Lançamento de livro sobre os contadores de casos nesta segunda na UFSC

18/11/2011 14:39

Antropóloga Luciana Hartmann

Na próxima segunda-feira, 21, será realizado o lançamento do livro Gesto, Palavra e Memória – perfomances de contadores de “causos”, da antropóloga Luciana Hartmann,  publicado pela editora da UFSC.  O evento começa às 18h30min na sala 111,  bloco D, no Centro de Filosofia e Ciência Humanas (CFH) da UFSC.  A obra aborda o contexto de produção e transmissão das tradições orais na região da fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai.

Sobre o tema do livro:

Um longo período de pesquisa de campo possibilitou o mapeamento das características da oralidade na região: quem são os contadores, quais são os temas mais comuns, como executam suas performances, quais são os locais e horários preferidos para a narração e como se caracteriza a participação dos ouvintes. A análise deste material foi realizada com base em duas perspectivas: das narrativas como expressão da experiência (com foco sobre os eventos narrados) e das narrativas como performance (com foco sobre os eventos narrativos), a partir das quais foram discutidas especificidades da cultura e do ethos local.

Apresentação da professora Jerusa Pires Ferreira (texto extraído da contra-capa do livro)

“O livro de Luciana Hartmann nos traz imagens e presentificações, personagens em atuação a nos conduzir, mostrando suas competências, expedientes e grandezas. São processos que fazem dialogar o oral, o escrito, o impresso e portanto as “matrizes impressas do oral” como costumo dizer, ao estudar estas inserções recriadoras. Estamos salvos da monótona repetição de esquemas vazios, que tantas vezes nos perseguem. Entramos, com passo firme, na graça da pesquisa, que vive e oferece o registro/força da notável presença a quem ditou o som de sua voz e o brilho de suas imagens”.

Orelha do livro – texto da autora

Após alguns anos percorrendo estradas e caminhos, atravessando pontes e “corredores” que ligam a fronteiras do Brasil com Argentina Uruguai, é difícil não falar de hospitalidade. Durante todo tempo em que estive realizando a pesquisa de campo nunca deparei com uma porta – ou porteira – fechada. Talvez uma coisa realmente leve à outra: uma porta se abre, um mate é servido, uma história começa a ser contada. Não, não é à custa de melhorá-la estilisticamente que modifico a cena. De um lado e de outro destas fronteiras não faltam acolhida, mate e histórias. São essas fronteiras, seus narradores e suas histórias os sujeitos desta obra que aqui se inicia.

 Luciana Hartmann

Luciana Hartmann é professora do Departamento de Artes Cênicas e do PPG-Arte da UnB. É Bacharel em Artes Cênicas pela UFRGS, Mestre e Doutora em Antropologia Social pela UFSC, com doutorado-sanduíche na EHESS-Paris, na área de Antropologia Visual. É co-organizadora do livro Donos da Palavra: autoria, performance e experiência em narrativas orais na América do Sul, publicado pela Editora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2007.

Mais informações com Luciana Hartmann pelo email

Por Rafaela Blacutt / Bolsista de Jornalismo na Agecom, com informações da autora

Tags: Contadores de casoslançamento livroLuciana HartmannUFSC