Santa Catarina é referência internacional em análises de imagens médicas

22/06/2011 12:20

Nesta semana, voltaram dos Estados Unidos os pesquisadores Richard de Martini e Thiago Coelho Prado, do grupo Cyclops da UFSC, que viajaram a convite para participar da reunião do Grupo Internacional de Padronização de Imagens Médicas. Os pesquisadores foram os únicos representantes brasileiros na reunião, que aconteceu na cidade de Arlington, estado da Virginia.O convite se deu graças ao Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde, desenvolvido pelo grupo Cyclops em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, que tornou o estado uma referência internacional em sistemas de análises de imagens médicas.

Após participar da reunião, os profissionais da UFSC foram convidados a visitar o Hospital Johns Hopkins, um dos maiores do mundo, e a Universidade Harvard, para conhecer seus sistemas de telemedicina e lhes apresentar o sistema catarinense, que os surpreendeu por seus números e eficiência.

Pesquisadores da Universidade Harvard mostraram interesse em vir a Santa Catarina para conhecer o Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde, e analisam a possibilidade de adotar parte dele como referência para seu próprio sistema. O destaque da experiência catarinense com a telemedicina não é à toa: desde 2005, já foi realizado mais de um milhão de exames – número que só tende a aumentar daqui para frente.

Mais informações:

Tags: telemedicinatelessaúde