Lançamento de livros e Sonho de uma noite de verão na Fundação Cultural Badesc

15/06/2010 10:13

Nesta quinta, dia 17, serão lançados dois livros do escritor Marco Vasques, a partir das 19h, na Fundação Cultural Badesc. O livro “Diálogos com a Literatura Brasileira – volume III”, editado pela Letradágua e Editoras Movimento, obteve patrocínio da Eletrobras pela Lei Rouanet e terá distribuição gratuita no evento. Vasques também discorre pelo mundo da poesia e apresenta, na mesma noite, o título “Flauta sem Boca” (Ed Letras Contemporâneas), com apresentação de Péricles Prade e ilustração de Fernando Lindote.

Sonho de uma Noite de Verão (A Midsummer Night`s Dream, 1999), baseado na peça homônima de Shakespeare, é o filme que será exibido na próxima sessão do Cinema, Chá & Cultura, dia 18 de junho (sexta-feira), às 19h, na Fundação Cultural Badesc. Nesta que é a mais recente produção (a famosa versão de 1935 já foi exibida no Cinema, Chá e Cultura), o diretor, Michael Hoffman, situa a trama no início do século 20.

Demetrius (Christian Bale) e Lysander (Dominic West) são apaixonados por Hermia (Anna Friel), que só tem olhos para Lysander. Mas o pai de Hermia quer Demetrius como genro. Helena (Calista Flockhart), por sua vez, queima de amor por Demetrius. Hermia e Lysander decidem fugir da cidade na escuridão da noite. Demetrius, enfurecido, procura os dois, enquanto Helena vai atrás dele. No meio dessa confusão, filtros mágicos potencializam desencontros amorosos, e o que parece uma fábula ingênua – que, aliás, também inspirou filmes de Bergamn e Wood Allen – revela muito da natureza humana.

A mediadora neste encontro é Brígida Miranda, Ph.D. em Teatro pela La Trobe University/Austrália, Master of Arts in Theatre Practice pela University of Exeter/Inglaterra e graduada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília. Brígida é professora adjunta da UDESC, nas áreas de Interpretação e Direção Teatral e Sub-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Teatro, pesquisando nas áreas de teatro e gênero; treinamento de atores e interpretação para teatro e cinema. Entre seus trabalhos mais recentes, como atriz, participou de Malabares: Os Filhos dos Outros, Cronica de uma morte inesperada, e Erotikós,. Na direção, levou ao palco as peças Vinegar Tom e Retrato de Augustine.

Promovido pela Fundação Cultural BADESC e pela Cultura Inglesa de Florianópolis, Cinema, Chá & Cultura é um projeto dedicado à exibição de filmes relativos a obras literárias da tradição anglófona, com a participação dos organizadores e de convidados, alternadamente. Para os organizadores, professores Anelise R. Corseuil (UFSC), Brígida de Miranda (UDESC), Leon de Paula (UDESC) e Maria Cecília de M. N. Coelho (UFMG), os encontros são uma oportunidade de exibir filmes variados e promover a discussão sobre literatura (principalmente a dramática) e cinema.

A atividade, gratuita, começa com uma apresentação, durante a qual os participantes poderão se servir de chá, feito ao modo inglês, e oferecido pela Cultura Inglesa de Florianópolis. Em seguida será exibido o filme, legendado, em formato DVD.

Informações:

Fundação BADESC: rua Visconde de Ouro Preto, 216, Florianópolis, fone: (48) 3224-8846,

Cultura Inglesa: rua Rafael Bandeira, 335, Florianópolis, fone: (48) 3224-2696,