Mostra Milton Santos segue na Biblioteca até fim do mês

14/10/2011 16:43
.

Milton Santos foi agraciado pela UFSC com o título doutor honoris causa, em 1996

Foi reaberta juntamente com a Biblioteca Universitária, no final de setembro, a Mostra Documental e Bio-Bibliográfica Milton Santos, desenvolvida pelo Projeto Memória da Geografia Brasileira Contemporânea (Geomemórias) em homenagem aos dez anos da morte do geógrafo, completos no dia 24 de junho. O coordenador do projeto, Ewerton Vieira Machado, e a diretora da Biblioteca Universitária, Narcisa Amboni, optaram pela extensão da Mostra, que acontece no hall da Biblioteca Central (BC), devido ao período em que a instituição esteve fechada. A atividade, iniciada no dia 9 junho, segue até o dia 22 deste mês.

A exposição faz parte de uma série de celebrações acontecidas em junho em homenagem a Milton Santos. No dia de lançamento da exposição foi organizado um tributo acadêmico no auditório da reitoria. Ewerton Vieira Machado, que também é professor do curso de geografia da UFSC, contou o motivo de estender a Mostra. “Achamos importante deixar exposto por mais tempo, para visibilizar a obra deste grande profissional para os usuários, inclusive na semana da Sepex (Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão)”.

Em 1996, o geógrafo foi agraciado com o título de doutor honoris causa da UFSC, oportunidade em que foi encaminhado o pedido de criação do projeto, hoje coordenado por Machado. Apesar de possuir material de outros profissionais, o Geomemórias começou apenas com o acervo de Milton Santos, que está em grande parte na BU. A exposição conta com quatro tipos de material do autor: produções geográficas, publicações e

.

Exposição segue até o dia 22 de outubro

obras republicadas, registro de passagens pela UFSC e notas de seu falecimento.

Por Lucas Inácio/ Bolsista de Jornalismo na Biblioteca Universitária

Tags: Biblioteca UniversitáriaMilton Santos