UFSC homenageia pesquisadora que colabora com a padronização de mapas táteis
Saber interpretar um mapa é tão importante quanto ler e escrever. É uma forma de exercitar o domínio do espaço, de construir visões de mundo. Mapas tornam concreto o que é abstrato, levam conhecimento produzido por poucas pessoas para muitas.
“Os mapas fazem pensar o mundo, são modelos de realidade que podem tornar as pessoas mais seguras, têm relação com a cidadania”, defende a professor Ruth Emília Nogueira que há 20 anos faz da pesquisa, do ensino e da extensão em Cartografia o foco de seu trabalho. Docente do Departamento de Geociências, atual coordenadora da Pós-Graduação em Geografia, ela é a escolhida pelo Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) para receber o Prêmio Destaque Pesquisador UFSC 2011.
Coordenadora do Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar, Ruth Emília Nogueira trabalha atualmente com mapas para educação e para mobilidade. Em sua visão, a fragilidade da área de cartografia é estrutural, pode ser percebida desde as séries iniciais, em equívocos nos livros didáticos, na falta de preparo de professores de Geografia, por desconhecimento que afeta a compreensão da importância da ciência e arte de expressar o espaço graficamente por mapas.
Autora de livros, capítulos e artigos científicos na área de Cartografia, ela passou por momentos curiosos ao falar de seu campo de atuação. “Já me perguntaram se eu entregava ou transcrevia cartas”, lembra a professora que se preocupa com um “analfabetismo cartográfico”, calcanhar de Aquiles no ensino de Geografia.
Seu trabalho produz conhecimento que busca colaborar com a formação de recursos humanos, futuros professores e pesquisadores para qualificar essa área. O conhecimento gerado na universidade com apoio de órgãos financiadores como CNPq e Finep é compartilhado no site do Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar e em publicações. Seu Currículo Lattes documenta mais de uma dezena de livros publicados ou organizados, e a autoria de outros 10 capítulos.
O livro Cartografia: representação, comunicação e visualização de dados espaciais, lançado em 2006 e já na sua terceira edição pela Editora da UFSC, é o primeiro manual em língua portuguesa que mostra como fazer mapas e está em todos os lugares onde se ensina Cartografia, de norte a sul do País.
No caminho trilhado com colegas professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, foi estruturado também o livro Motivações Hodiernas para Ensinar Geografia – Representações do Espaço para Visuais e Invisuais. A obra que reúne 17 autores é direcionada ao professor, estimulando que reconheça suas limitações ou desafios e tenha contato com novas possibilidades para o ensino da Geografia e da cartografia escolar.
Mapas táteis
A segunda parte do livro é estruturada em seis capítulos que trazem resultados de pesquisa e ensino do espaço geográfico para pessoas cegas e de baixa visão. Vários trabalhos foram desenvolvidos em parceria com a Fundação Catarinense de Educação Especial e a Associação para Integração do Cego de Santa Catarina.
“Um dia recebi um bilhete da Fundação solicitando uma adaptação dos mapas para cegos”, lembra a professora sobre o início do relacionamento com as entidades. Era mais um desafio em sua trajetória. Ela não tinha conhecimentos sobre braille e também nunca havia pensado como os mapas poderiam ser usados por pessoas de baixa visão ou cegas.
Ficou maravilhada com a possibilidade de estudar e produzir mapas e gráficos táteis, materiais usados como recursos educativos ou facilitadores de mobilidade em edifícios públicos e centros urbanos. Pesquisou modelos usados na Europa e no Brasil. Neles observou como texturas em relevo são usadas em mapas táteis e que a padronização é um desafio. Afinal, como padronizar para invisuais? Que texturas e símbolos preferem? Como constroem sua imagem mental? Algumas respostas foram conquistadas, outras surgem com novos projetos.
“Vamos ao mesmo tempo ensinando e aprendendo”, conta satisfeita a professora que em uma de suas mais recentes pesquisas avalia a elaboração de conceitos geográficos em estudantes com deficiência visual com o apoio da cartografia tátil. É mais um passo em sua trajetória de pesquisa que já resultou em algumas propostas e busca aprimorar a padronização de mapas táteis para o Brasil.
Saiba Mais:
Trajetória:
– Natural do Paraná, Ruth Emília Nogueira nasceu em uma família humilde, terceira entre sete irmãos. O pai era carpinteiro e a mão professora, ainda que tivesse estudado somente até a quarta série. Desde pequena dizia que queria ser professora, mas quando na adolescência percebeu as dificuldades, quase desistiu.
– Começou a trabalhar cedo em uma empresa de construção como desenhista arquitetônica. No início de sua carreira profissional trabalhou com medição de terras, um contato essencial com a natureza para quem “cresceu embaixo dos pinhais” e gerenciou a produção de mapas em uma empresa especializada.
– Sempre estudou em escola pública e em busca de uma profissão, onde pudesse estar próxima à natureza, pensou em fazer geologia na Universidade Federal do Paraná. Lá descobriu a Engenharia Cartográfica, área de sua graduação.
– Durante o mestrado em Geografia na UFSC trabalhou com desenvolvimento regional e urbano, investigando a influência da exploração carbonífera nas atividades agrícolas e no desenvolvimento global de Criciúma. Estudou a desertificação da área carbonífera, realizando a primeira medição de áreas afetadas pela atividade do carvão.
– No doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná trabalhou com a estruturação de dados geográficos para a gestão de áreas degradadas pela mineração. A partir de dados de sensoriamento remoto e sistemas de informações geográficas estudou como áreas se recuperam ao longo do tempo.
Produção Científica:
Artigos completos publicados em periódicos: 20
Livros publicados/organizados ou edições: 12
Capítulos de livros publicados: 10
Trabalhos completos publicados em anais de congressos: 91
Resumos publicados em anais de congressos:
– Supervisões e orientações concluídas:
Orientações de dissertação de mestrado: 22
Orientações de teses: 4
Trabalho de conclusão de curso de graduação: 17
Iniciação Científica: 4
– Orientações em andamento:
Dissertações: 3
Teses: 2
Iniciação Científica: 1
Trabalho de conclusão de curso: 2
Mais informações: ruthenogueira@gmail.com / (48) 3721-9362, Ramal: 8593
Por Arley Reis / Jornalista da Agecom
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