Nova ala do Restaurante Universitário será entregue no segundo semestre

13/04/2011 09:48
Obras da terceira ala do Restaurante Universitário

Obras da terceira ala do Restaurante Universitário devem ampliar atendimento - Fotos: Paulo Noronha

A construção da nova ala do Restaurante Universitário (RU) da UFSC tem previsão de entrega para o segundo semestre. A última etapa da obra encontra-se em fase de acabamento, apesar do atraso de alguns meses, segundo Deise de Oliveira, diretora do Restaurante Universitário. As filas que se formam diariamente são explicadas pela necessidade de demolição da ala B, que reduziu a capacidade em 500 lugares e dará lugar à nova edificação. Outra razão, de acordo com a direção do Restaurante, são as adaptações e melhorias do cardápio, que atraem diariamente mais usuários. A ampliação do RU objetiva atender às metas do Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

A obra constitui-se na construção de nova cozinha e refeitório do Restaurante, e foi dividida em duas etapas. A primeira foi entregue em julho do ano passado, já com alguns atrasos justificados no processo de licitação. Já a segunda fase teve início em setembro de 2010 e previa inauguração para março desse ano, mas teve seu prazo atrasado para maio. Segundo Jairo Rodrigues Lopes, engenheiro civil e diretor do, Departamento de Obras e Manutenção Predial (DOMP, antigo Escritório Técnico Administrativo da UFSC, o Etusc), o atraso é justificado pelo mau tempo e também pelo déficit no quadro administrativo de fiscalização. “As fortes chuvas que enfrentamos são motivos alheios, mas a falta de quadro técnico impede uma maior fiscalização e piora a situação” explica Jairo, que ainda salienta a função dos engenheiros fiscais de chefiar, fiscalizar e enviar relatórios de controle das obras para o MEC e para o site do DOMP (www.domp.ufsc.br), aberto à visitação da comunidade.

O coordenador de fiscalização de obras do DOMP, Rodrigo Bossle, é um dos quatro engenheiros responsáveis pela execução de cerca de trinta novas construções no campus de Florianópolis. Rodrigo é o engenheiro-fiscal da nova ala do RU, e afirma que essa é uma das obras mais complexas que está em execução no campus. Segundo a direção do RU, a construção está orçada em sete milhões de reais e teve a entrega adiada para maio pelo DOMP, mas é bem provável que seja efetivamente concluída e inaugurada no início do segundo semestre.

As melhorias no Restaurante Universitário são motivo de orgulho e também de preocupação para a diretora. “Acredito que com a inauguração do novo refeitório, a procura pelo RU seja ainda maior, chegando a 10 mil refeições por dia” explica, negando qualquer possibilidade de aumento no valor de R$1,50 do passe. A nova estrutura do restaurante terá capacidade para 1.500 lugares, sendo 500 dispostos em um mezanino e os mil restantes na parte térrea, além de climatização total do ambiente. A ala que está atualmente em funcionamento será demolida e dará lugar ao hall da nova instalação, que colocará à disposição dos usuários um guarda-volume. A diretora do Restaurante pede a compreensão de todos os usuários durante a fase de transição.

Cardápio do RU terá  alimentos orgânicos

As refeições servidas pelo Restaurante Universitário estão se adequando aos padrões de alimentação saudável tão discutidos na atualidade. Segundo informou a diretora Deise Rita de Oliveira, o Restaurante está adquirindo produtos orgânicos – aqueles alimentados ou cultivados sem o uso de insumos agrícolas e agrotóxicos – para compor o seu cardápio. Além do RU, o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) também está recebendo os alimentos para a nutrição das crianças.

A compra é resultado de uma visita técnica à Associação dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral (Agreco), em Santa Rosa de Lima, feita por funcionários no ano passado a fim de analisar as possibilidades de se oferecer esse tipo de alimento. A empresa foi a vencedora da licitação feita pelo Restaurante no ano passado para agregar produtos orgânicos às suas refeições. “A parte de horti-fruti está prevista para chegar nas próximas semanas. Mas no último estrogonofe de frango que servimos, já utilizamos aves provenientes da Agreco” explica Deise. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) apoiou a compra dos alimentos tanto a fim de garantir a saúde dos usuários, quanto para garantir a permanência dos pequenos agricultores no campo, que é um dos aspectos defendidos pelo Centro de Ciências da Educação (CED) por meio do curso de Educação no Campo.

De acordo com a diretora do RU, essa é apenas uma das medidas para atender aos usuários que buscam equilíbrio na alimentação. No ano passado, chegou ao Restaurante um forno italiano que passou a substituir alimentos fritos por assados no cardápio. Com o término das obras na nova ala, está prevista a chegada de mais três fornos.

Por Gabriele Duarte/ Bolsista de Jornalismo na Agecom

Restaurante Universitário estuda compra de produtos orgânicos

Tags: orgânicosPRAERU