UFSC Curitibanos oferece oficinas de teatro e dança gratuitas

08/11/2011 18:04

A comunidade do município de Curitibanos poderá participar gratuitamente de oficinas de teatro e dança promovidas pela UFSC. Para se inscrever os interessados deverão enviar e-mail para .

As atividades fazem parte do projeto de extensão Oficina de Artes no Campus Curitibanos, contemplado pelo Funextensa 2011 UFSC. O projeto é coordenado pelas professoras Janaina Trasel Martins, vice-coordenadora do Curso de Artes Cênicas da UFSC de Florianópolis e pela professora Monica Aparecida dos Santos, diretora acadêmica do Campi Curitibanos da UFSC.

Mais informações pelo site artescenicascuritibanosufsc.wordpress.com.

Programação das Oficinas:

OFICINA DE DANÇA: a dança cênica

Data: 11 e 12 de novembro de 2011, em Curitibanos

Ministrante: Nastaja Brehsan

A oficina de Dança Cênica tem como objetivo oferecer ferramentas ao ator/bailarino para ele possa desenvolver um corpo responsivo utilizando técnicas de improvisação teatral, contato improvisação e dança teatro.  A oficina trabalhará com  exercícios de percepção e consciência corporal, rolamentos, peso, contrapeso, sustentação, quedas, saltos e deslizamentos. Utilizará também alguns elementos da linguagem teatral como ações e gestos, voz e textos para contribuir na criação em dança.

OFICINA DE DANÇA CONTEMPORANEA: a dança imaginação

Data: 18 e 19 de novembro de 2011, em Curitibanos

Ministrante: Zilá Muniz

A oficina de dança contemporânea: dança imaginação tem como objetivo o desenvolvimento de um sentido cinestésico do corpo na base física da imaginação. Construção  da presença qualitativa do corpo a cada momento. Fusão entre o movimento inconsciente e a atenção consciente.  O refinamento e expansão da consciência e dos diferentes estados da consciência física, referente à organização dos elementos corporais. Treinamento da capacidade de fazer escolhas conscientemente e rapidamente no que concerne ao movimento e a resolução de problemas. A improvisação como possibilidade de subsídio gerador de material e como experiência.

OFICINA DE TEATRO: O Palhaço e o Jogo

Data: 09 e 10 de novembro de 2011, em Curitibanos.

Ministrante: Paula Bittencourt de Farias

A oficina de teatro: o palhaço e o jogo tem como principal foco a experimentação prática. Os conceitos relativos ao jogo cômico serão abordados na medida em que forem vivenciados corporalmente através de jogos e exercícios. O encontro permitirá uma breve exposição do universo do palhaço por meio de brincadeiras, exercícios corporais, práticas de improvisação e jogos que introduzam elementos da comédia. Busca-se levar o aluno/ator a um estado de percepção de seus mecanismos geradores de comicidade (ritmo/forma particular agir, reagir e se relacionar com as dinâmicas).

Tags: Curitibanosteatro