UFSC oferece pré-vestibular em Curitibanos

16/09/2008 08:52

Com apoio da comunidade, vagas são ampliadas

Com apoio da comunidade, vagas são ampliadas

Em processo de ampliação, a UFSC abre este ano turmas de seu Curso Pré-Vestibular na cidade de Curitibanos. As inscrições serão realizadas de 16 a 19 de setembro. Os interessados devem se dirigir à Escola Casimiro de Abreu, Rua Luiz Dacol, 93, no centro da cidade. Serão oferecidas 300 vagas, sendo 150 no período vespertino e 150 no período noturno, para aulas ainda neste segundo semestre. A UFSC está implantando de três novos campi: Joinville, Araranguá e Curitibanos.

Podem se inscrever no pré-vestibular que será oferecido em Curitibanos alunos que tenham concluído ou que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública, ou particular com bolsa integral, e que comprovem a impossibilidade de pagamento de um cursinho particular. O candidato não pode possuir nível superior e deve ter disponibilidade de freqüentar as aulas de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h, no período vespertino, e das 19h às 22h30min, no período noturno.

Todos os documentos e formulários necessários para a inscrição devem ser retirados de 16 a 19 de setembro, das 13h30min às 17h, e no período da noite, das 18h30min às 21h, também na escola de EEB Casimiro de Abreu, Rua Luiz Dacol. A lista de documentos, as fichas de inscrição e o edital do processo seletivo podem ser acessados no site www.cursinho.ufsc.br

A relação de selecionados será divulgada no dia 6 de outubro, no mesmo site, e também em um mural da Casimiro de Abreu. A matrícula dos aprovados será realizada nos dias 6 e 7 de outubro, das 13h30min às 17h, e das 18h30min às 21h. As aulas iniciam no dia 8 de outubro, nas salas de aula da mesma escola.

Inclusão para a vida

A proposta do Pré-Vestibular da UFSC é criar oportunidades para estudantes carentes ingressarem no ensino superior. Através do Programa ´Inclusão para a Vida`, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) disponibiliza vagas para o cursinho, que está em funcionamento desde 2003 e já atendeu 5.000 alunos.

O Projeto de Inclusão da UFSC aprovou 125 alunos nos vestibulares públicos de 2007, com 25% de admissões. Esse índice representa um aumento de 70% em relação a 2006. Também em 2007, o cursinho colaborou com a classificação de um estudante no Curso de Direito, com colocação entre os 50 primeiros do vestibular da UFSC.

O projeto não se limita às aulas preparatórias para o concurso vestibular. A universidade possui um trabalho de acompanhamento dos estudantes que integram a iniciativa até o final de sua vida acadêmica, dando suporte e incentivando a permanência na instituição.

“Esse é um projeto de inclusão social muito importante que estamos desenvolvendo na universidade, pois muitos desses alunos não teriam condições econômicas para pagar um curso pré-vestibular para concorrer em condições de igualdade com os demais candidatos”, avalia o coordenador do projeto, Otavio Augusto Auler Rodrigues.

Segundo a Pró-Reitora de Ensino e Graduação, Yara Maria Rauh Muller, o número crescente de alunos do Pré-Vestibular da UFSC aprovados nos últimos três anos pressupõe melhorias constantes nos processos pedagógicos e administrativos do Programa de Inclusão da Universidade. “Com a interiorização da UFSC, ficamos felizes com a implantação do Pré-Vestibular em Curitibanos, apoiado por toda a comunidade”, destaca a pró-reitora.

Mais informações: (48)3721-8319

e-mail: cursinho@cursinho.ufsc.br

Site:
www.cursinho.ufsc.br

Serviço:

Lista de documentos necessários para o processo seletivo:

– Histórico Escolar do Ensino Médio;

– Carteira de identidade;

– Certidão de nascimento dos dependentes (se houver);

– Comprovante de Residência (água, luz, telefone);

– Comprovante de aluguel ou de financiamento da casa própria;

– Comprovante da situação de saúde na família (receituário médico de alto custo e uso contínuo);

– Comprovante de renda atual do candidato e das pessoas que contribuem para a renda familiar, tais como: contracheque do mês de agosto e/ou setembro/2008, ou cópia da carteira profissional (páginas de rosto e do contrato constando o valor da remuneração);

– Em caso de trabalho autônomo: Declaração de rendimento assinada pela pessoa para a qual presta serviços constando o nº do RG dos declarantes.

– Se houver situação de desemprego: Declaração assinada por testemunhas que não sejam da família, constando o nº do RG dos declarantes; ou a carteira de trabalho constando a data de demissão ou do auxílio-desemprego;

– Comprovante de aposentadoria ou de pensão;

– A documentação deverá ser apresentada em fotocópia legível. Não será aceita documentação via FAX.

Fonte: Pré-Vestibular da UFSC