Direito da Inovação e Administrativo da Propriedade Intelectual com casa cheia

17/06/2010 12:44

Prata: inovação é o caminho

Casa cheia para o curso Direito da Inovação e Administrativo da Propriedade Intelectual que está sendo realizado na Sala Lantana do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Além de visar à capacitação de procuradores federais que atuam junto à universidade e servidores da UFSC envolvidos com a matéria, atende a chefes das Procuradorias da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Federal do Pará, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina e Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Para o reitor Alvaro Prata, que abriu o evento lembrando do Jubileu de Ouro da UFSC, ciência, tecnologia & inovação são heranças culturais para a humanidade, um verdadeiro patrimônio da sociedade. “O desafio de cada um é deixar o mundo melhor através da inovação que traduz a mudança”, observa Prata. Ele assinala, no entanto, que para realizar as transformações é fundamental dominar as leis e os marcos regulatórios e concluiu: “É preciso avançar, preparar, motivar e proteger as inovações da universidade”.

Pimentel: mais segurança

Elsa Meinert, da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social – PRDHS – destacou a demanda atual do curso, cujo primeiro módulo é ministrado por Luiz Otávio Pimentel, do Grupo de Pesquisa em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Inovação da Pós-Graduação em Direito, e o comprometimento da equipe.

Já o Procurador-Chefe da UFSC, Nilto Parma, ratificou a atividade cada vez mais intensa para qualificar, adequadamente, técnicos e procuradores das universidades. Enfatizou ainda que a procuradoria está sendo dotada de uma infraestrutura adequada, graças ao apoio incondicional da reitoria e da PRDHS.

A diretora do Centro de Ciências Jurídicas, Olga Aguiar, que fez um convite aos participantes para conhecer o CCJ, argumentou que um curso desse nível vai dar a necessária segurança jurídica às instituições universitárias. Presentes também ao curso o Pró-Reitor de Desenvolvimento Humano e Social, Luiz Henrique Vieira, e o chefe do Departamento de Direito da UFSC, Luiz Carlos Cancellier.

Direito da Inovação e Administrativo da Propriedade Intelectual tem uma carga de 10 horas e termina amanhã, dia 18. O conteúdo programático inclui, entre outros temas, conceitos de pesquisa básica e aplicada e desenvolvimento visando à inovação de produtos, processos e serviços, política de inovação e seu marco regulatório, transferência de tecnologia e cessão de direitos.

Fotos: Paulo Roberto Noronha/Agecom