UFSC recebe coordenação da Rede Guarani-Serra Geral

12/12/2008 10:03

Aqüífero: megaprojeto

Aqüífero: megaprojeto

No dia 16, terça-feira, das 15h30min às 16h30min, o reitor da UFSC em exercício, Carlos Alberto Justo da Silva, (o Paraná), participa de reunião com a equipe de coordenação do Projeto Aqüífero Guarani-Serra Geral, que deve ser contemplando por mais R$ 7 milhões através de emenda coletiva apresentada pelo Fórum Parlamentar Catarinense. O megaprojeto visa a preservar e utilizar de forma sustentável a rede Guarani-Serra Geral, que abriga um dos principais reservatórios subterrâneos de água doce do mundo.

Além do Governo do Estado e do Governo Federal, envolve, entre outras universidades, a UFSC, a Uniplac e a Unoeste. Também integram a iniciativa a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado (Fapesc), a Fundação José Arthur Boiteux (UFSC) e fundações congêneres do Paraná e Rio Grande do Sul. Na reunião com a reitoria da UFSC deve ser definido um maior engajamento institucional e ampliada a participação da comunidade científica.

O reitor da UFSC, Alvaro Prata, tem citado o projeto como um dos mais relevantes do País, considerando as características de ser interdisciplinar, multiinstitucional e estratégico para o futuro do Estado e do Brasil. A sede do megaprojeto deve ser decidida no mesmo encontro. As opções são a Fapesc ou a própria UFSC.