Curso de Especialização de Jovens e Adultos e Educação na Diversidade teve início na UFSC

04/04/2011 15:56

O professor Marcos Laffin, coordenador do curso fez a abertura da aula inaugural que aconteceu dia 1º de abril. Disse que a parceria entre departamentos de ensino, com o apoio institucional e a articulação entre as Secretarias Municipal e Estadual de Educação e o MEC, possibilitaram a oferta deste curso que apresenta uma proposta teórico-metodológica entre os fundamentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Economia Solidária.

Em sua fala, Laffin, destacou que a oferta deste curso decorre de diferentes demandas sociais,  como a da importância do trabalho de professores com formação e com qualificação para a docência na EJA; questões como os índices de violência, indisciplina, abandono das escolas, condições de trabalho. Estes elementos são relacionados com a população de estudantes e com a população de professores. Também com o aumento da população carcerária e de jovens entre 15 a 25 anos de idade em situação de privação de liberdade. Outros fatores são a não diminuição dos índices de analfabetismo, aumento do desemprego e emergência de novas exigências de formação para o trabalho.

O professor Carlos Alberto Justo da Silva, vice-reitor da UFSC, apresentou o novo curso. Destacou o compromisso histórico da UFSC na formação inicial e continuada, no conjunto das atividades de ensino, pesquisa e extensão nos níveis da graduação e pós-graduação e que vem caracterizado o desenvolvimento, a ampliação e a interiorização a UFSC. Destacou os desafios na ampliação do número de vagas da graduação e sua correlação com a pós-graduação. Enfatizou a formação na especialização em EJA e Diversidade diante da necessidade de investimento em políticas de formação e práticas de escolarização mais significativas para as populações que vivem em situações de desigualdade social.

A aula inaugural foi ministrada pela professora Adriana Andres, assessora de Políticas de EJA do MEC, tendo como tema Educação de Jovens e Adultos, Políticas de Formação e Economia Solidária.

Estiveram presentes, entre outras autoridades, Iracy Gallo Ritzmann (MEC), representantes da Secretaria de Estado da Educação e da Secretaria Municipal de Educação,Ricardo Jose Araujo de Oliveira, Diretor do Centro Sócio-Econômico, Guilherme Júlio da Silva, Presidente da FEPESE e Regina Bittencourt Souto, coordenadora do Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Santa Catarina, que manifestaram a importância do processo de formação que estava iniciando, destacando a parceria entre diferentes departamentos

Tags: Curso de Especialização de Jovens e Adultos