Sete cursos de Engenharia da UFSC têm notas máximas no Enade
Sete cursos de Engenharia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) receberam nota máxima: 5, na avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2008, o que os destaca no ensino superior catarinense. São eles: Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil e Engenharia Química.
As avaliações são feitas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep),ligado ao MEC. Há três conceitos, cuja nota máxima é 5. Cada instituição seleciona os estudantes aptos a participarem do exame.
A primeira nota é o resultado da prova do Enade. A segunda é a do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e, há ainda o Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Somente quatro cursos dos 346 avaliados no Estado chegaram ao conceito 5 no CPC, que é a nota que leva em conta, também, os outros dois índices, o Enade e o IDD. Os cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Sanitária e Ambiental e Engenharia de Controle e Automação da UFSC e o curso de Tecnologia da Construção de Edifícios, do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC).
No Brasil foram avaliados 7.329 cursos de instituições públicas e privadas. Em relação aos demais Estados brasileiros, Santa Catarina se classificou entre os 10 melhores.
As áreas avaliadas em 2008 pelo Enade foram matemática, letras, física, química, biologia, pedagogia, arquitetura e urbanismo, história, geografia, filosofia, computação, ciências sociais e as engenharias. Cerca de 380 mil alunos fizeram as provas.
Por Alita Diana / Jornalista da Agecom
Leia também:
<a UFSC é a 134ª melhor universidade do mundo no Ranking Webometrics