Laicidade e secularização na contemporaneidade em discussão na UFSC
Roberto Blancarte, sociólogo mexicano,coordenador da *Rede Ibero-Americana pelas Liberdades Laicas*, proferirá, quinta-feira, 4 de dezembro, às 9h, palestra sobre laicidade e secularização na contemporaneidade. O evento será realizado na sala 10 do Departamento de História do CFH.
Roberto Blancarte
É um dos principais sociólogos das religiões latino-americanas e virá à UFSC, no quadro de visitas a três universidades brasileiras (UFSC, UERJ e UFRGS), em que apresentará importantes reflexões sobre a relação entre Estado ereligião na contemporaneidade – tema que ocupa hoje importante lugar no debate internacional.
É doutor pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) e
professor, pesquisador e atual diretor do Centro de Estudos Sociológicos do Colégio de México. Também é diretor da Red Iberoamericana por las Libertades Laicas. Possui diversos artigos publicados relativos à temática da laicidade, tais como sobre liberdade religiosa, religião e vida privada, respeito às igrejas, anticoncepção de emergência, aborto e uso de preservativo. Destaca-se, ainda, a publicação do livro “Entre la fe y el poder: política y religión en México”, que traz uma análise sobre a laicidade no contexto mexicano.
Red Iberoamericana por las Libertades Laicas
Organização que surgiu a partir da sociedade civil, interessada na promoção das liberdades civis e dos direitos sexuais e reprodutivos, no marco do Estado laico. Pauta-se no objetivo de criação de
uma rede de especialistas e ativistas que difunda, informe e defenda os direitos e liberdades próprios do marco legal de um Estado laico,
independentemente do regime legal relativo às igrejas e agrupações
religiosas. O objetivo consiste na difusão desses direitos, além da criação de uma infra-estrutura sólida que mantenha laços e vínculos entre os diferentes atores envolvidos.
Rede Ibero-Americana pelas Liberdades Laica
http://www.libertadeslaicas.org.mx
Realização:
Universidade Federal de Santa Catarina ; Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas; Instituto de Estudos de Gênero e Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades.
Fonte: Felipe Bruno Martins Fernandes/ Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas
complex.lipe@gmail.com