UFSC oferece vários auxílios para manter estudantes

31/08/2011 17:09

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) possui uma das políticas de apoio universitário mais ativas dentre todas as universidades do país. Os incentivos para os estudantes vão desde Bolsa Permanência e Auxílio Moradia (destinados a ajudar na permanência dos alunos na universidade) até bolsas de extensão (apoio às atividades de estágio e pesquisa universitária).

Pró-reitor Cláudio Amante - Foto: Wagner Behr/Agecom

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) é a principal responsável pela permanência e manutenção dos alunos na Universidade. Os benefícios a eles concedidos são: bolsa permanência, no valor de R$ 420; auxílio-moradia, no valor de R$ 200; e auxílio-creche, que repassa R$ 350 para alunos que tenham filhos. São cerca de 1.300 bolsas destinadas a estudantes de baixa renda. A PRAE ainda oferece benefícios que não estão incluídos nos valores dos auxílios, como isenção de passes do Restaurante Universitário (RU), da matrícula dos cursos de línguas estrangeiras e da compra de materiais didáticos.

Desde o dia 6 de junho de 2011, os servidores técnico-administrativos estão em greve, o que resultou no fechamento do RU, da Biblioteca Universitária (BU) e de algumas secretarias de cursos. Boa parte da comunidade universitária foi afetada. Entretanto, as bolsas concedidas não foram suspensas. O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Cláudio Amante, afirma que os alunos não serão prejudicados: “Nenhum estudante terá seu benefício cortado por causa da greve. Os auxílios são fixos e todos vão continuar recebendo normalmente”.

O movimento estudantil, liderado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), está tendo uma participação ativa neste período de paralisação. Uma das principais reivindicações dos estudantes, o aumento da Bolsa Permanência, foi atendido. Após reunião com o reitor Alvaro Prata, o valor do auxílio passou de R$ 364 para R$ 420, sendo oferecido um total de 1.190 bolsas deste tipo em 2011. O reajuste passa a valer a partir do próximo mês.

Outras reivindicações dos alunos também estão prestes a serem atendidas. A inauguração da nova ala do Restaurante Universitário está prevista para o mês de outubro deste ano. A reforma começou no dia 27 de setembro de 2010, tendo atrasos na sua fase inicial. De acordo com Cláudio Amante, as obras já estão sendo finalizadas, faltando apenas concluir as instalações internas do refeitório. Amante acredita que com a nova ala pronta o tempo de espera dos alunos será reduzido. Outra preocupação do pró-reitor é com o bem-estar dos estudantes. Alguns alimentos do RU são naturais e livres de agrotóxicos. O projeto é ampliar a quantidade de alimentos orgânicos para o maior número possível. Também está sendo estudada a possibilidade da implantação de um cardápio vegetariano com a inauguração do novo espaço. “A ideia é oferecer uma série de alimentos saudáveis para que cada pessoa possa escolher o que quer comer”, comenta Amante.

Os alunos terão mais um presente de Natal. O novo prédio da Moradia Estudantil está para ser entregue até o final do ano. O edital para as novas vagas será aberto já no primeiro semestre de 2012. Atualmente, a Moradia Estudantil conta com 156 moradores. O número de vagas que serão oferecidas ainda não foi decidido, pois há uma proposta para diminuir a quantidade de pessoas por quarto, dando mais conforto aos estudantes. O novo prédio contará com a implantação de uma portaria e vigilância 24 horas por dia para aumentar a segurança dos alunos.

Confira no gráfico abaixo o número de bolsas ofertadas nos últimos três anos:

Por Nayara Batschke/bolsista de Jornalismo na Agecom

Tags: PRAEUFSC