TV UFSC: Ilha dos Corais é destaque no “Primeiro Plano”

11/11/2010 08:42

Nesta sexta-feira, dia 12, às 19h30, o programa da TV UFSC “Primeiro Plano” exibirá a reportagem “Ilha dos Corais”. O vídeo, produzido em 1985 como Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo da jornalista Adriana Althoff Gevaerd, conta um pouco da história do João Jeca, na época o único morador da Ilha localizada próximo ao município de Paulo Lopes.

Na reportagem, João fala sobre a rotina na ilha, o trabalho com a roça, o gosto pela natureza, a relação com os visitantes do lugar, seus hábitos, as descobertas e suas crenças. Viúvo e pai de quatro meninas, o antigo morador de Paulo Lopes se mudou em 1962, após sucessivas visitas ao lugar. Estabelecido, criou as quatro filhas, construiu uma casa de madeira, desbravou toda a região e passou a viver do que a natureza oferecia. “A ilha existe porque existe o seu João Jeca. Ele é a ilha”, reconhece um dos pescadores que visitavam o lugar na época. Reapresentação no domingo, dia 14, às 20h30.

Flávio Gikovate é atração na TV UFSC

Também nesta sexta, às 21h, exibição de mais um programa Justiça do Trabalho na TV, produzido pelo Tribunal Regional do Trabalho de SC. Nesta semana, o JT traz uma entrevista com Flávio Gikovate, médico psiquiatra, psicoterapeuta e escritor. No domingo será reapresentado às 19h30.

Gikovate fala sobre a chamada inteligência emocional, que é a capacidade das pessoas em exercer domínio e controle sobre si mesmo, administrando emoções que podem ser prejudiciais às relações de trabalho, como agressividade, egoísmo e excesso de generosidade.

Apesar do conceito de inteligência emocional ter sido criado pensando na melhoria do ambiente de trabalho, Gikovate destaca também como esse comportamento está presente nas relações familiares.

Além de médico, palestrante e escritor, Flávio Gikovate tem seu próprio programa diário na rádio CBN e tem participado de algumas cenas na novela Passione, da TV Globo.

O Justiça do Trabalho na TV e outros programas você acompanha na TV UFSC, Canal 15 da NET.(Paulo Rocha/bolsista de Jornalismo)

Mais informações sobre a programação da TV UFSC, acesse www.tv.ufsc.br. Siga-nos também no twitter.com/tv_ufsc.

Fonte: TV UFSC