V Colóquio Brasileiro em Economia Política dos Sistemas-Mundo recebe inscrições

14/04/2011 09:25

O Grupo de Pesquisa em Economia Política dos Sistemas-Mundo (EPSM) da UFSC organiza em parceria com o Núcleo de História Econômica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) o V Colóquio Brasileiro em Economia Política dos Sistemas-Mundo. O encontro acontecerá em Campinas nos dias 8 e 9 de agosto deste ano e tem como tema “A Economia Mundo Contemporânea: crise estrutural ou transição hegemônica?”.

O coordenador do Grupo de Pesquisa em EPSM da UFSC, Pedro Antônio Vieira, é um dos palestrantes do evento. Christopher Chase-Dunn, da Universidade da Califórnia-Riverside (EUA), Eduardo Barros Mariutti, da Unicamp, Antônio José Escobar Brussi, da UnB, e Roberto Patricio Korzeniewicz, da Universidade de Maryland (EUA), compõem a comissão científica e a programação das palestras durante os dois dias de evento.

Estudantes poderão assistir às palestras e participar por meio do envio de artigos científicos que empreguem a EPSM na análise das grandes questões políticas, econômicas, sociais e geopolíticas da economia-mundo contemporânea ou de etapas passadas. A organização do evento objetiva o recebimento de críticas que façam avançar esse campo de conhecimento tanto em seus fundamentos metodológicos e conceituais como no seu potencial para explicar a economia contemporânea. Segundo Luiz Mateus da Silva, membro da comissão organizadora, palestrante do evento e mestrando em Economia pela UFSC, o prazo fixado para entrega dos resumos dos trabalhos é o dia 15 de maio e os resultados serão divulgados até o dia 30 do mesmo mês. “O colóquio tem como objetivo desenvolver e disseminar no Brasil pesquisas acadêmicas em tópicos relevantes para a Economia Política dos Sistemas-Mundo”, reitera Luiz Mateus.

Os interessados em participar do evento, sem o envio de trabalhos acadêmicos, devem preencher a ficha de inscrição disponível no site www.gpepsm.ufsc.br e enviá-la para . O V Colóquio Brasileiro em Economia Política dos Sistemas-Mundo não tem taxa de inscrição. A programação completa será divulgada no dia 20 de julho no site www.gpepsm.ufsc.br

Por Gabriele Duarte / Bolsista de Jornalismo na Agecom

Tags: colóquiosistemas-mundo