Professor Sérgio Colle, da Engenharia Mecânica, recebe ordem do mérito científico

02/09/2008 18:03

O professor Sérgio Colle, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, Centro Tecnológico (CTC), está entre as 69 personalidades agraciadas pelo presidente Lula com a Ordem Nacional do Mérito Científico, por suas contribuições prestadas à Ciência e Tecnologia.

O decreto, de 21 de agosto, estabelece que o professor e engenheiro mecânico será admitido à Classe de Comendador. Outros cientistas ou personalidades nacionais, como o ex-ministro da agricultura Alysson Paulinelli, que já pertencem à Ordem, serão promovidos à Classe de Grã-Cruz.

A entrega das insígnias e dos diplomas, referentes tanto à admissão como à promoção, será feita em ato solene, presidido pelo presidente da República ou pelo ministro de Ciência e Tecnologia, em data a ser definida.

A Ordem Nacional do Mérito Científico foi instituída em 1993, por decreto presidencial e destina-se a premiar personalidades nacionais e estrangeiras que se destacam na área científica e tecnológica. O presidente da República é sempre o grão-mestre da Ordem e o ministro de Ciência e Tecnologia, o chanceler. A Ordem tem ainda um Conselho, composto pelos ministros da C&T, das Relações Exteriores, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Educação e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) é a responsável pelas atividades administrativas.

Além dos 69 agraciados, o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe), como instituição, também recebeu a ordem. As propostas de admissão ou promoção podem ser apresentadas ao chanceler pelos membros do Conselho, pela Academia de Ciências ou por qualquer autoridade ligada à área da ciência e tecnologia.