Encontro divulga dados de pesquisa sobre segurança pública
O grupo de pesquisadores do Observatório de Segurança Pública / Núcleo Interdisciplinar de Políticas Públicas da UFSC apresenta segunda e terça (21 e 22 de outubro) estudos sobre profissionais brasileiros da área de segurança pública. O encontro será realizado no Plenarinho Deputado Stuart Wright, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
O objetivo é debater com acadêmicos, gestores públicos e autoridades do Estado os resultados da pesquisa “O que pensam os profissionais de segurança pública no Brasil e em Santa Catarina”, organizada e promovida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, ligada ao Ministério da Justiça.
O trabalho vem sendo desenvolvido desde o começo do ano e, de acordo com o coordenador do Observatório, o professor da UFSC Erni José Seibel, os dados podem gerar estudos mais aprofundados e desdobramentos. “Essa pesquisa é muito boa para análises ao longo dos anos, pois ela é de percepção, os entrevistados podem mudar de ideia. Então, conseguimos o acesso a esses microdados para poder fazer vários recortes de caráter geracional, regional, por escolaridade ou descobrir problemas entre corporações”, explica o professor.
Segundo ele, o estudo atingiu 64.130 profissionais (10% da área no Brasil), entre policiais militares, policiais civis, bombeiros, guardas municipais e agentes profissionais, de todos os estados brasileiros.
As inscrições podem ser feitas no site da Escola do Legislativo da ALESC
Mais informações: Erni José Seibel, (48) 3721-9253, Ramal: 32, e-mail: seibel@cfh.ufsc.br
Por Dayane Ros / Bolsista de Jornalismo na Agecom