UFSC sedia V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo

04/04/2011 16:01

O V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo (EBEM) será realizado no Centro de Eventos e outros locais da UFSC de 11 a 14 de abril. O tema será Marxismo, Educação e Emancipação Humana.

Organizado por pesquisadores e professores da UFSC, vinculados aos programas de pós-graduação em Educação (CED) e  em Sociologia Política (CFH), o evento contará com pesquisadores dos Estados Unidos, Argentina e de várias universidades brasileiras.

A conferência de abertura será proferida por John Bellamy Foster, da University of Oregon/EUA. Ele é escritor, editor e professor de sociologia. Mesas temáticas acontecerão durante todos os dias contando com a presença, no segundo dia, de representantes de movimentos de trabalhadores do ensino e rurais. Além das mesas haverá lançamentos de livros e a apresentação de trabalhos.

O Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo teve sua primeira edição no campus da Universidade Estadual de São Paulo em Bauru, São Paulo, em 2005. Nos anos seguintes o evento foi realizado na UFPR, na UFBA e no campus da UNESP de São José do Rio Preto – SP. Aqui na UFSC o evento é coordenado pelo Programa de Pós Graduação em Educação – PPGE.

Mais informações: www.5ebem.ufsc.br

Por José Fontenele/ bolsista de jornalismo na Agecom