Oficina do Fita Floripa trabalha com conceito de `lixo zero`

16/06/2010 16:52

Um percurso por cinco estações, desde a Estação de Coleta de Material, até à Estação da Luz, é a viagem proposta por Juliana Freitas, Danielle Coelho e Pedro Pitta na oficina de Montagem de bonecos com material reciclável, que será realizada no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, durante o 4º Festival Internacional de Teatro de Animação, o Fita Floripa, que ocorre de 20 a 27 de junho em Florianópolis, Criciúma e Joinville.

Ao final da oficina, na última estação, os bonecos ganham vida com os participantes realizando uma pequena montagem teatral com os personagens criados durante o curso. Parte dos bonecos vão estar em exposição permanente durante o Fita Floripa. Indicadas para interessados com idade a partir dos 6 anos, as oficinas são dirigidas para estudantes e abertas ao público. Os ministrantes são da Companhia Articulação Cultural Produções Teatrais, de Florianópolis.

Além da inscrição, os integrantes da oficina deverão levar de casa objetos para montagem dos bonecos, como garrafas pet, rolha, caixa de leite, copos plásticos, cilindros de papel usados para enrolar papel higiênico e papel toalha, caixa de ovo, de margarina e canudinhos, incluindo retalhos de tecido e pedaços de fitas. Todo material deve estar limpo. Garrafas devem estar lavadas. O uso de vidro e de latas de alumínio não é permitido porque pode causar acidente.

O objetivo é desenvolver a criatividade entre os participantes e também estimular uma reflexão sobre o processo de reciclagem. A empresa Novociclo, que trabalha com conceito de “lixo zero”, vai instalar coletores de material e é parceira do festival. A intenção é eliminar o descarte, pois tudo pode ser utilizado em novos ciclos de produção. No caso da oficina do Fita Floripa, com reaproveitamento do material para estímulo às narrativas teatrais.

Oficinas abertas ao público (6 turmas de 30 pessoas cada)

Dias 22, 24 e 26 de junho, das 9h às 11h30 e das 14 às 17h. Inscrições pelo e-mail com o título da oficina no assunto do e-mail, informando o nome completo do interessado e o horário desejado.

Oficina para escolas públicas e privadas (6 turmas de 30 pessoas cada)

Dias 21, 23 e 25 de junho, das 9h às 10h e das 14h às 15h. Para agendamento de escolas, escreva para o e-mail com o título da oficina no assunto do e-mail, informando o nome da escola e o horário desejado, ou ligue para (48) 3721-7848.

Mais informações pelos telefones (48) 3721-7848, 9146-0251.

Fonte: Fifo Lima – Assessoria de Imprensa Fita

Leia mais: 4º Festival Internacional de Teatro de Animação terá mais de 40 apresentações