Colégio de Aplicação apresenta “Retalhos submersos; cristalina é a arte, transpira”

21/10/2010 17:48

O Espaço Estético do Colégio de Aplicação da UFSC promove a exposição ‘Retalhos submersos; cristalina é a arte, transpira’, com trabalhos da estudante de ensino médio Yoli Inácio. São exibidos poemas e 28 fotos, que apresentam imagens de flores, paisagens, animais e dos próprios desenhos da artista. As obras ficaram expostas até o dia 5 de novembro.

Existe muita diversidade nos temas das fotos. “Simplesmente são retalhos, de tudo que eu gosto de fazer e fotografar. E todos estão submersos, mesmo sem ter relação visível entre uma obra e outra, elas no fundo, tem um sentido geral, que é tentar expor quem e o quê sou”, conta a estudante, de 16 anos. Alguns desenhos são de personagens peculiares como Edward, Mãos de tesoura e a cantora Lady Gaga. “Chama-me muito a atenção a história de assustar o usual, de espantar essa uniformidade que a sociedade segue”, declara.

A ideia de tirar fotos dos próprios desenhos foi uma questão de preservar os trabalhos do furto e vandalismo, já que o colégio não tem como se responsabilizar e cuidar das obras. Depois Yoli viu que poderia fotografar as mesmas imagens de maneira diferente, colocando-as sob outro ambiente, cortando alguns de seus pontos.

A coordenadora do Espaço Estético, Fabíola Búrigo Costa sempre incita os melhores alunos a divulgarem seus trabalhos. “Ela sempre foi uma boa aluna e fazia ótimos desenhos. Foi ela mesma se mobilizou para participar e montar a exposição”, afirma. Além disso os pais sempre estimularam a filha, que apresentou habilidade para a pintura desde muito cedo, “Me interesso por desenho antes da fotografia e poesia. Comecei a rabiscar com dois anos de idade! Minha família sempre me estimulou à desenhar”.

A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h. A entrada é gratuita.

Mais informações pelo site www.ca.ufsc.br/espaço.estetico.