Associação Amigos do Hospital Universitário promove bazar

29/02/2008 18:19

A primeira atividade da Associação Amigos do Hospital Universitário em 2008 acontece nos dias 5 e 6 de março, das 9h às 19h30m, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, com a realização de um bazar beneficente. A finalidade é, com o resultado da promoção, apoiar a Central de Transplantes do Estado e o Hospital Universitário, que nesse ano inicia suas atividades de transplante de órgãos.

Para a realização do bazar, a Receita Federal estabeleceu normas que deverão ser respeitadas pelo público. Somente pessoas físicas poderão comprar e o valor máximo não pode passar de R$ 700,00. A Receita também estabeleceu uma tabela de mercadorias que podem ser adquiridas por pessoa. (veja abaixo)

Para tornar possível a realização de transplantes, diversas medias serão tomadas, como a implantação de novas instalações do Banco de Sangue. No prédio novo o setor pretende dobrar sua capacidade de coleta e garantir estoque de material para dar apoio às operações.

Mais informações:

AAHU – 48 3721-8042

Narciso Policarpo – 48 9161-4177

Por José Antônio / Agecom

Tabela estabelecida pela Receita Federal:

ÍTEM / QUANTIDADE MÁXIMA/ OBSERVAÇÃO

– Brinquedos / 15 unidades / No máximo 03 unidades por tipo

– Artigos de bazar / 15 unidades / No máximo 03 unidades por tipo

Equipamentos

– Eletro-eletrônicos / 02 unidades por tipo

– Relógios de pulso / 05 unidades

– Instrumentos musicais / 01 unidade por tipo

– Vestuário/ 12 unidades / No máximo 03 unidades por tipo

– Perfumes e cosméticos / 05 unidades / No máximo 03 unidades por tipo

UFSC abre inscrições para 18 vagas na Moradia Estudantil

29/02/2008 17:48

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), por meio da Coordenadoria de Serviço Social, está oferecendo 18 vagas para a Moradia Estudantil da UFSC. São três femininas para o Módulo III / Casa da Estudante Universitária; sete femininas para o Módulo IV / Prédio I; seis masculinas para o Modulo IV / Prédio I e duas vagas para pessoas com necessidades especiais, no Módulo IV / Prédio I. Os interessados devem procurar a Coordenadoria de Serviço Social, no térreo do prédio da reitoria da UFSC, até o dia 24 de março. O horário de atendimento é das 8h às 11h30min, e das 14h às 17h.

A seleção será feita através da análise do cadastro socioeconômico. Os alunos que ainda não forem cadastrados devem retirar o formulário na Coordenadoria do Serviço Social. O estudante precisa entregar o formulário devidamente preenchido, com fotocópias dos documentos relacionados abaixo. O Último dia para devolução do cadastro e da documentação comprobatória é 18 de março.

A Moradia Estudantil destina vagas a alunos da graduação que são provenientes de outras cidades. O estudante selecionado deve comprovar a cada dois anos a necessidade da moradia, podendo assim ficar no local até o fim da graduação.

Mais informações pelo e-mail ssaluno@reitoria.ufsc.br ou pelo telefone 3721-9341/3721-9917

Documentos necessários para o cadastro socioeconômico:

Comprovante de matrícula e histórico escolar do semestre na UFSC;

1. Declaração de Imposto de Renda do último exercício e CPF dos pais ou responsáveis/ou declaração de isento;

2. Comprovante de rendimentos relativo aos últimos 3 (três) meses de todos os membros que contribuam para a renda familiar;

3. Documentação fornecida pelo INCRA (Declaração de Propriedade ou Declaração Anual de Rendimentos Agrícolas), no caso de o pai ser proprietário rural ou sitiante;

4. Contracheque ou cópia da Carteira de Trabalho, no caso de pais assalariados;

5. Declaração assinada pelo responsável pelos rendimentos, com firma reconhecida e com a assinatura de duas testemunhas, nos casos de pais autônomos;

6. Comprovante de proventos, nos casos de aposentados ou pensionistas;

7. Comprovante ou declaração de desemprego com firma reconhecida ;

8. Certidão de óbito, nos casos de pais falecidos;

9. Documento da autoridade competente no caso separação ou divórcio; e comprovante ou declaração de recebimento ou negativa de pensão alimentícia;

10. Certidão de nascimento de todas as pessoas que dependem da renda familiar;

11. Comprovante de despesa com saúde, em caso de pessoas em tratamento.

12. Comprovante de residência da família;

13. Comprovante de pagamento de aluguel ou financiamento da casa própria do aluno ou da família;

Promoção Volta às Aulas dá desconto de 25% nos títulos da EdUFSC

29/02/2008 13:06

A Editora da UFSC realiza de 3 a 31 de março uma nova Promoção Volta às Aulas, que oferece descontos de 25% em todos os títulos próprios e de 10% para os livros de outras editoras. As obras com desconto podem ser adquiridas na Livraria Espaço Vital (hall do Centro de Comunicação e Expressão), no Espaço Cruz e Sousa (prédio da EdUFSC) e na Banca da Revista Universitária (em frente à Biblioteca Universitária).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3721-9686 ou pelo e-mail edufsc@editora.ufsc.br. Também podem ser contatados o diretor da Editora da UFSC, Alcides Buss, pelo fone 9972-3045, ou o diretor de marketing da EdUFSC, Fernando Wolff, pelo fone 8434-5184.

UFSC recepciona calouros nesta segunda-feira

28/02/2008 18:00

Além de uma agenda com dados atualizados sobre a Universidade e de um cerimonial que terá duas sessões – às 10h e às 19h –, os 2.290 calouros que chegarem aos diversos centros de ensino no dia 3 de março encontrarão uma UFSC renovada em muitos aspectos e, segundo o reitor Lúcio José Botelho, “mais aberta à inserção social”. Ele se refere à política de ações afirmativas, que pela primeira vez colocará ao lado dos estudantes com perfil conhecido, forjados desde cedo para acessar a Universidade, jovens de outra condição social, egressos de escolas públicas e nem sempre preparados para competir pelas vagas oferecidas pelas instituições federais de ensino superior. Pelo sistema de cotas aprovado no ano passado, 20% das vagas do Vestibular 2008 se destinaram a candidatos oriundos de escolas públicas e 10% a afrodescendentes, além de haver cinco vagas para indígenas.

O reitor também destaca a oferta de 160 novas vagas, por conta da criação dos cursos de Oceanografia, Zootecnia e Artes Cênicas, a abertura da terceira ala e o aumento da cozinha do Restaurante Universitário (RU), a iminente ampliação da Moradia Estudantil e a construção, já a partir deste ano, do novo prédio do Básico, que substituirá as casas situadas atrás do edifício do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), que são da década de 60. “Este ano teremos o maior orçamento da história da Universidade”, destacou Botelho, ressaltando ainda a consolidação da pesquisa e da extensão e a crescente qualidade do conhecimento transmitido pela UFSC. O período será marcado também pela transição para a nova administração, que assume em maio e terá três anos para manter, ampliar ou rever as ações da Reitoria da Universidade.

Recepção dos calouros

A programação do dia 3, segunda-feira, prevê a Recepção aos Calouros, em sessões às 10h e às 19h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O programa começa com show de voz e violão da dupla Jackson e Lílian, saudação, exibição de um vídeo institucional, execução do Hino Nacional, pronunciamentos de boas-vindas, apresentação da Universidade e seus dirigentes, exibição da peça teatral “Adelaide Fontana”, com o Erro Grupo, nova performance de Jackson e Lílian e encerramento. A recepção oficial será feita pelo reitor Lúcio Botelho, pelo vice-reitor Ariovaldo Bolzan e pelo pró-reitor de Ensino de Graduação, Marcos Laffin, além de demais membros da Administração da UFSC.

A agenda que os calouros receberão no primeiro dia de aula contém dados sobre a Universidade, as pró-reitorias, os centros e departamentos, os serviços oferecidos pela instituição, a localização de cada curso e dos laboratórios e o funcionamento do Restaurante Universitário, da Moradia Estudantil, da Biblioteca Central, do Centro de Cultura e Eventos, do Hospital Universitário, da Agência de Comunicação, da Ouvidoria, do Escritório de Assuntos Internacionais e de outros setores da UFSC, além de dados sobre estágios, bolsas e cursos extracurriculares.

Será feita uma divulgação específica das atribuições da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), onde os calouros podem buscar todas as informações de que necessitarem. Ali, eles também podem se cadastrar para a seleção de bolsas de estudos que contemplam alunos desde a primeira fase na Universidade.

Para 2008, segundo a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Corina Martins Espíndola, um dos desafios da UFSC é ampliar o programa de permanência na Universidade, em vista da média elevada de evasão registrada nas universidades brasileiras. “A intenção é criar meios para que o estudante só saia em último caso, e não por falta de condições de continuar”, diz ela.

Trote Solidário

Em relação aos trotes, desde 2005 a UFSC organiza e apóia o Trote Solidário e tenta coibir as ações agressivas que acadêmicos veteranos ainda praticam, impondo humilhações aos calouros. O apoio se dá por meio dos Centros Acadêmicos, que fazem o acolhimento aos acadêmicos que estão chegando. O PRAE oferece uma premiação aos Centros e estimula que eles realizem ações de caráter social. “Nos últimos anos, graças a esse trabalho, mudou bastante a concepção de acolhimentos dos calouros na Universidade”, diz Corina Espíndola. Alguns centros (como o SED, CTC e CSE) já baniram atividades e brincadeiras desagradáveis, que chegavam a criar pânico entre os novos estudantes, embora fossem proibidas.

O que os alunos vão encontrar

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) – Visa à interação do estudante no meio acadêmico, oferecendo programas e bolsas que facilitem a permanência dos alunos na Universidade.

Departamento de Assuntos Estudantis (DeAE) – Oferece programas relacionados à apresentação de trabalhos em eventos científicos, viagens de estudos e apoio discente em seminários, encontros e congressos.

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) – Cuida da gestão do ensino de graduação no campo dos assuntos pedagógicos e no acompanhamento da vida acadêmica dos estudantes.

Serviço Social – Oferece Bolsa Treinamento, possibilidade de acesso à Moradia Estudantil e cadastro de casas e apartamentos para venda e locação.

Moradia Estudantil – Possui mais de 150 vagas gratuitas para alunos que não têm condições de arcar com aluguel.

Restaurante Universitário (RU) – Por meio de cartão feito previamente, os estudantes podem fazer suas refeições a preços reduzidos, de segunda a sexta-feira.

Laboratório de Informática da UFSC (LabUFSC) – Mais de 230 computadores com acesso à Internet que podem ser usados gratuitamente pelos estudantes, desde que estejam cadastrados. Funciona no andar térreo da Biblioteca Central da UFSC.

Centro de Cultura e Eventos – Prédio com auditório para 1.400 pessoas, palco para eventos, lançamentos de livros e apresentações artísticas, além de restaurantes, lanchonetes, papelaria, livraria, agência bancária (Santander) e serviços de xerox, fotografia e venda de passagens.

Copa UFSC – Competição semestral que tem os objetivos de integrar a comunidade universitária e estimular a prática desportiva.

Serviço de Atendimento Psicológico – Estudantes formados no curso de Psicologia oferecem atendimento psicoterapêutico e de orientação profissional à comunidade universitária.

Ouvidoria – Canal de comunicação entre a instituição e a comunidade interna e externa à Universidade, recebendo críticas, sugestões, denúncias e elogios às atividades da UFSC.

Hospital Universitário – Por meio do Serviço de Atendimento à Saúde Comunitária (Sasc), o aluno da UFSC tem acesso à assistência médica gratuita no HU.

Sistema Integrado de Transporte Coletivo – Após se cadastrar no Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo da Grande Florianópolis (www.passerapido.com.br), o aluno recebe gratuitamente o Cartão Passe Rápido Estudante, que lhe permite o pagamento de meia passagem no uso do transporte coletivo da Capital.

Diretório Central dos Estudantes (DCE) – Localizado no 1º andar do Centro de Convivência, é a instância máxima de representação dos alunos. Confecciona as carteirinhas dos estudantes, que dão direito a meia entrada em cinemas e teatros.

Biblioteca Universitária – Coloca mais de 550 mil publicações – livros, revistas e periódicos diversos – à disposição dos estudantes, que podem ler e fazer consultas no local ou locar até 10 livros por vez, mediante cadastro de registro de empréstimo.

Departamento de Assuntos Culturais (DAC) – Responde por grande parte das atividades culturais oferecidas à comunidade universitária, nas áreas de música, teatro, coral e artes plásticas.

Agência de Comunicação da UFSC (Agecom) – Responsável pela comunicação institucional da Universidade, também cuida da identidade visual, do acervo fotográfico, do portal da UFSC na Internet, do Jornal Universitário, da divulgação de ações, atividades e projetos desenvolvidos por todos os centros e departamentos junto aos órgãos de comunicação do Estado e do País.

Escritório de Assuntos Internacionais (ESAI) – Responsável pelo intercâmbio da UFSC com o exterior, realiza convênios e acordos com 200 universidades de 40 países, facilitando a realização de cursos de mestrado e doutorado fora do Brasil.

Cursos extracurriculares – O Departamento de Letras da UFSC oferece semestralmente cursos de inglês, francês, espanhol, alemão, chinês e italiano, com 60 horas/aula por semestre.

Estágios e bolsas – A UFSC tem cerca de 2.000 bolsas e milhares de oportunidades de estágios. As opções são as bolsas de treinamento, de estágio, de monitoria, de extensão e de iniciação científica.

Mais informações com o reitor Lúcio José Botelho, pelos fones (48) 3721-9596 e com a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Corina Martins Espíndola, pelos fones (48) 3721-9419 e 3721-9625 e pelo e-mail prae@reitoria.ufsc.br.

Por Paulo Clovis / Agecom

Cidades Costeiras Sustentáveis serão debatidas em seminário

28/02/2008 17:09

Com o tema central “Desenvolvimento e Ordenamento Urbano com Sustentabilidade Ambiental e Social”, será realizado o Seminário Cidades Costeiras Sustentáveis – Região Sul, no período de 18 a 20 de março. Promovido pela Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro e pelo Instituto Ambiental Ratones (IAR), o evento tem apoio do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC.

O seminário acontecerá das 8h30 às 19h, no Centro de Eventos Sistema FIESC, Rodovia Admar Gonzaga, 2.765, Itacorubi, e tem como objetivo recolher subsídios para propor um novo Plano de Gestão Ambiental para a Zona Costeira Brasileira, a partir de discussões públicas.

As vagas são limitadas. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até o dia 15 de março, unicamente através do e-mail fernanda@kawaneventos.com.br, encaminhando a Ficha de Inscrição disponível no endereço www.remaatlantico.org/sul/Members/bosco/artigos/seminario-cidades-costeiras-sustentaveis-regiao-sul.

Na programação, apresentação de boas práticas em gestão ambiental nos municípios costeiros; o estágio do Programa Nacional de Gerenciamento Costeiro; o processo da implementação do Projeto Orla; os aspectos da dinâmica costeira, da normatização de usos e atividades nas praias; a participação do setor da construção civil na zona costeira; entre outros temas.

Outras informações pelos telefones (48) 3025-5033

Instituto de Estudos de Gênero promove curso Gênero e feminismo

28/02/2008 16:12

O Instituto de Estudos de Gênero da UFSC promove entre os dias 7 e 11 de abril de 2008, em Florianópolis, o Curso de curta duração em Gênero e Feminismo. A programação, ficha de inscrição e outras informações estão disponíveis no site www.ieg.ufsc.br

O curso reunirá docentes e pesquisadoras de várias universidades do Estado de Santa Catarina, visando instrumentar a docência e a pesquisa, e se estrutura em torno de dois eixos: o primeiro objetiva promover a formação e a atualização no campo dos estudos feministas e de gênero através do debate sobre obras pioneiras e algumas das questões principais atualmente em discussão; o segundo visa estimular a criação de Núcleos de Estudos de Gênero nas diversas Instituições envolvidas, com vistas à constituição futura de uma Rede de Núcleos, que proporcionará o desenvolvimento de atividades compartilhadas, tanto ao nível da docência quanto da investigação na área.

A seleção d@s candidat@s obedecerá os seguintes critérios, de acordo com sua ordem de importância: 1º) ser professor@ de ensino superior em Santa Catarina; 2º) ser professor@ de educação básica em Santa Catarina; 3º, ser estudante de pós-graduação; e 4º) ter interesse em estudos de gênero.

O Curso de curta duração em Gênero e Feminismo tem o apoio da Secretaria Especial de Política para as Mulheres.

Departamento de Cultura e Eventos oferece minicursos gratuitos para a comunidade em geral

28/02/2008 16:02

O Departamento de Cultura e Eventos da UFSC, através do Projeto Vitrine Cultural, está promovendo os seguintes minicursos para a comunidade em geral: Mosaico; Tear; Artes Aplicadas; Artes com Material Reciclável; Crivo; Origami. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no dia 5 de março, das 9h às 18h30, de forma presencial, por ordem de chegada e mediante documento de identificação, na Divisão de Projetos Especiais e Formaturas.

Ao atingir o limite do número de vagas, dentro do período de inscrição, somente serão aceitas mais dez inscrições que ficarão em listas de espera. Os materiais para uso individual serão definidos pelos professores durante a primeira aula.

O Centro de Cultura e Eventos fica no Campus Universitário, andar térreo. Outras informações pelos telefones (48) 3721-9781 e 3721-8718 ou pelo e-mail formatura@reitoria.ufsc.br.

Minicursos

1 – MOSAICO

– Segunda-feira – 14h30 às 17h30

– Período: 10/3 a 30/6

– Vagas: 13

2 – TEAR

– Terça-feira – 14h30 às 17h30

– Período: 11/3 a 24/6

– Vagas: 8

3 – ARTES APLICADAS

– Quarta-feira – 9h às 12h

– Período: 12/3 a 25/6

– Vagas: 11

4 – ARTES COM MATERIAL RECICLÁVEL

– Quarta-feira – 14h30 às 17h30

– Período: 12/3 a 25/6

– Vagas: 12

5 – CRIVO

– Quinta-feira – 14h30 às 17h30

– Período: 13/3 à 10/7

– Vagas: 13

6 – ORIGAMI

– Sexta-feira – 9h às 12h

– Período: 14/3 a 4/7

– Vagas: 12

Obs.: O Departamento de Cultura e Eventos reserva-se o direito de não realizar o curso caso não preencha o número mínimo de 70% das vagas.

UFSC recepciona os calouros na próxima segunda-feira, dia 3 de março

28/02/2008 15:35

A UFSC que os calouros vão encontrar

Além de uma agenda com dados atualizados sobre a Universidade e de um cerimonial que terá duas sessões – às 10h e às 19h –, os 2.290 calouros que chegarem aos diversos centros de ensino no dia 3 de março encontrarão uma UFSC renovada em muitos aspectos e, segundo o reitor Lúcio José Botelho, “mais aberta à inserção social”. Ele se refere à política de ações afirmativas, que pela primeira vez colocará ao lado dos estudantes com perfil conhecido, forjados desde cedo para acessar a Universidade, jovens de outra condição social, egressos de escolas públicas e nem sempre preparados para competir pelas vagas oferecidas pelas instituições federais de ensino superior. Pelo sistema de cotas aprovado no ano passado, 20% das vagas do Vestibular 2008 se destinaram a candidatos oriundos de escolas públicas e 10% a afrodescendentes, além de haver cinco vagas para indígenas.

O reitor também destaca a oferta de 160 novas vagas, por conta da criação dos cursos de Oceanografia, Zootecnia e Artes Cênicas, a abertura da terceira ala e o aumento da cozinha do Restaurante Universitário (RU), a iminente ampliação da Moradia Estudantil e a construção, já a partir deste ano, do novo prédio do Básico, que substituirá as casas situadas atrás do edifício do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), que são da década de 60. “Este ano teremos o maior orçamento da história da Universidade”, destacou Botelho, ressaltando ainda a consolidação da pesquisa e da extensão e a crescente qualidade do conhecimento transmitido pela UFSC. O período será marcado também pela transição para a nova administração, que assume em maio e terá três anos para manter, ampliar ou rever as ações da Reitoria da Universidade.

Recepção dos calouros

A programação do dia 3, segunda-feira, prevê a Recepção aos Calouros, em sessões às 10h e às 19h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O programa começa com show de voz e violão da dupla Jackson e Lílian, saudação, exibição de um vídeo institucional, execução do Hino Nacional, pronunciamentos de boas-vindas, apresentação da Universidade e seus dirigentes, exibição da peça teatral “Adelaide Fontana”, com o Erro Grupo, nova performance de Jackson e Lílian e encerramento. A recepção oficial será feita pelo reitor Lúcio Botelho, pelo vice-reitor Ariovaldo Bolzan e pelo pró-reitor de Ensino de Graduação, Marcos Laffin, além de demais membros da Administração da UFSC.

A agenda que os calouros receberão no primeiro dia de aula contém dados sobre a Universidade, as pró-reitorias, os centros e departamentos, os serviços oferecidos pela instituição, a localização de cada curso e dos laboratórios e o funcionamento do Restaurante Universitário, da Moradia Estudantil, da Biblioteca Central, do Centro de Cultura e Eventos, do Hospital Universitário, da Agência de Comunicação, da Ouvidoria, do Escritório de Assuntos Internacionais e de outros setores da UFSC, além de dados sobre estágios, bolsas e cursos extracurriculares.

Será feita uma divulgação específica das atribuições da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), onde os calouros podem buscar todas as informações de que necessitarem. Ali, eles também podem se cadastrar para a seleção de bolsas de estudos que contemplam alunos desde a primeira fase na Universidade.

Para 2008, segundo a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Corina Martins Espíndola, um dos desafios da UFSC é ampliar o programa de permanência na Universidade, em vista da média elevada de evasão registrada nas universidades brasileiras. “A intenção é criar meios para que o estudante só saia em último caso, e não por falta de condições de continuar”, diz ela.

Trote Solidário

Em relação aos trotes, desde 2005 a UFSC organiza e apóia o Trote Solidário e tenta coibir as ações agressivas que acadêmicos veteranos ainda praticam, impondo humilhações aos calouros. O apoio se dá por meio dos Centros Acadêmicos, que fazem o acolhimento aos acadêmicos que estão chegando. O PRAE oferece uma premiação aos Centros e estimula que eles realizem ações de caráter social. “Nos últimos anos, graças a esse trabalho, mudou bastante a concepção de acolhimentos dos calouros na Universidade”, diz Corina Espíndola. Alguns centros (como o CED, CTC e CSE) já tentaram banir atividades e brincadeiras desagradáveis, que chegavam a criar pânico entre os novos estudantes, embora fossem proibidas.

O que os alunos vão encontrar

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) – Visa à interação do estudante no meio acadêmico, oferecendo programas e bolsas que facilitem a permanência dos alunos na Universidade.

Departamento de Assuntos Estudantis (DeAE) – Oferece programas relacionados à apresentação de trabalhos em eventos científicos, viagens de estudos e apoio discente em seminários, encontros e congressos.

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) – Cuida da gestão do ensino de graduação no campo dos assuntos pedagógicos e no acompanhamento da vida acadêmica dos estudantes.

Serviço Social – Oferece Bolsa Treinamento, possibilidade de acesso à Moradia Estudantil e cadastro de casas e apartamentos para venda e locação.

Moradia Estudantil – Possui mais de 150 vagas gratuitas para alunos que não têm condições de arcar com aluguel.

Restaurante Universitário (RU) – Por meio de cartão feito previamente, os estudantes podem fazer suas refeições a preços reduzidos, de segunda a sexta-feira.

Laboratório de Informática da UFSC (LabUFSC) – Mais de 230 computadores com acesso à Internet que podem ser usados gratuitamente pelos estudantes, desde que estejam cadastrados. Funciona no andar térreo da Biblioteca Central da UFSC.

Centro de Cultura e Eventos – Prédio com auditório para 1.400 pessoas, palco para eventos, lançamentos de livros e apresentações artísticas, além de restaurantes, lanchonetes, papelaria, livraria, agência bancária (Santander) e serviços de xerox, fotografia e venda de passagens.

Copa UFSC – Competição semestral que tem os objetivos de integrar a comunidade universitária e estimular a prática desportiva.

Serviço de Atendimento Psicológico – Estudantes formados no curso de Psicologia oferecem atendimento psicoterapêutico e de orientação profissional à comunidade universitária.

Ouvidoria – Canal de comunicação entre a instituição e a comunidade interna e externa à Universidade, recebendo críticas, sugestões, denúncias e elogios às atividades da UFSC.

Hospital Universitário – Por meio do Serviço de Atendimento à Saúde Comunitária (Sasc), o aluno da UFSC tem acesso à assistência médica gratuita no HU.

Sistema Integrado de Transporte Coletivo – Após se cadastrar no Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo da Grande Florianópolis (www.passerapido.com.br), o aluno recebe gratuitamente o Cartão Passe Rápido Estudante, que lhe permite o pagamento de meia passagem no uso do transporte coletivo da Capital.

Diretório Central dos Estudantes (DCE) – Localizado no 1º andar do Centro de Convivência, é a instância máxima de representação dos alunos. Confecciona as carteirinhas dos estudantes, que dão direito a meio entrada em cinemas e teatros.

Biblioteca Universitária – Coloca mais de 550 mil publicações – livros, revistas e periódicos diversos – à disposição dos estudantes, que podem ler e fazer consultas no local ou locar até 10 livros por vez, mediante cadastro de registro de empréstimo.

Departamento de Assuntos Culturais (DAC) – Responde por grande parte das atividades culturais oferecidas à comunidade universitária, nas áreas de música, teatro, coral e artes plásticas.

Agência de Comunicação da UFSC (Agecom) – Responsável pela comunicação institucional da Universidade, também cuida da identidade visual, do acervo fotográfico, do portal da UFSC na Internet, do Jornal Universitário, da divulgação de ações, atividades e projetos desenvolvidas por todos os centros e departamentos junto aos órgãos de comunicação do Estado e do País.

Escritório de Assuntos Internacionais (ESAI) – Responsável pelo intercâmbio da UFSC com o exterior, realiza convênios e acordos com 200 universidades de 40 países, facilitando a realização de cursos de mestrado e doutorado fora do Brasil.

Cursos extracurriculares – O Departamento de Letras da UFSC oferece semestralmente cursos de inglês, francês, espanhol, alemão, chinês e italiano,árabe, português para estrangeiros e agora também curso de libras.

Estágios e bolsas – A UFSC tem cerca de 2.000 bolsas e milhares de oportunidades de estágios. As opções são as bolsas de treinamento, de estágio, de monitoria, de extensão e de iniciação científica.

Mais informações com o reitor Lúcio José Botelho, pelos fones (48) 3721-9596 , e com a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Corina Martins Espíndola, pelos fones (48) 3721-9419 e 3721-9625 e pelo e-mail prae@reitoria.ufsc.br.

Por Paulo Clovis/ jornalista na Agecom – com informações da Agenda dos Calouros

Senhas para matrícula em atividades esportivas do Centro de Desportos serão distribuídas esta semana

28/02/2008 08:30

A Coordenadoria de Extensão e a Escola Infantil de Esporte, ligadas ao Centro de Desportos da UFSC (CDS), divulgaram o calendário para as inscrições nas modalidades esportivas que serão oferecidas no primeiro semestre de 2008. Estão sendo oferecidas 1.482 vagas para atividades aquáticas e 1.277 para outras modalidades.

As inscrições serão através de senhas numeradas, fornecidas pela Coordenadoria de Extensão / CDS (sala 50 – entre os ginásios 1 e 2), das 7h45 às 11h15 e das 13h45 às 17h15. Cada senha conterá o dia e horário em que as pessoas deverão comparecer na Coordenadoria e um número pelo qual serão chamadas para a realização da matrícula. A Coordenadoria solicita que as pessoas não venham antes do horário.

No dia 4 de março, terça-feira, serão distribuídas senhas para as atividades aquáticas: Natação, Hidroginástica, Aquafitness e Pólo Aquático, que vão realizar as matrículas entre os dias 5 e 7 de março, a partir das 8h, conforme a ordem numérica das senhas.

Para as outras modalidades, entre elas capoeira, condicionamento físico, ginástica, judô, musculação, dança, yoga e tênis, as senhas serão distribuídas no dia 10 de março, segunda-feira, e as respectivas matrículas nos dias 11, 12 e 13 de março, a partir das 8h, conforme a ordem numérica das senhas.

Todas as atividades terão início em 24 de março e término em 11 de julho, totalizando 16 semanas.

Haverá atividades para portadores de necessidades especiais. Os adultos devem entrar em contato com os bolsistas após o dia 3 de março, aos sábados, no período da manhã, nos ginásios do CDS, ou entrar em contato com a professora Marize Amorim Lopes pelo e-mail marize@cds.ufsc.br.

Já crianças na faixa de 2 a 7 anos podem participar do Projeto Atividade Motora Adaptada (AMA), cujas inscrições e entrevistas serão diretamente com a professora Angela Zuchetto, na primeira semana de março, na sala do Projeto, Bloco 6, no período da manhã.

Outras informações pelo site http://www.portalcds.ufsc.br/sites/extensao/index.jsp?page=/arquivos/extensao_default.html ou pelos telefones (48) 3721-9925 e 3721-8527.

Margareth Rossi / Jornalista da Agecom

Abertas inscrições para Programa de Bolsas de Extensão 2008

27/02/2008 16:28

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFSC recebe até o dia 17 de março as inscrições para o Programa de Bolsas de Extensão 2008. A bolsa de extensão é um auxílio financeiro proporcionado pela UFSC a estudantes de graduação, com o objetivo de incentivar sua participação no processo de interação entre universidade e sociedade. Também busca aprimorar o processo de ensino-aprendizagem através do envolvimento de estudantes e professores em situações concretas de ensino e pesquisa, viabilizadas pelas atividades de extensão. O período de vigência das bolsas será de 1º de maio a 15 de dezembro de 2008.

Este ano a principal alteração diz respeito ao número de bolsistas por projeto, que foi limitado a dois alunos. O objetivo é que mais propostas possam ser atendidas. Também não será mais exigido que os coordenadores indiquem de antemão o nome dos alunos candidatos às bolsas – basta fornecer um plano de trabalho detalhado e informar de quais cursos e fases o aluno deve ser. Se o projeto for aprovado, o coordenador fará a devida seleção.

Os coordenadores, que podem participar do processo seletivo com mais de um projeto, devem ser professores integrantes do quadro de pessoal permanente da UFSC, no efetivo exercício de suas atividades. Não poderão candidatar-se professores substitutos, visitantes, voluntários, aposentados, bolsistas recém-doutores ou afastados de suas atividades.

Na análise serão levados em conta critérios como a evidência de que a proposta e os objetivos do projeto sejam prioritariamente ações de extensão; o impacto comunitário; a interdisciplinaridade e interação comunitária do projeto; sua relevância acadêmica e impacto social. Será também priorizado o atendimento a comunidades carentes, entre outros requisitos especificados no Edital.

Em 2008 serão reservadas 15 bolsas de extensão para projetos cujas atividades tenham como objetivo atender comunidades carentes localizadas no entorno do Campus da UFSC: Maciço do Morro da Cruz, Trindade, Córrego Grande, Pantanal, Carvoeira, Itacorubi e Serrinha.

O edital do Programa de Bolsas de Extensão 2008 está disponível no site www.prce.ufsc.br

Saiba Mais:

Cronograma:

 Inscrições: 25 de fevereiro a 17 de março de 2008.

 Homologação das inscrições: 20 de março de 2008.

 Reunião das comissões de avaliação: 24 de março a 11 de abril de 2008.

 Divulgação dos contemplados: 18 de abril de 2008.

 Assinatura dos Termos de Compromisso do coordenador e dos alunos: 22 a 25 de abril 2008.

 Início da vigência das bolsas: 01 de maio de 2008.

 Término da vigência das bolsas: 15 de dezembro de 2008.

 Entrega do relatório final: até 27 de fevereiro de 2009.

Arley Reis / Agecom

Matrículas para os cursos extracurriculares de línguas serão de 3 a 10 de março

27/02/2008 15:15

O Departamento de Língua e Literatura (DLLE) do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) divulgou o calendário para a matrícula dos cursos extracurriculares de línguas para 2008.1

Data: 3 a 10 de março

Horário: 8h às 16h

Local: Prédio CCE – Térreo – Bloco B.

Período letivo: de 13 de março a 11 de julho de 2008.

30 encontros de 1h30min: 60 horas/aula.

Testes de Nivelamento

3/3 (2ª feira) – Inscrição para os testes via internet*, acessando o site http://www.cce.ufsc.br/extra das 8h às 17h. (vagas limitadas)

*As pessoas que não tiverem acesso à Internet devem procurar o DLLE

neste mesmo dia e horário.

3/3 (2ª feira) – 1º teste: Nivelamento para Inglês, níveis de 2 a 8 (18h30min).

4/3 (3ª feira) – 2º teste: Nivelamento para inglês, níveis de 2 a 8 (12h30min).

4/3 (3ª feira) – Nivelamento para Alemão, Espanhol, Francês, Italiano, TOEFL, Inglês Avançado, Leitura e Conversação em nível avançado (18h30min)

4/3 (3ª feira) – 3º teste: Nivelamento para inglês, níveis de 2 a 8 (18h30min).

5/3 (4ª feira) – 4º teste: Nivelamento para inglês, níveis de 2 a 8 (14h).

Matrícula para alunos que freqüentaram o curso em 2007.1 ou 2007.2

3/3 (2ª feira) – Inglês

4/3 (3ª feira) – Alemão, Espanhol, Francês, Italiano e Chinês

Matrícula para alunos novos

5/3 (4ª feira) – Matrícula para nível 1 de Alemão, Espanhol, Francês, Italiano, Chinês,Libras,Árabe.

5/3 (4ª feira) (Somente das 14h às 16h ) Matrícula para os alunos

classificados no teste de nivelamento de Alemão, Espanhol, Francês e Italiano

6/3 (5ª feira) – Matrícula para os alunos classificados no teste de nivelamento de Inglês, exceto nível 1.

7/3 (6ª feira) – Matrícula para nível 1 de Inglês e Leitura em Inglês 1.

10/3 (2ª feira) – Matrícula para vagas remanescentes.

Matrícula para o curso de Português para Estrangeiros

3/3 a 5/3 (2ª a 4ª feira) Matrícula e inscrição para nivelamento

(14h às 16h).

6/3 (5ª feira) – Teste de nivelamento (14h).

Período letivo: 13 de março a 11 de julho de 2008.

30 encontros de 1h30min: 60 horas/aula.

Taxas:

• A taxa para inscrição no teste de nivelamento é de 1 quilo de alimento não perecível, que deverá ser entregue na Sala de Leitura do DLLE, no Prédio A do CCE, térreo, no dia e horário da prova. Esses alimentos serão doados para instituições carentes de Florianópolis.

Valor total do curso – por semestre : (pagamento a ser efetuado no ato da matrícula):

Estudante universitário: R$ 250 (munido de comprovante de matrícula 2008.1).

Professor e servidor da UFSC: R$ 250 (munido de comprovante).

Servidores públicos de outras instituições: R$ 310 (munido de comprovante).

Comunidade: R$ 430

TOEFL (Curso preparatório) (Estudante R$330,00) (Serv. Público R$410,00) (Comunidade R$570,00)

25% do valor total do curso correspondem à taxa de matrícula.

Em caso de desistência do curso, serão descontados do valor total : a taxa de matrícula e as aulas ministradas até a data da desistência.

O cancelamento da matrícula deverá ser oficializado junto à coordenação dos cursos extracurriculares.

• Informações detalhadas no site http://www.cce.ufsc.br/extra ou no local da inscrição.

• A abertura de cada turma está condicionada a um número mínimo de alunos matriculados. Em caso de não constituição de uma turma, o valor total da inscrição será restituído.

• A idade mínima exigida para inscrição é de 15 anos.

Informações: (48) 3721-6607 e 3721-9355 ou llesec@cce.ufsc.br

Por Alita Diana/jornalista da Agecom

Leia também:

UFSC abre inscrições para curso extracurricular de Libras

Telefones da UFSC voltam a funcionar

27/02/2008 10:42

C O M U N I C A D O

A partir de hoje a nova Central Telefônica será ativada gradativamente. Considerando que toda a numeração de ramais será reprogramada, poderão ocorrer problemas de numeração e/ou funcionamento em alguns setores. As solicitações para correção de eventuais falhas deverão ser encaminhadas diretamente ao setor de telefonia através do e-mail: telefonia@reitoria.ufsc.br.

Mário Kobus

Pró-Reitor / PROAF

Linhas emergenciais:

3721-9320 GR Recepção

3721-6018 Secretária do Reitor

3721-9329 Secretária Vice-Reitor

3721-6028 PREG

3721-6052 PRDHS

3721-6032 PRAE

3721-6024 PRCE

3721-6020 PROAF

3721-9375 Orçamento

3721-9537 Secretária PROAF

3721-9315 DMSG

3721-9656 DMSG

3721-9794 CPL

3721-9979 CPL

3721-6030 Direção ETUSC

3721-5101 ETUSC

3721-9555 Vigilância

3721-9442 Vigilância

3721-6044 Prefeito do Campus

3721-9333 Prefeitura do Campus

3721-9517 Manutenção Prefeitura

3721-9331 DAE

3721-6515 DAE

3721-9391 DAE

3721-9608 DAE

Emergência Pediátrica do Hospital Universitário será fechada temporariamente

26/02/2008 17:28

A direção geral do Hospital Universitário (HU) comunica que a Emergência Pediátrica será fechada temporariamente de 4 a 14 de março de 2008, para adequação da climatização da Unidade. Neste período, a população deve procurar os Postos de Saúde e as Emergências de outros hospitais para situações que não forem de urgência.

Segundo a direção, o fechamento da Unidade é para agilizar as obras, no sentido de evitar maior prejuízo para a população.

Outras informações com a vice-diretora do HU/UFSC, professora Ana Maria Nunes de Faria Stamm, pelo telefone (48) 3721-9100 ou pelo e-mail secdg@hu.ufsc.br.

Economia Política dos Sistemas-Mundo é tema de encontro nacional na UFSC

26/02/2008 16:04

O Departamento de Ciências Econômicas e o Programa de Pós-Graduação em Economia da UFSC realizam de 30 de junho a 1° de julho de 2008, no Centro Sócio-Econômico da UFSC, o 2º Colóquio Brasileiro em Economia Política dos Sistemas-Mundo. O prazo final para submissão de resumos de trabalhos é dia 2 de abril. O evento é aberto e gratuito.

Promovido pelo Grupo de Pesquisa em Economia Política dos Sistemas-Mundo (GPEPSM), o colóquio tem como objetivo desenvolver e disseminar no Brasil pesquisas acadêmicas em tópicos relevantes para a Análise dos Sistemas-Mundo, em especial aqueles relacionados à América Latina. Na programação, conferências internacionais, apresentação de trabalhos científicos e minicursos.

De acordo com o professor Pedro Vieira, coordenador do evento, os trabalhos científicos a serem apresentados devem abordar processos sociais, políticos, econômicos e culturais de qualquer momento histórico, desde que tenham como referencial teórico a Economia Política dos Sistemas-Mundo (EPSM), e podem ser de desenvolvimento teórico, análise crítica e/ou aplicação da EPSM.

A programação completa do evento será divulgada no dia 24 de junho no site www.gpepsm.ufsc.br.

Outras informações pelo telefone (48) 3721-6627, pelo e-mail hpgpepsm@cse.ufsc.br ou pelo site www.gpepsm.ufsc.br.

Instruções para submissão de artigos:

Enviar arquivo eletrônico com o resumo de até uma página (formato DOC ou RTF), até o dia 2 de abril de 2008, com identificação do autor (nome, endereço, filiação institucional, e-mail e telefone) para o endereço eletrônico hpgpepsm@cse.ufsc.br.

Divulgação dos resumos aceitos:

A lista de trabalhos aceitos será publicada no site do Grupo de Pesquisa em Economia Política dos Sistemas-Mundo (www.gpepsm.ufsc.br) em 9 de abril de 2008. A organização não fornecerá recursos financeiros para transporte e hospedagem dos autores.

Submissão dos artigos completos:

Enviar arquivo eletrônico com o artigo, até o dia 30 de maio de 2008, com identificação do autor (nome, endereço, filiação institucional, e-mail e telefone) para o endereço eletrônico hpgpepsm@cse.ufsc.br.

Formatação do artigo:

Fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5, tamanho máximo de 25 páginas (incluindo gráficos e bibliografia), em formato DOC ou RTF.

Margareth Rossi / Jornalista da Agecom

Hospital Universitário inaugura nova UTI

25/02/2008 18:54

O Hospital Universitário (HU) ganhou uma nova Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A inauguração aconteceu nesta segunda-feira, dia 25, às 9 horas. Com a obra, a capacidade de atendimento passará de sete para 20 leitos, consolidando o HU como uma das principais referências para a saúde pública do Estado. O Hospital passa a operar com uma UTI modelo, concebida dentro dos modernos padrões de atendimento hospitalar recomendados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Foram investidos R$ 2,6 milhões no projeto estrutural e na compra de equipamentos, através de recursos do Fundo Nacional de Saúde. A obra, com quase mil metros quadrados, levou dois anos para ser finalizada, com projeto arquitetônico de Antonio Carlos Silva, do Escritório Técnico da UFSC.

A nova UTI funcionará no 4º andar do Hospital Universitário, numa área que foi construída para esta finalidade.

Segundo a direção do HU, o próximo desafio será a contratação de profissionais de saúde para a UTI funcionar plenamente. Isto ainda depende da autorização para a abertura de concursos públicos através do Governo Federal. Na antiga UTI futuramente funcionará um Centro de Endoscopia.

Fernando Machado, diretor da UTI, salienta que as novas instalações podem ampliar a média de 350 pacientes internados anualmente na unidade. Isto dependerá da contratação de cem profissionais de saúde para suprir o pleno funcionamento. Inicialmente a nova UTI vai funcionar com dez leitos.

A Associação dos Amigos do HU entregou para a senadora Ideli Salvati, que esteve presente na solenidade, um dossiê com as principais necessidades do Hospital. Para o diretor Carlos Alberto Justo da Silva (Paraná), o ideal seria ativar todos os leitos. Ele considera a obra essencial para qualquer hospital, pois a recomendação das organizações de saúde é manter 10% dos leitos para a UTI. O HU possui atualmente 300 leitos. Paraná citou uma pesquisa realizada com usuários que apontam um índice de satisfação de 88%. “Isto demonstra que é viável a saúde no setor público”, disse.

Representando a Secretaria Estadual de Saúde, Roberto Hass salientou que em Santa Catarina o governo tem dificuldades em operar com terapia intensiva: “O HU em sido um grande parceiro, atendendo pacientes independente da sua origem domiciliar”.

Para o reitor da UFSC, Lúcio Botelho, o HU ainda não está pronto, pois faltam outras obras essenciais, como a unidade de queimados, por exemplo. Lúcio ressaltou a necessidade de valorização do Governo Federal dos hospitais universitários: “Educação e saúde são funções de Estado”. O reitor creditou os méritos na viabilização dos recursos para a UTI aos ex-deputados Edison Andrino e Mauro Passos, que juntamente com a senadora Ideli Salvati garantiram as verbas da União.

Paulo Liedke/Agecom

Debate e lançamento de livro sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar

25/02/2008 18:20

O debate sobre políticas públicas e o lançamento do livro “Pronaf 10 anos: mapa da produção acadêmica”, de autoria do professor do departamento de Economia da UFSC, Lauro Mattei, acontece no dia 26 de fevereiro, às 13h45, na sede da Epagri, em Florianópolis.

O presidente da Epagri, Murilo Flores, o professor Lauro Mattei e o assessor Eros Marion Mussoi coordenam o debate que envolve os dirigentes da Epagri, que estarão participando de reunião da empresa, além de técnicos, pesquisadores, estudantes e agricultores interessados.

Às 16h, será feito o lançamento do livro que faz um mapa da produção acadêmica brasileira sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf, que é a grande novidade da política pública para o meio rural do país. Segundo o autor, o livro interessa a todos aqueles que trabalham com políticas públicas destinadas à promoção do desenvolvimento rural, desde pesquisadores, professores e gestores de políticas públicas até estudantes e agricultores.

O livro foi editado pelo Núcleo de Estudos Rurais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (NEAD), em 2006, e tem 202 páginas. Por ser uma publicação institucional, o livro não é comercializado, devendo ser solicitado no NEAD ou na Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), em Brasília.

O livro

A obra está dividida em duas grandes partes. Na primeira delas, composta por cinco capítulos, são analisados 144 trabalhos acadêmicos realizados sobre o Pronaf entre 1996 (quando o programa foi instituído) e 2006. “No primeiro capítulo mostro como esses 144 estudos se dividem em diferentes tipos de trabalho”, informa Mattei, explicando que 91 deles são artigos científicos de várias áreas técnicas apresentados em congressos nacionais, 37 estudos são dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas nas mais diversas instituições de ensino superior do país e 16 são relatórios de pesquisa realizados no período de 10 anos.

Na segunda parte do livro, chamada de catálogo temático do conjunto dos estudos, foi feita uma breve resenha de cada estudo até porque o livro é acompanhado de uma versão eletrônica (CD ROM) da grande maioria desses trabalhos que estavam disponíveis digitalmente. Isto porque ao livro é acompanhada uma versão eletrônica (CD Rom) da grande maioria desses trabalhos que estavam disponíveis digitalmente.

“Foi um árduo trabalho que vai auxiliar aqueles que quiserem estudar o Pronaf e que terão acesso a uma extensa bibliografia”, garante Mattei.

Outras informações com o professor Lauro Mattei, pelo e-mail mattei@cse.ufsc.br ou com Márcia Sampaio, pelo telefone: (48) 3239-5503 ou pelo e-mail: marcias@epagri.sc.gov.br.

Seminário debate modelo de pesquisa e pós-graduação das IFES

25/02/2008 16:14

Dirigentes e representantes de agências de apoio à ciência e tecnologia do País debateram, nesta quarta-feira (20/02), o modelo de pesquisa e de pós-graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), em seminário promovido pela Andifes, em Salvador, Bahia. O encontro discutiu as possibilidades de superar a fragmentação da pós-graduação, as formas de financiamento, a avaliação de desempenho e outras questões para auxiliar a formulação de propostas de reestruturação da pós-graduação brasileira no âmbito das IFES.

O presidente da Andifes, reitor Arquimedes Diógenes Ciloni (UFU), abriu o seminário, afirmando que as IFES possuem programas de pós-graduação de alto nível – a maioria ostenta conceitos máximos, entre 5 e 7, de acordo com a avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Entretanto, os cursos avaliados insatisfatoriamente precisam de auxílio para melhorar sua conceituação.

A vice-presidente do (CNPq), Wrana Maria Panizzi, e o coordenador do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP), Jaime Arturo Ramírez , apresentaram o histórico e os indicadores da pesquisa e da pós-graduação brasileira. Segundo eles, o Brasil ocupa hoje a 15ª posição no cenário de produção científica mundial, titulando mais de dez mil doutores e trinta mil mestres por ano.

Entre os dados apresentados, estão: as IFES acomodam e são responsáveis pela titulação de 50% dos alunos de pós-graduação do País; o sistema federal de pós-graduação brasileiro é responsável pelo oferecimento de 56% dos programas de doutorado, apresentando a maior expansão no último triênio; 53% dos docentes das IFES estão envolvidos em pós-graduação no País; o corpo discente vem crescendo a uma taxa maior a 10% ao ano em matrículas, alunos novos e titulados.

O diretor de programas da Capes, Emídio Cantídio de Oliveira Filho , fez uma apresentação sobre o financiamento da pesquisa e da pós-graduação no Brasil. De acordo com ele, a agência financia atualmente 3.165 cursos, por meio de bolsas de estudo de mestrado (20.827), doutorado (12.007) e pós-doutorado (369).

Em 2007, a Capes investiu aproximadamente R$ 642 milhões em financiamento para formação de recursos humanos e desenvolvimento das atividades da pós-graduação no País. Para este ano, está previsto um orçamento de cerca de R$ 701 milhões.

Os presidentes do CNPq, Marco Antônio Zago , e da Capes, Jorge Almeida Guimarães, debateram sobre a relação das agências com as IFES. De acordo com os dados apresentados, as universidades brasileiras são grandes produtoras de conhecimento científico. Cerca de 75% dos nossos cientistas encontram-se nessas instituições. Em países como o Canadá, os Estados Unidos, a Inglaterra e a Alemanha, este percentual não chega a 40%.

O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ícaro de Sousa Moreira, e o diretor de avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro, fizeram uma avaliação da pesquisa e da pós-graduação brasileira. A expansão da pesquisa e da pós-graduação nas IFES foi o tema debatido pelo vice-presidente da Andifes, reitor José Ivonildo do Rêgo (UFRN), e pelo ex-reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Francisco César de Sá Barreto .

O modelo de pesquisa e de pós-graduação das IFES será debatido na reunião do Conselho Pleno da Andifes, que acontecerá na Universidade Federal de Tocantis (UFT) e em outros encontros da Associação. Após, a Andifes deverá formular uma proposta de fortalecimento e expansão da pós-graduação das IFES, que será apresentada ao Ministério da Educação.

Confira as apresentações do seminário no enedereço http://www.andifes.org.br/news.php#6647:

Wrana Maria Panizzi (vice-presidente do CNPq)

Jaime Arturo Ramírez (coordenador do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP))

Emídio Cantídio de Oliveira Filho (diretor de programas da Capes)

Marco Antônio Zago (presidente do CNPq)

Luiz Antonio Rodrigues Elias (secretário-executivo do MCT)

Francisco César de Sá Barreto (ex-reitor da UFMG)

Fonte: Lilian Saldanha – Assessoria de Comunicação da Andifes

Inscrições abertas para intercâmbio entre universidades do Brasil e dos EUA

25/02/2008 16:12

Instituições de ensino superior brasileiras interessadas em participar de intercâmbio e cooperação com instituições norte-americanas podem participar do Programa de Consórcios em Educação Superior entre o Brasil e os Estados Unidos. O programa é uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/Mec) com o Fundo para Melhoria da Educação Pós-Secundária (Fund for the Improvement of Post Secondary Education – Fipse), dos EUA. As inscrições ficam abertas até 30 de abril.

Para participar do programa Capes-Fipse, as universidades devem apresentar projetos de consórcios institucionais bilaterais em qualquer área de formação acadêmica, envolvendo, pelo menos, duas instituições de cada país. Os projetos devem ter como foco o apoio a estudantes do nível de graduação.

Além disso, os projetos bilaterais devem incluir o aprendizado da língua do país parceiro e a exposição às culturas dos dois países. Outra preocupação deve ser a aproximação das estruturas curriculares nas áreas objetos dos projetos de consórcios, contemplando inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes.

Missões – O programa apóia a realização de missões de trabalho (viagens de curta duração) de docentes e coordenadores do projeto. Também financia missões de estudo, concedendo bolsas a estudantes brasileiros de graduação, nos Estados Unidos, no valor mensal de US$ 750, passagens aéreas, seguro saúde e auxílio instalação. A equipe brasileira recebe recursos de custeio no valor de até R$ 10 mil por ano. Saiba mais sobre o Capes-Fipse no endereço http://www.capes.gov.br/editais/abertos/fipse.html.

(Fátima Schenini)

Fonte: Portal Capes, 22/02/2008

Diretor do CED participa de encontro com o Ministro da Educação

25/02/2008 15:35

O professor Calos Alberto Marques, diretor do Centro de Ciências da Educação da UFSC (CED), participa nesta segunda-feira, dia 25, em Brasília, de um encontro com o ministro da Educação Fernando Haddad.

Juntamente à presidência do Fórum Nacional dos Diretores de Centros de Educação, Bebeto – como é conhecido no Campus – vai defender melhorias na formação de professores. A pauta da reunião com o ministro inclui a discussão do Sistema Nacional de Formação de Professores e a revisão dos currículos dos Cursos de Pedagogia.

A programação é a seguinte:

Dia 25/2

9h30 – Reunião do FORUNDIR

Local: Sala de reuniões da Direção da Faculdade de Educação 3

14h30 – Audiência com o ministro da Educação

Local: Ministério da Educação – GM

Pauta:

– Sistema Nacional de Formação de Professores

– Currículos dos Cursos de Pedagogia

– ENADE – Pedagogia

Dia 26/2

10h – Reunião do FORUNDIR com a professora Jaqueline Moll (SECAD)

Local: Ministério da Educação, Esplanada dos Ministérios, Bloco L, sala 706

Dias 27, 28 e 29/2

– Seminário “Mais Educação”

Por Paulo Liedtke/Agecom

UFSC abre inscrições para curso extracurricular de Libras

25/02/2008 14:00

A UFSC terá este ano três turmas para um curso extracurricular na Língua Brasileira de Sinais (Libras). As inscrições devem ser feitas no Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras, no Centro de Comunicação e Expressão, no dia 5 de março. As aulas serão oferecidas terças e quintas-feiras, nos períodos da manhã, tarde e noite.

O programa contempla assuntos como ´Identidade e culturas surdas`; ´História da Língua de Sinais Brasileira`; ´Comunidades usuárias da língua de sinais brasileira` e ´Lições em língua de sinais`. Prevê também aulas sobre reconhecimento dos elementos que constituem os sinais (fonologia e morfologia); reconhecimento do corpo e das marcas não manuais (sintática, semântica e pragmática), entre outros temas.

As aulas serão ministradas pela professora Ana Regina e Souza Campello, há 28 anos docente de Libras. A professora é surda de nascença, se formou em Biblioteconomia e em Pedagogia. Atualmente faz doutorado em Lingüística. É militante na causa da comunidade surda-muda.

De acordo com a professora, qualquer pessoa que tenha contato com amigos, alunos, filhos, parentes e vizinhos surdos-mudos pode participar. O único “pré-requisito” é ter interesse em aprender, conhecer e aprofundar o conhecimento da língua de sinais brasileira para se comunicar com os surdos-mudos.

Para mais informações ligue 3721-6607/3721-9355 ou envie um e-mail para llesec@cce.ufsc.br

Arley Reis / Agecom

Saiba Mais:

Libras é a língua de sinais brasileira, usada na comunidade surda. Possui gramática como toda língua natural e humana, como Fonologia, Morfologia, Sintática, Semântica e Pragmática. Tem seus parâmetros como: configurações de mão, movimentos, pontos de locação, orientação e expressões não-manuais.

Custo:

– Estudante universitário: R$250,00 (munido de comprovante de matrícula 2008.1).

– Professor e servidor da UFSC: R$250,00 (munido de comprovante).

– Servidores públicos de outras instituições:R$310,00 (munido de comprovante).

– Comunidade: R$430,00

Mais Informações:

Vanessa dos Santos Amadeo

Secretária da Coordenação do Curso de Graduação em Letras/Libras

Universidade Federal de Santa Catarina

Campus Universitário – Trindade

Centro de Comunicação e Expressão – prédio B – sala 531

Florianópolis/SC

CEP: 88040-900

vanessa@ead.ufsc.br

Ministério de Desenvolvimento Agrário e UFSC oferecerem cursos gratuitos para agentes de extensão rural

25/02/2008 09:07

Estão abertas na UFSC inscrições para cursos gratuitos de formação de agentes de assistência técnica e extensão rural. O objetivo é capacitar profissionais para apoiar o desenvolvimento rural sustentável da Região Sul. Os cursos serão oferecidos por meio de uma ação conjunta entre a Secretaria de Agricultura Familiar, vinculada ao Ministério de Desenvolvimento Agrário, e o Departamento de Engenharia Rural, do Centro de Ciências Agrárias da UFSC. Podem se candidatar agentes de nível médio ou superior, que atuam ou tenham experiência na área e estejam vinculados a uma entidade de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). As aulas acontecerão na UFSC.

Os cursos terão como base princípios da Agroecologia e padrões tecnológicos e de gestão participativa que levem à intensificação das atividades produtivas, com qualidade ambiental e social e respeito às características culturais das populações locais. ´Sistemas agroflorestais ` e ´Agroecologia e produção agrícola e pecuária de base ecológica` estão entre os temas contemplados (veja relação de cursos abaixo).

Os candidatos deverão ter experiência no trabalho com agricultura familiar, na área específica do curso que pretendam participar e em atividades com metodologias participativas, além de habilidade para o diálogo, o relacionamento interpessoal e com trabalhos em grupo. Os integrantes serão selecionados por uma comissão formada por professores da UFSC e do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater ), a partir do exame de Curriculum vitae, de justificativa para participar e do perfil acima.

Mais informações no site www.agroecologia.ufsc.br e e-mail ater@agroecologia.ufsc.br

Arley Reis / Agecom

Saiba Mais:

Cursos, datas e períodos de inscrição:

– Aprendizagem e Ação Participativa: teoria e prática sobre Diagnóstico, Planejamento e Ação Participativa em Extensão Rural

Período: 7 a 18 de abril

Vagas: 35

Inscrições: 25/02/08 a 14/03/08

– Sistemas Agroflorestais

Período: 05 a 16 de maio

Vagas: 35

Inscrições: 25/02/08 a 14/03/08

– Agroecologia e Produção Agrícola e Pecuária de Base Ecológica

Período: 26 de maio a 06 de junho

Vagas: 35

Inscrições: 14/04/08 a 05/05/08

– Análise de Cadeias Produtivas, Organização de Arranjos Produtivos Locais e Organização da Produção e Comercialização

Período: 16 a 27 de junho

35 vagas

Inscrições: 14/04/08 a 05/05/08

– ATER Pesqueira: ações de Ater com Pescadores Artesanais e Aqüicultores familiares

Período: 11 a 22 de agosto

35 vagas

Inscrições: 07/07/08 a 21/07/08

Ater com Comunidades Quilombolas: enfoques e especificidades

Período: 22 a 26 de setembro

40 vagas

Inscrições: 07/07/08 a 21/07/08

– Pedidos de inscrição deverão ser enviados para o seguinte endereço:

Universidade Federal de Santa Catarina,

Centro de Ciências Agrárias,

Departamento de Engenharia Rural,

Rodovia Admar Gonzaga, 1346, Itacorubi, Caixa Postal: 476, CEP 88040-900, Florianópolis, SC, aos cuidados de “Cursos para Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural Da Região Sul” até os prazos a descritos acima.

Editora da UFSC participa do Salão do Livro de Paris

25/02/2008 08:13

Nove livros e o catálogo de publicações da Editora da UFSC estarão expostos, entre os dias 20 e 25 de março, no 18º Salão do Livro de Paris. Os leitores franceses interessados no Brasil, estudiosos, professores, tradutores, editores, agentes literários, pesquisadores, estudantes e brasileiros e portugueses que moram na França poderão ter um primeiro contato, por exemplo, com a poesia de Rubens da Cunha, revelação da literatura feita em Santa Catarina, por meio do livro Casa de Paragens. Ou com Homens e Algas, volume de contos publicado originalmente em 1957 por Othon D’Eça, que retrata a crueza da vida dos pescadores nas baías de Florianópolis. Ou, ainda, com o segundo volume dos Diálogos com a Literatura Brasileira, no qual Marco Vasques entrevista alguns dos principais escritores contemporâneos brasileiros.

O diretor da EdUFSC, Alcides Buss, explica que a participação do Brasil na feira – uma das mais importantes da Europa e o maior evento do mercado editorial francês – se dá, tradicionalmente, através da Câmara Brasileira do Livro, com o apoio da Fundação Biblioteca Nacional, que assumem as despesas de transporte e outros custos. Cada editora tem o direito de enviar 10 títulos, preferencialmente nas áreas da literatura e da história, além de obras de referência, que depois do evento são doados a bibliotecas de Paris. “Por ser uma grande vitrine, o Salão é uma boa oportunidade para divulgar a editora e o próprio selo da UFSC na Europa e de colocar novos autores ao lado de nomes como Jorge Amado e Clarice Lispector, muito lidos na França”, diz Buss.

Em 2008, o Salão de Paris vai prestar uma homenagem ao Brasil e dar destaque, além de Jorge Amado, a João Ubaldo Ribeiro e Chico Buarque. A previsão é de que o evento receba mais de 200 mil visitantes, sendo 30 mil profissionais do setor livreiro. A feira deste ano vai contar com 561 estandes, reunindo 1.167 editoras, espalhadas por uma área de 35 mil metros quadrados.

Além dos livros citados, a Editora da UFSC levará para Paris os seguintes títulos: Pão-por-Deus, de Maria Eli Braga Mannrich; Pedras Soltas, de Eloí Elisabete Bocheco; Que Trazes pra Mim?, de Cynthia Valente; A Ponte: Prosa e Verso, de Antônio Paladino; Tempo de Querer, de Helton Ricardo Ouriques; e Borboletras, de Suzana Mafra.

Projetos para 2008

Se em 2007 a greve de três meses dos trabalhadores técnico-administrativos da Universidade reduziu em cerca de 20% o número de edições programadas (foram quatro títulos a menos, fora as reedições), para este ano a meta da EdUFSC é chegar aos 50 lançamentos, sem contar a reedição de obras de catálogo já esgotadas.

Os primeiros lançamentos previstos para 2008 são os Contos de Gabriele Wohmann, com tradução da professora Rosvitha Friesen Blume, pela primeira vez publicados no Brasil; Franklin Cascaes, o Mito Vivo da Ilha, de Adalice Maria de Araujo; O Novo Conto Catarinense, coletânea de textos de novos autores, organizada pela professora Regina Carvalho; e Um Percurso para Pesquisas com Base em Corpus, de Regina Márcia Gerber e Vera Vasilévski, voltado para a área da lingüística.

Também deve ser lançada em breve a reedição dos três volumes de Estrutura e Origem das Paisagens Tropicais e Subtropicais, de João José Bigarella, um dos títulos mais procurados nos grandes eventos do livro dos quais a EdUFSC participa em todo o País. Títulos da Série Didática já esgotados também serão editados em breve, para atender ao interesse dos professores e alunos da própria Universidade Federal de Santa Catarina.

Paulo Clovis / Agecom

Mais informações com o diretor da Editora da UFSC, Alcides Buss, pelo fone (48) 9972-3045 ou pelo e-mail alcides@editora.ufsc.br.

Vestibular 2008: UFSC divulga segunda chamada de calouros e chamada de alunos remanejados

22/02/2008 14:11

O Departamento de Administração Escolar (DAE) divulgou os editais referentes à segunda chamada de calouros do Processo Seletivo/2008, dos calouros matriculados e remanejados para o primeiro semestre letivo de 2008 e também a segunda chamada dos que ingressam em Engenharia de Materiais, curso que tem calendário diferenciado.

Para conferir os editais, acesse:

http://notes.ufsc.br/aplic/comunica.nsf?OpenDatabase

Mais informações: 3721-9707 ou daegd@mbox1.ufsc.br

Especial Pesquisa: Série de matérias mostra produção do conhecimento na UFSC

22/02/2008 11:20

Foco: produção agroecológica em pequenas propriedades

Foco: produção agroecológica em pequenas propriedades

Estudo gera instrumento para avaliação nutricional e sensorial de bufês de café da manhã

– UFSC aprova projeto em edital de apoio à agricultura familiar

– Estudo da UFSC recebe menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2007

– Finep aprova mais de 1,7 milhão para que UFSC execute projetos nas áreas de genômica e proteômica

– Laboratório POLO da UFSC é um dos contemplados do Pronex

– Trabalhos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem são premiados

– UFSC inaugura Laboratório Central de Microscopia Eletrônica

– UFSC contribui para identificação de comunidades quilombolas

– Estudantes da UFSC têm dicas para sobremesas mais saudáveis

– Parceria entre UFSC e Natura resulta em desenvolvimento de novos cosméticos

– Capes eleva conceito de 11 cursos de pós-graduação da UFSC

– Pesquisa sobre traduções de obras italianas em estudo na UFSC

– Obesidade infantil em Florianópolis é tema de pesquisa na UFSC

– Estudante da UFSC busca processos limpos e econômicos para o tratamento de resíduos hospitalares

– Jovem pesquisador: Estudante de agronomia caracteriza populações de xaxim para conservar a espécie em extinção

– Acadêmica da UFSC ganha Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo

– Trabalho estabelece composição nutricional do berbigão da Reserva Extrativista Marinha Pirajubaé

– Trabalho estabelece composição nutricional do berbigão da Reserva Extrativista Marinha Pirajubaé

-Doutoranda da UFSC recebe prêmio em simpósio na Alemanha

-UFSC comemora dez anos de produção solar de energia elétrica

-Estudo relaciona ansiedade, depressão e consumo de álcool entre jovens

-UFSC colabora com esforço nacional de estudo do biodiesel

-Pós-graduandos da UFSC recebem menção honrosa na Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia

-Consumo de medicamentos em comunidades indígenas é tema de dois estudos da UFSC

– Projeto do Departamento de Ecologia e Zoologia estuda pesca artesanal na Baía Norte

– UFSC estuda nanocápsulas com princípio ativo do açafrão para tratamento do câncer de pele

– Coletânea debate novos arranjos familiares e parcerias numa perspectiva transdisciplinar

– UFSC desenvolve tecnologia para recuperação de florestas degradadas

– Estudante da UFSC prepara livro sobre feijoada

– UFSC estuda células-tronco a partir de placenta e de cordão umbilical

– UFSC e Epagri lançam espécies melhoradas da goiabeira-serrana

– Fazendas marinhas diversificam produção em Santa Catarina

– Laboratório recebe financiamento para continuar pesquisas com vacina contra a AIDS

– Pesquisa comprova presença do subtipo C do vírus da AIDS em Santa Catarina

– Projeto da UFSC sobre utilização da água de coco verde ganha prêmio nacional

– Pesquisa da UFSC pode garantir a segurança no consumo de moluscos

– Laboratório da UFSC é peça-chave na pesquisa e no controle da leishmaniose em Santa Catarina

– Laboratório de Moluscos Marinhos participa de projeto de coletores de mexilhão

– Trabalho com samambaia-preta rende Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2006 para mestranda da UFSC

– Professores da UFSC participam da assinatura do convênio entre Sebrae e Acavitis para produção de vinhos finos

– Pesquisa analisa homicídios na Região Metropolitana de Florianópolis

– UFSC assina acordos e marca implantação de seu Núcleo de Inovação Tecnológica

– Pesquisador aborda em livro a formação econômica de SC

– Núcleo que pesquisa cuidado de pessoas com doenças crônicas completa 20 anos

– Pastoreio Voisin da UFSC mostra as vantagens de um manejo racional dos pastos

– Pesquisadores da UFSC desenvolvem bala de erva-mate

– Pesquisas da UFSC constroem com as comunidades rurais conhecimentos para desenvolver usos alternativos da floresta

– Estudo mostra como funciona o mercado imobiliário em áreas de pobreza da região metropolitana de Florianópolis

– Análise de vegetais consumidos em Florianópolis é apresentada na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão

– Projeto que busca proporcionar ‘status de café’ à erva-mate será mostrado na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão

– Professores da UFSC se unem para construir o primeiro Museu de Ciências do Estado

Especial Pesquisa: Estudo da UFSC recebe menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2007

22/02/2008 10:50

Uma pesquisa que propõe diálogo entre educação e cinema recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2007. A tese ´Da Teoria Crítica de Adorno ao Cinema Crítico de Kluge: educação, história e estética`, de Robson Loureiro, foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC.

O Prêmio Capes de Tese foi instituído em 2005, com o objetivo de destacar os melhores doutorados defendidos nos cursos reconhecidos pelo MEC. Foram considerados critérios de originalidade e qualidade. Em 2007 foram inscritas no concurso 417 teses. O resultado final resultou de três etapas de avaliação: as teses passaram por comissões de premiação, por comissões de revisão e por comissões de concessão dos grandes prêmios, envolvendo o total de 51 comissões e 207 consultores de diversas instituições de ensino superior do Brasil.

O trabalho da UFSC que recebeu menção honrosa foi orientado pela professora Maria Célia Marcondes de Moraes, na área de concentração Educação, História e Política. A pesquisa permitiu o estudo dos filmes do cineasta alemão Alexander Kluge, um dos principais representantes do Novo Cinema Alemão. Robson Loureiro relacionou as concepções de estética, de história e educação presentes nas obras de Kluge e fez uma aproximação com a filosofia de Adorno – teórico da primeira geração da Escola de Frankfurt com quem o cineasta alemão teve proximidade intelectual e pessoal.

Segundo Loureiro, a construção de novos parâmetros estéticos e educacionais propostos no cinema de Kluge ocorre no contexto das lutas do Novo Cinema Alemão de elaborar a história do país e, ao mesmo tempo, trilhar caminhos estéticos alternativos ao modelo de filmes de Hollywood. “Na qualificação dessa proposta reside uma das convergências entre Kluge e Adorno”, destaca o autor no resumo de sua tese.

Resguardada a distinção essencial entre o ensaio artístico e o filosófico, há, entre Adorno e Kluge, a busca comum pelo exercício da liberdade e da experimentação nos campos específicos em que atuam, explica Loureiro. A partir do diálogo entre os filmes de Kluge analisados e a filosofia de Adorno, sua tese extrai elementos e desafios para pensar a educação. “Assim como a filosofia adorniana, os filmes de Kluge não deixam de expor e propor uma crítica à ordem estabelecida”, destaca.

Menção Honrosa

Área: Educação

Autor: Robson Loureiro

Tese: Da Teoria Crítica de Adorno ao Cinema Crítico de Kluge: educação, história e estética

Orientadora: Maria Célia Marcondes de Moraes

Co-orientador: Ricardo Gaspar Müller

Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina

Os ganhadores do Prêmio Capes de Teses, em cada uma das áreas do conhecimento, podem ser conferidos no link http://www.capes.gov.br/avaliacao/premio_capesteses07.html

Mais informações: robbsonn@uol.com.br

Arley Reis / Agecom

  • Página 1 de 3
  • 1
  • 2
  • 3