Roteiro de professor da UFSC é indicado para prêmio da Academia Brasileira de Letras

22/06/2010 17:26

Manhã Transfigurada é um dos seis indicados da Academia Brasileira de Letras (ABL) para o Prêmio de Melhor Roteiro Adaptado ao Cinema. A premiação é uma iniciativa do cineasta e acadêmico Nelson Pereira dos Santos.

O filme baseado na obra homônima de Luiz Antônio de Assis Brasil, foi dirigido por Sérgio de Assis Brasil, e roteirizado por Marcelo Esteves. Com esta indicação, o coordenador do curso de Cinema e Realização Audiovisual da UNISUL e professor no curso de cinema da UFSC, tem seu primeiro roteiro de longa-metragem reconhecido nacionalmente.

O resultado será divulgado em cerimônia na ABL dia 29 de junho. Considerando o grande número de roteiros adaptados no Brasil no ano de 2009, e o peso dos concorrentes, a indicação de uma obra realizada no sul do país já pode ser considerada uma vitória.

Os outros indicados são:

Hotel Atlântico, roteiro de Suzana Amaral a partir de romance homônimo de João Gilberto Noll, recentemente exibido no FAM 2010; Um romance de geração, David França Mendes, adaptou Sergio Sant´Anna, Budapeste, roteiro de Rita Buzzar, do romance de Chico Buarque de Holanda, Bela noite para voar, roteiro de Zelito Viana, de JK Bela noite para voar de Pedro Rogério Moreira e Divã, Marcelo Sabach, do livro de Martha Medeiros.

Professor Marcelo Esteves

Professor Marcelo Esteves

Marcelo Esteves

Professor substituto do Curso de Cinema da UFSC e coordenador do Curso de Cinema e Realização Audiovisual da Unisul é roteirista profissional. É mestre em Teatro pela UNIRIO e especialista em Roteiro para Cinema pela Universidade Estácio de Sá. Foi roteirista das telesséries O Contestado (2000), Os Farrapos (2000), Lendas e Outras Histórias Catarinenses (2001), e Curtas Histórias (2002), todos veiculados pela RBS TV.

Marcelo é autor dos roteiros dos curtas-metragens Alumbramentos (2001), Sr. e Sra. Martins (2002) e Mulher Azul (2007), vencedores do Prêmio Edital Fundação Catarinense de Cultura/ Cinemateca Catarinense.

Mulher Azul, adaptação da novela homônima de Renato Tapado, foi rodado no sul da França e tem lançamento previsto para o segundo semestre deste ano.

Luiz Antonio de Assis Brasil

O escritor gaúcho Luiz Antonio de Assis Brasil (1945 -), detentor de vários prêmios como Jabuti e Erico Veríssimo, já teve transformados em filmes outros três de seus livros: Concerto Campestre, a partir do romance homônimo, A paixão de Jacobina, de seu Videiras de Cristal e Diário de um novo mundo, de Um quarto de légua em quadro.

Sérgio de Assis Brasil

Sérgio de Assis Brasil,(1947-2007), também gaúcho, é o diretor do filme Manhã Transfigurada. Encarou o desafio de fazer filmes no interior do Brasil, em Santa Maria, RS, cidade onde José Mariano da Rocha Filho, escolheu para sediar uma universidade, da qual foi fundador e primeiro reitor, concretizando um sonho de interiorização.

Sérgio dirigiu mais de 60 filmes entre videoclipes, documentários e curta-metragens, sendo um deles sobre José Mariano, também com roteiro de Marcelo Esteves, além do longa Manhã Transfigurada.

Assista o

trailer de Manhã Transfigurada
.

Contato com o professor Marcelo Esteves: marcelo.esteves@unisul.br

Por Alita Diana/jornalista da Agecom