repletas, os logares reservados ás Exmas. Famílias literalmente occupados por gentis representantes do bello sexo, que com a sua presença vinham dar maior realce á festa”, dizia uma matéria datada do ano de 1913 do extinto “Jornal do Commercio”.

O cronista Toujours, do “Jornal do Comércio”, por mais de uma vez procurou destacar a presença do público feminino, mantendo-as sempre respeitosamente ao lado de seus familiares. Na época, falar das jovens da elite sem vinculá-las à presença de familiares poderia soar demasiado ousado para elas. Não pela época em si, mas pela sociedade florianopolitana.

“Nossa intenção foi evidenciar no centenário do futebol em Florianópolis a presença das torcedoras nos estádios”, afirma Mariane Pisani. Para realizar o trabalho, as antropólogas fizeram observações em partidas de futebol e utilizaram  fotos dos acervos públicos e de coleções privadas existentes na cidade.

Mais de um século depois o discurso é o mesmo

Atualmente, a presença feminina nos estádios continua constante, mas ao contrário de 1910 as torcedoras não vinculam sua presença somente na companhia de familiares. Os times oferecem desconto nos ingressos para as torcedoras que viram sócias, mas aparentemente o discurso em relação à presença das mulheres continua o mesmo, pois as chamadas para afiliação enfatizam características “próprias” do ser feminino: “O charme e a beleza da torcedora avaiana dão o brilho nas arquibancadas”, divulga o site do time.

Saiba Mais
A Galeria da Ponte, localizada no prédio do CFH (Centro de Filosofia e Ciências Humanas) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) é administrada pelo Navi (Núcleo de Antropologia Visual e Estudos da Imagem), funcionando como um espaço para que pesquisadores exponham seus trabalhos fotográficos.

Serviço
O quê: Exposição “100 Anos de Torcida: a Presença Feminina nas Arquibancadas de Futebol de Florianópolis”
Quando: 5 a 26/3, 7h às 22h
Onde: Galeria da Ponte, prédio do Centro de Filosofia e Ciências da UFSC, Campus Trindade, Florianópolis, tel. 3721-9000
Quanto: Gratuito

Tags: antropologia feministafutebolGaleria da Ponte