Audiência pública com reitor e DCE busca soluções para o Restaurante Universitário

Administração e estudantes em diálogo para buscar soluções
Diógenes Moura Breda, representante do DCE, expôs os problemas enfrentados diariamente pelos estudantes. O primeiro alvo de reclamações foi a fila de espera para o almoço. Breda e outros estudantes que se manifestaram depois alegam que o tempo de espera aumentou muito esse ano. Os estudantes cobram soluções emergenciais para atender a demanda crescente, já que 600 novas vagas foram abertas só no primeiro semestre de 2009 na UFSC.
Além da fila para entrar no restaurante, os estudantes enfrentam fila para comprar os passes. Atualmente a venda é realizada em apenas um local no campus, e somente das 10h30min às 12h50min. “Os estudantes têm que sair mais cedo da aula para conseguir comprar o passe e ir almoçar quando têm aula ou trabalham às 13h30min”, diz Diógenes Breda. Para reverter essa situação, o DCE reivindica mais pontos de venda e com horário de funcionamento das 8h às 18h. Assim os alunos do turno da noite também poderiam comprar o passe para a janta.
Um problema parecido é enfrentado no Centro de Ciências Agrárias, localizado no Itacorubi. Há um Restaurante Universitário no local, porém para comprar os passes os estudantes precisam se deslocar até o campus da Trindade.
O reitor Alvaro Prata afirmou que o problema dos pontos de venda pode ser solucionado rapidamente, dentro de dez dias. Quanto à diminuição do tempo de espera no RU, a primeira etapa é a reforma da cozinha, que vai ampliar a capacidade do restaurante em 2.500 refeições diárias. O atraso na reforma ocorreu porque a empresa que ganhou a licitação desistiu da obra e um novo contrato teve que ser assinado com a empresa que estava em segundo lugar. A nova cozinha deve ficar pronta até dezembro desse ano. Uma reforma nas alas A e B, com construção de mezaninos para aumentar a quantidade de lugares, também já está projetada, mas ainda não há uma data definida para a realização dessa obra.
Outras reivindicações dos estudantes incluem um cardápio vegetariano e a abertura de uma terceira ala do RU. Os acadêmicos propõem como medida emergencial que o prédio em que fica o centro de capacitação seja utilizado para isso. O reitor lembrou que esse setor é uma referência e a medida exigiria que fosse encontrado um novo local para o centro.
Mais informações:
Direção do Restaurante Universitário: 3721-8226
Diretório Central dos Estudantes: 3721-9308
Pró-Reitoria de Infra-Estrutura: 3721-9537
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis: 3721-9419
Por Andréia Compagnoni Lubini / Bolsista de Jornalismo na Agecom
Fotos: Paulo Noronha / Agecom