Massimo Canevacci lançou livro sobre arquitetura e antropologia na UFSC

30/06/2011 15:26

O antropólogo italiano Massimo Canevacci lançou na segunda, 27 de junho, no auditório do Curso de Arquitetura da UFSC, a 2ª edição do livro A cidade Polifônica – Ensaio sobre a antropologia da comunicação humana. O evento contou com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade (PGAU-Cidade) da UFSC e teve como intermediador o professor e arquiteto César Floriano dos Santos.

Canevacci falou sobre ‘Transurbanismo’ e ‘Estupor Metodológico’, temas do livro. “As metrópoles reproduzem um fetichismo que é ao mesmo tempo visual e ideológico. Esse processo coloca objetos, signos e símbolos em movimentação e o nosso corpo recebe essa experiência estética. Absorvermos esse movimento quando nos colocamos numa posição de estupor potencial. É preciso fazer-se olho” Também destacou que as mensagens publicitárias em Florianópolis são menos agressivas em relação à poluição do ambiente.

César Floriano observou que nesse processo de estupor investigado pelo antropólogo pode ocorrer uma impressão negativa ou positiva das propagandas que vemos nas ruas, já que essas mensagens visuais são convincentes e perturbadoras ao mesmo tempo.

Floriano também destacou que Florianópolis é semelhante em alguns aspectos sócioculturais ao Rio de Janeiro. “Florianópolis possui um espaço frágil, insular e finito. Não podemos elaborar um planejamento urbano para o município pensando em uma ampla gama de possibilidades”

O livro pode ser adquirido na secretaria do Curso de Arquitetura (R$ 30).

Mais informações: (48) 3721-9550 / 3721-9393 ou arq.ufsc.brpgau-cidade.ufsc.br

Por Darilson Barbosa / bolsista de Jornalismo na Agecom

Tags: Massimo CanevacciPGAU/CTC/UFSCUFSC