Profissionais do NDI fazem curso de alimentação orgânica em Santa Rosa de Lima

05/07/2011 19:47

Desde o início do ano o NDI oferece alimentos orgânicos às crianças

Um grupo de 33 profissionais do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) esteve em Santa Rosa de Lima, nos dias 1º e 2 de julho, para conhecer a produção local de alimentos orgânicos e participar de curso de alimentação escolar junto à Associação dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral (Agreco), com sede no município.

A primeira visita foi ao condomínio Cachoeira, onde os agricultores explicaram como ocorre o processo de produção das hortaliças orgânicas, da plantação à embalagem dos produtos. O grupo conheceu ainda o local em que os alimentos são higienizados. Durante o almoço na Pousada Cristine, o diretor do Centro de Ciências da Educação (CED), Wilson Schmidt, falou da importância de intercâmbios entre produtores rurais e moradores de centros urbanos.

O seminário com Schmidt e o diretor da Agreco, Adilson Lunardi, continuou no condomínio Doce Encanto. Os professores expuseram sugestões para otimizar a distribuição dos lanches orgânicos no Núcleo. À noite, o grupo apresentou um casamento caipira aos moradores de Santa Rosa de Lima, durante o arraial do Centro Educacional da cidade.

Na manhã  de sábado foi a vez de conhecer o condomínio Willemann, onde se produzem alimentos em conserva. A visita ao município encerrou com um almoço no Café Tabita, com a presença do pró-reitor de Assuntos Estudantis, Cláudio Amante, do diretor do CED e outros membros da Agreco. Também foi entregue aos profissionais do NDI o diploma de participação no curso de alimentação escolar orgânica.

Desde o início do ano o NDI recebe  – depois de efetuado processo de licitação – alimentos orgânicos da Agreco para o lanche das crianças, como frutas, sucos, bolos, entre outros. Criada em 1996, a associação trabalha com o sistema de condomínios, que são sítios administrados por famílias de agricultores. Cada um deles produz um tipo de alimento e ainda oferece o serviço de pousadas para quem quiser conhecer a região.

Por Willian Reis/ Bolsista de Jornalismo no NDI

Veja mais fotos em ndicotidiano.wordpress.com

Mais orgânicos na Universidade

Restaurante Universitário estuda compra de produtos orgânicos