Cine Paredão exibe documentário sobre Fela Kuti

26/05/2011 08:26

O filme será exibido nesta sexta-feira, 27 de maio, a partir de 20h, nas Colinas do Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Em caso de chuva o evento é transferido pra o auditório do CFH.

Sinopse:

Fela Anikulapo Kuti é para a música africana o que Bob Marley é para o reggae: Seu profeta. Todas as formas atuais de “Black Music” (do funk ao eletrônico) devem algo ao groove irresistível que ele criou: o Afrobeat. Durante sua vida, Fela nunca parou de gravar: Mais de 60 álbuns, todos míticos. Toda a sua carreira ele lutou contra a corrupção política no seu país de origem, a Nigéria, e foi muito querido por seu povo, que carinhosamente o chamava de “Presidente Negro”… até 1997, quando ele morreu de Aids aos 58 anos. Dirigido em 1982 por Stéphane Tchal Gadjieff e Jean-Jacques Flori, “Music Is The Weapon” é o documentário definitivo sobre Fela. Um filme essencial a todos que querem conhecer melhor um artista no
coração da história musical africana.

O filme vai da “República Kalakuta” à mítica casa noturna “Shrine”. No auge de sua
carreira numa Nigéria caótica, Fela quis concorrer à Presidência. O exército respondeu atacando sua comunidade, violentando suas mulheres e arremessando sua mãe de uma janela, o que a levou à morte pouco depois. Após mais um período na prisão, mais determinado do que nunca e rodeado de seu povo, Fela transmite à câmera seus pensamentos políticos, de panafricanismo, política e religião.

Mais informações: chiadodasideias@gmail.com

Tags: cine paredão