Congresso de Cadastro Técnico Multifinalitário chega a nona edição
O nono Congresso de Cadastro Técnico Multifinalitário (COBRAC) acontece em Florianópolis, entre os dias 10 e 14 de outubro. Virão à capital catarinense pesquisadores de países como Brasil, Argentina e Cuba, além de Alemanha, Espanha entre outros para debater e trocar experiências sobre valor do Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) e o direito do cidadão diante da transparência pública.
O evento dará espaço para mesas-redondas e apresentações orais de artigos científicos. Um dos objetivos do 9º COBRAC é propiciar intercâmbio entre a comunidade comum européia na área de Cadastro Técnico Multifinalitário e o Comitê Latino-Americano de Cadastro Técnico Multifinalitário. Além dos espaços acadêmicos, haverá uma exposição técnica paralela ao Congresso. O 9º COBRAC se propõe, também, a avaliar as diretrizes que estão sendo tomadas em termos de pesquisa, instrumental e softwares utilizados nos trabalhos e projetos.
Sobre o COBRAC
O Congresso de Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial – COBRAC foi idealizado em 1993, por um grupo de professores da UFSC logo após a criação do mestrado na Engenharia Civil da UFSC, onde se criou a área de Concentração em Cadastro Técnico Multifinalitário, em 1991.
Desde 1994 o evento se tornou bi-anual, buscando sempre a parceria do meio científico, o empresarial e o profissional, seja de empresas públicas e privadas.
Em 2010, o COBRAC acontece no Castelmar hotel e Convention Center, localizado no número 1260 da Rua Felipe Schmidt, no centro de Florianópolis, Santa Catarina.
A coordenação do 9º COBRAC é do professir Carlos Loch, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina. Mais informações pelos telefones 3721-5181 e 3721-5069 ou pelo site www.cobrac.ufsc.br.
Temáticas das mesas-redondas:
1 – O Cadastro e o respeito aos bens culturais
2 – O CTM levantado e gerenciado pela prefeitura
3 – Legislação Cadastral
4 – Engenheiros x juristas e comunidade científica, avaliando o CTM, suas funções, deveres e direitos
5 – CTM integrando governo, sociedade e as grandes ibras de Infraestrutura,
6 – O CTM e a necessidade de formação de pessoal
7 – CTM e o Código Ambiental Brasileiro
Fonte: Nucom // Victor Hugo Bittencourt


























