Semana Ousada de Artes: encontro com o artista Pita Camargo
Como parte da programação da Semana Ousada de Artes UFSC/Udesc, nesta quinta-feira, às 15h, o artista blumenauense Pita Camargo participa de uma discussão com o público na Sala Goiabeira, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O escultor, que no ano que vem completará 30 anos de dedicação à arte, vai mostrar um vídeo sobre o processo criativo e falar sobre a arte conceitual, citando a escultura submersa de sua autoria na reserva biológica Marinha do Arvoredo, em Bombinhas, Santa Catarina. Esta obra foi instalada no fundo do mar, da IIha da Galé, em 1993, e é baseada na arte conceitual de preservação.
Para o escultor, o processo criativo depende de muito trabalho. “O artista tem que vivenciar o ofício da criação. Não é um esforço só mental, mas real para virar algo concreto. Por isso minha obra não é efêmera, ela busca a eternidade”, comentou Camargo. Sobre a criação no mármore ele explica que é uma tarefa dura, mas de prazer pessoal. “É um trabalho difícil, pois tem que cortar e furar. O mármore vem de Cachoeira de Itapemirim, no Espírito Santo, e custa entre U$ 500 e U$ 800 o metro cúbico. Todo artista se expressa pela sua individualidade, e essa é uma das minhas formas de expressão”, reiterou o escultor.
Sobre as suas obras o artista comenta que a princípio as pessoas ficam curiosas primeiramente por se tratar de um trabalho em mármore. “As pessoas se surpreendem, pois com o mundo contemporâneo é preguiçoso eles se perguntam porque trabalhar com o mármore, bater na pedra, e pensar sobre isso já é interessante”.
Camargo achou excelente o convite para participar da Semana Ousada, mas salientou que o Estado ainda está carente de investimentos na arte, no sentido de valorização da arte catarinense. “Há novos artistas, alguns já consagrados e os que estão caminhando, e nós precisamos de investimentos para todos, pois o artista tem que divulgar suas obras e interagir mais com o público. Seria muito bom se as empresas fizessem o seu papel artístico e cultural, investindo em obras de arte”, finalizou o escultor.
Confira a programação completa da semana em http://www.semanaousada.udesc.ufsc.br/.
José Fontenele / Bolsista de Jornalismo da Agecom
Acompanhe as notícias sobre a Semana OUsada de Artes:
– Semana Ousada de Artes: oficina mostra como construir presépios em argila
– Semana Ousada também convida a experimentar
– Banda SatisFire é a atração do Projeto 12:30 desta quarta
– Semana Ousada de Artes: pianista André Pires se apresenta nesta terça
– Semana Ousada de Artes: mais de cem espetáculos abertos ao público
– 4ª Semana Ousada de Artes começa nesta segunda com uma semana de espetáculos gratuitos
– Semana Ousada de Artes: começa hoje a Mostra de Cinema Argentino
– Ainda há vagas para oficinas gratuitas na Semana Ousada de Artes UFSC UDESC
– Começa distribuição gratuita de ingressos para 4ª Semana Ousada de Artes
– IV Semana Ousada oferece 22 oficinas de arte gratuitas e abertas ao público
– Semana Ousada de Artes: André Pires revira o cânone do piano brasileiro e dá oficina