Palestra sobre museu comunitário com o antropólogo Vicenzo Padiglione

28/11/2011 13:50

A décima edição do projeto “Museu em Curso” ocorrerá hoje (28/11), às 14h30, no auditório do Museu Universitário. O antropólogo Vicenzo Padiglione abordará questões relativas ao patrimônio cultural das comunidades. Com a palestra “Museu Comunitário” o teórico dará ênfase à sua experiência na Itália.

O projeto “Museu em Curso” é uma realização da Secretaria de Cultura e Arte e Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues Cabral – UFSC, em parceria com a Associação dos Amigos do Museu Universitário. Tem como objetivo promover formação e discussão sobre temas relativos aos museus. A cada mês, é realizada uma palestra voltada para as diversas áreas da teoria e da prática museológica.

Vicenzo Padiglione é  professor associado da  *Sapienza Università di Roma*. Leciona antropologia cultural, museologia e etnografia da comunicação. É diretor da Revista *Antropologia Museale*. Concebeu e realizou o *Etnomuseo Monti Lepini di Roccagorga*, e o *Museo del Brigantaggio di Iri  e di Cellere*. Entre as inúmeras pesquisas e publicações destacamos as  que refletem sobre os temas da memória, da museologia e da violência, como *Storie contese e ragioni culturali*.

Serviço:

O quê: Museu em curso, palestra com Vicenzo Padiglione