UFSC pesquisará petróleo em conjunto com universidade norte-americana

05/07/2011 17:45

O reitor da UFSC, Alvaro Prata, assinou na segunda (04/07) o primeiro acordo com a Pró-reitora de Pesquisa da Universidade de Rice, Vicki Colvin, dos Estados Unidos. Acompanhou o acordo Phil Magurn, gerente de Projetos Tecnológicos do BG Group, empresa de petróleo que tem uma join venture (empreendimento conjunto) com a Petrobras.

A assinatura é um convênio geral entre a UFSC e a universidade norte-americana juntamente com instituições britânicas e brasileiras para troca acadêmica de graduandos, pós-graduandos, mestrandos, doutorandos e professores. O intercâmbio será para pesquisa nas áreas de água, sustentabilidade e nanotecnologia. O projeto de parceria será financiado pelo BG Group, empresa britânica, com recursos de royalties gerados pelo petróleo.

Também participaram da assinatura Carlos Alberto Schneider, da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi); o professor Faruk Nome Aguilera, do Departamento de Química; Paulo Emílio Lovato, diretor do Departamento de Cooperação Acadêmica (Decad); e José Carlos Cunha Petrus, Chefe de Gabinete do reitor.

O BG Group conversa ainda outras cinco universidades pelo Brasil para firmar acordo de troca de pesquisadores. O próximo passo da UFSC para consolidar a parceria é a preparação de uma proposta mais detalhada para ser entregue ao BG Group.

Por José Fontenele / Bolsista de Jornalismo na Agecom

Tags: parceriapesquisapetróleo