Livro aborda novas formas de aprender na sociedade do conhecimento

27/05/2011 09:21

Lançado ontem (26) no Hall do Auditório da Reitoria o segundo volume do livro ”Mídia, Educação e Subjetividade: disseminando o conhecimento”, organizado por Edemir Costa, Júlio César da Costa Ribas e Sílvio Serafim da Luz. Publicada pela Editora Tribo da Ilha, a obra trata inicialmente dos aspectos conceituais e filosóficos do tema e nos capítulos finais aborda como as inovações tecnológicas buscam facilitar a inclusão de novas formas de aprender em uma sociedade determinada pelo conhecimento.

Nos 12 capítulos, autores de formações distintas mostram os aspectos bibliométricos sobre mídia, educação e subjetividade; edublogs; mídias em áudio para suporte à aprendizagem móvel: oportunidades e desafios; subjetividade no processo de construção do material didático em educação a distância; mídias como suporte técnico no exame nacional de certificação de proficiência de libras –Prolibras; a criança e a subjetividade dos desenhos animados; a televisão e a construção da subjetividade na pós-modernidade; a comunicação de massa e a manipulação de comportamento; audiodescrição na educação; subjetividade na construção de narrativas hipermidiáticas; a mídia digital na produção de conhecimento: os blogs e a língua inglesa no ciberespaço; educação contemporânea: a aprendizagem através da abordagem sistêmica.

“Em um planeta onde boa parte dos que nascem estão condenados a viver em áreas miseráveis, é salutar saber que as tecnologias por mais dificultosas e inacessíveis que sejam estão permitindo que estes excluídos tenham mais esperanças em quebrar estas barreiras”, diz o professor Paulo Maurício Selig, coordenador do Programa Pós-Graduação em Engenharia de Gestão e Conhecimento da UFSC.

Informações pelo e-mail: appmidia@gmail.com.

Foto: Paulo Roberto Noronha/Agecom

Lançamento do livro Mídia, Educação e Subjetividade

Júlio, Edemir e Sílvio: disseminação do conhecimento

Tags: conhecimentoeducaçãomídia