Escola Internacional de Graduados selecionará trabalhos sobre a História do Direito até o dia 31/10

26/10/2010 18:04

O Instituto Max Planck de Frankfurt, em conjunto com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Humano (IBDH) e O Instituto de Investigaciones de Historia Del Derecho (IIDH), criou a Escola Internacional de Graduados, que tem como objetivo convocar jovens que estudam a História do Direito a participarem de reuniões anuais a fim de apresentarem e debaterem seus trabalhos. O Comitê Acadêmico responsável será composto pelo diretor do Instituto Max Planck, Thomas Duve, o diretor do IIHD, Victor Tau, e o diretor do IBHD, Airton Seelaender, que também é professor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFSC.

“A UFSC tem contribuído efetivamente para o desenvolvimento da área. Daí o voto de confiança que estamos recebendo tanto de destacados colegas argentinos como também do principal centro mundial de pesquisas em História do Direito, o Instituto Max Planck de Frankfurt”, destacou o professor Airton.

O primeiro encontro da Escola Internacional de Graduados acontecerá entre os dias 25 e 28 de abril de 2011 na sede do IIHD em Buenos Aires, e todos os gastos com estadia e viagem serão custeados pela instituição. “São diferentes culturas jurídicas e tradições de pesquisa. Mesmo assim todas se completam. Desta constatação fica a certeza: vemos o mundo de maneiras muito diferentes, e é isso que o torna tão diverso. A troca entre o Brasil e a Alemanha deverá ser bem estreita”, ressaltou o professor Thomas.

Podem participar doutorandos e mestrandos que estejam trabalhando com teses histórico-jurídicas. Os candidatos devem enviar um resumo de seus trabalhos junto com um formulário disponível na página do Instituto Max Planck para Nicole Pasakarnis pelo e-mail pasakarnis@rg.mpg.de até o dia 31 de outubro. O Comitê Acadêmico divulgará os trabalhos selecionados a partir da primeira semana de dezembro.

Mais informações: www.rg.mpg.de/es/info/graduiertenschule, ou com o professor Airton Seelaender -3721-9292 e airtonseelaender@uol.com.br

Por Ana Luísa Funchal/ Bolsista de Jornalismo da Agecom