Grupo de Estudos de Astronomia comemora 25 anos com programação especial no Auditório do Planetário

29/11/2010 09:46

Em comemoração aos 25 anos do Grupo de Estudos de Astronomia (GEA), o planetário da UFSC estenderá suas atividades até a primeira semana de dezembro com três dias de programação especial. A ideia é comemorar o aniversário do grupo e o Dia Internacional da Astronomia (02/12) com temas de interesse do público em geral.

Entre as palestras que serão ministradas por integrantes do GEA estão “História da Astronomia”, por Adolfo Stotz, “Estrelas, Constelações e Planetas”, por Alfredo Martins e “Cosmologia”, por Antonio Lucena.

“Não podemos deixar essas datas passarem em branco”, diz José Geraldo Mattos, secretário da atual diretoria do GEA. Por isso, no dia 3 de dezembro, acontecerá também uma festa de confraternização de fim de ano às 20h na Associação dos Servidores do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (Asder).

O Anfiteatro do Planetário da UFSC, onde acontecem as palestras, tem capacidade de 45 lugares e não é necessária a inscrição prévia.

25 anos de Estudos Astronômicos

Há 25 anos, todas as sextas-feiras, às 20h, acontecem no Planetário da UFSC palestras abertas ao público com temas diversos relacionados à astronomia e a ciências afins. Além das palestras, são oferecidas à comunidade nos meses de maio e setembro cursos compostos por aulas expositivas, sessões de planetário e observação em telescópio. O Grupo foi criado no dia 2 de dezembro de 1985, e desde então  realiza também reuniões e eventos astronômicos, como a Festa das Estrelas no município de Alfredo Wagner, com observação de eclipses e cometas em locais públicos.

Programação de aniversário:

01/12 – quarta
18h – Sessão de DIGISTAR – Tânia Maris
19h – História da Astronomia – Adolfo Stotz
20h – Estrelas, Constelações e Planetas – Alfredo Martins
21h – Galáxias – Gustavo La Torre

02/12 – quinta
19h – Astronomia Moderna – Frederico Taves
20h – Cosmologia – Antonio Lucena
21h – Vida no Universo – Adolfo Stotz

03/12- sexta
20h – Festa de Confraternização de Fim de ano ASDER

Mais informações: www.gea.org.br

Por Ana Luísa Funchal/ Bolsista de Jornalismo na Agecom

Tags: astronomiagrupo de estudos de astronomia