Vestibular UFSC/ 2008: aprovados devem ficar atentos às datas e procedimentos de matrícula

28/12/2007 09:19

Com a divulgação da lista de aprovados no Vestibular UFSC/2008, os candidatos classificados devem estar atentos às datas e procedimentos de matrícula. Os classificados para 1° e 2° períodos de 2008 deverão efetuar suas matrículas nos dias 14 e 15 de fevereiro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, nas coordenadorias dos cursos para os quais foram aprovados. Os calouros do curso de Engenharia de Materiais devem efetuar as suas matrículas nos dias 31 de janeiro e 1° de fevereiro, no mesmo horário, na secretaria do curso. As aulas do primeiro semestre iniciam no dia 3 de março – com exceção do Curso de Engenharia de Materiais, que inicia em 7 de fevereiro.

Só poderão ser matriculados os candidatos que tenham concluído o Ensino Médio (2° Grau) ou estudos equivalentes, tornando-se nula a classificação dos que não apresentarem a prova de escolaridade até o dia da matrícula. A escolaridade do candidato deve ser comprovada sob forma de fotocópia autenticada da certidão de conclusão e do histórico escolar do Ensino Médio, ou certidão de exame supletivo.

Ações Afirmativas

Em relação aos estudantes cotistas, somente poderão ser matriculados os candidatos classificados que atenderem as condições que justifiquem a opção pelo sistema de políticas afirmativas: ter cursado integralmente o ensino fundamental e o médio em escolas públicas (20% das vagas); se autodeclarado negro (10% de vagas) ou ser indígena (5 vagas extras)).

Além dos documentos exigidos de todos os estudantes (veja abaixo), o candidato classificado dentro do percentual das ações afirmativas deverá apresentar também histórico escolar que comprove que cursou com aprovação todas as séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio em instituições públicas de ensino. A não comprovação fará com que o candidato perca a vaga do Programa de Ações Afirmativas. O estudante deve estar atento pois a declaração ou certidão de escolaridade deve explicitar que TODAS as séries foram cursadas com aprovação em instituições públicas de ensino.

No caso do candidato inscrito como negro, além dos documentos exigidos dos demais estudantes, no ato da matrícula é preciso assinar uma autodeclaração de que é de cor preta ou parda e que possui fenótipo que o caracteriza como pertencente ao grupo racial negro. O acadêmico poderá também ser entrevistado pela Banca de Validação da Autodeclaração. O candidato que não tiver a autodeclaração validada e não comprovar que é oriundo de Instituição Pública de Ensino Fundamental e Médio, perderá a vaga no Programa de Ações Afirmativas

No caso dos indígenas, os classificado devem apresentar os documentos exigidos de todos os candidatos e assinar uma autodeclaração de que é indígena. O estudante poderá também ser entrevistado pela Banca de Validação da Autodeclaração. Também neste caso o candidato que não tiver a autodeclaração validada perderá a vaga do Programa de Ações Afirmativas.

Os classificados devem também estar atentos para o fato de que o histórico escolar deve ser solicitado à unidade escolar onde o Ensino Fundamental e/ou Médio foi concluído. E esta solicitação deve ser feita com antecedência, pois a entrega do documento pode não ser imediata.

Leia na íntegra a Resolução Normativa que criou o Programa de Ações Afirmativas da UFSC:

http://www.vestibular2008.ufsc.br/resolucao_acoes_afirmativas.pdf

Saiba Mais

Atenção:

– O candidato classificado que não comparecer pessoalmente, ou não constituir procurador para efetuar a matrícula inicial, no prazo estabelecido, perderá o direito à sua vaga e será substituído pelo candidato imediatamente subseqüente na lista de classificação.

– Será também substituído pelo candidato imediatamente subseqüente na lista de classificação do Vestibular o aluno regulamente matriculado que deixar de comparecer, sem justificativa, a todas as aulas de seu curso até o quinto dia letivo. Quando houver justificativa esta deverá ser encaminhada ao Departamento de Administração Escolar (DAE), na vigência dos cinco primeiros dias letivos.

Informações sobre matrículas junto ao DAE: 3721 9331 / 3721 6547 / 3721 6533 ; e-mail: dae_diretor@mbox1.ufsc.br

Documentação para matrícula:

1- Fotocópia autenticada do documento de identidade com o qual se inscreveu no Processo Seletivo;

2 – Fotocópia autenticada do Título de Eleitor, com comprovante de votação (se for o caso);

3- Fotocópia autenticada do documento comproba- tório de estar em dia com as obrigações militares (sexo masculino);

4 – Fotocópia autenticada do comprovante de Vacinação Contra Rubéola, para candidatas do sexo feminino com idade até 40 anos, nos termos da Lei Estadual nº 10.196 de 24/07/96.

5 – Fotocópia autenticada da Certidão de Conclusão do Ensino Médio e do Histórico Escolar do Ensino Médio, ou Certidão de Exame Supletivo se for o caso (a referida Certidão de Exame Supletivo somente terá validade se o aluno efetivamente tinha mais de 18 anos quando prestou o referido exame – LDB 9394/96 – art. 38 inciso II)

O documento comprobatório da Conclusão do Ensino Médio (2º Grau) ou equivalente deverá satisfazer as seguintes exigências:

a) explicitar o nome da entidade mantenedora;

b) incluir o número do decreto do reconhecimento do curso, com a data da publicação no Diário Oficial;

c) conter assinatura com identificação (nome sotoposto

em carimbo) do Diretor do Estabelecimento ou substituto legal.

Não serão aceitos documentos rasurados

ou com assinatura não identificada;

6 – Documento comprobatório de equivalência de Ensino Médio (2º Grau), expedido pela Secretaria de Estado da Educação, quando se tratar de candidato que tenha concluído esse nível de estudos no exterior (Artigo 5º da Resolução 09/CFE/1978);

7 – Fotocópia autenticada do Diploma de Nível Universitário, devidamente registrado, quando se tratar de candidato já graduado no Nível Superior de Ensino;

8 – Visto temporário IV aposto no passaporte, tendo até 30 dias após a sua chegada para obter o registro junto ao Departamento de Polícia Federal ou visto permanente quando se tratar de estudante estrangeiro;

9 – Formulário de Dados Cadastrais, constante deste Manual, devidamente preenchido;

10 – Para candidatos classificados pelo Programa de Ações Afirmativas: atender às condições que justifiquem a opção pelo referido programa.

Todas estas orientações estão no Guia do Vestibulando

Reportagem especial de A Notícia destaca cinco pesquisadores da UFSC

28/12/2007 08:08

Foto: Ricardo Mega

Foto: Ricardo Mega

A reportagem especial ´A inteligência catarinense`, publicada pelo Jornal A Notícia no dia 16 de dezembro, destaca cinco pesquisadores da UFSC que são referências nacionais e internacionais em suas áreas.

São os professores Ivo Barbi, do Departamento de Engenharia Elétrica; Samir Gerges e Aloísio Klein, do Departamento de Engenharia Mecânica; Sílvio Coelho, professor aposentado da área de Antropologia; e João Batista Calixto, do Departamento de Farmacologia. A matéria mostra quem são, o que estudam e quais as contribuições dos principais nomes da pesquisa científica no Estado.

Para seleção dos pesquisadores o levantamento do Jornal A Notícia levou em conta critérios técnicos, como produção científica (número de artigos e outros trabalhos publicados), além de indicações da Fapesc e da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFSC. Segundo o material, a triagem mostra a força que a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem na produção científica do Estado.

“Todos os pesquisadores trabalham no campus Trindade, em Florianópolis. Só de pesquisa, eles somam quase 130 anos. Também somados, os currículos no CNPq chegam perto de 300 páginas – volume maior do que muita dissertação de mestrado.”, destaca Stüpp.

Abertas inscrições para o 1º Encontro Brasileiro sobre Ebulição, Condensação e Escoamento Multifásico Líquido-Gás

27/12/2007 17:40

Podem ser encaminhados até o dia 20 de janeiro trabalhos para apresentação no 1º Encontro Brasileiro sobre Ebulição, Condensação e Escoamento Multifásico Líquido-Gás. O encontro será realizado nos dias 28 e 29 de abril de 2008, no Hotel Quinta da Bica d’Água, em Florianópolis.

O evento pretende ser um fórum de discussão sobre os resultados e tendências das pesquisas realizadas no Brasil e no exterior. A organização é da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), Regional de Santa Catarina, e de professores do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC.

Informações www.ebecem.com.br

Vestibular UFSC/2008: Listão dos aprovados será divulgado na sexta-feira (28/12)

26/12/2007 18:21

Todas as universidades federais participarão do Reuni

26/12/2007 14:57

Todas as instituições federais de educação superior aderiram ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foi a 53ª instituição a apresentar proposta de expansão ao Ministério da Educação.

Com a adesão da UTFPR, ocorrida na última quinta-feira, dia 20, 100% das universidades federais apresentaram planos de expansão.

“A participação no programa foi voluntária e esteve condicionada à apresentação de projeto próprio de cada instituição, respeitando a autonomia e a vocação institucional de cada uma”, ressaltou o secretário de educação superior, Ronaldo Mota.

A meta prevista pelo Reuni é dobrar o número de estudantes de graduação nas universidades federais nos próximos dez anos. Em 2007, essas instituições ofereceram 133.941 vagas de ingresso. Com o Reuni, esse número será de 229.270 em 2012. Só na universidade tecnológica paranaense, serão mais 18,7 mil vagas até 2012. “Temos 11 campi espalhados pelo interior do estado. Nossa expansão terá um impacto muito forte”, destacou o reitor Edem Januário Netto.

Assim como no Paraná, a adesão das universidades ao Reuni, que prevê repasses da ordem de R$ 2 bilhões, terá repercussão em toda a sociedade, como o aumento no número de professores qualificados para a educação básica.

Grande parte das universidades federais apresentou, no plano de reestruturação e expansão, a meta de ampliar o número de vagas nos cursos destinados à formação de professores. “Nosso plano prevê mais cursos e mais vagas nas áreas de licenciatura para agregar a formação superior à educação básica aqui do Paraná”, explicou Januário Netto.

Metas

Quanto à relação professor-aluno, a idéia é que cada instituição possa se planejar, autonomamente, para que atinja a meta de 18 alunos por professor. Hoje, essa relação é de dez por um.

No mesmo período, o programa planeja aumentar a taxa de conclusão de cursos de graduação para 90%, além de ampliar a oferta do ensino noturno e, assim, democratizar o acesso à graduação. A redução da evasão também passa pelo aproveitamento de vagas hoje ociosas.

Outra medida diz respeito à flexibilização de currículos e à criação de novos modelos acadêmicos. O objetivo é aumentar a mobilidade estudantil com a implantação de regimes curriculares que permitam o aproveitamento de créditos e a circulação de estudantes entre instituições, cursos e programas de educação superior.

Para possibilitar a reestruturação, o Reuni calcula ser necessário um acréscimo de 20% no orçamento das instituições, suficiente para suprir despesas com pessoal e custeio.

Fonte: Ana Guimarães, da Assessoria de Imprensa do MEC

Revista Texto & Contexto Enfermagem recebe trabalhos sobre o tema “Mulher, saúde e enfermagem”

26/12/2007 13:37

A Revista Texto & Contexto Enfermagem, classificada na categoria Internacional B, pelo Sistema de Avaliação de Periódicos da CAPES, está recebendo manuscritos sobre o tema “Mulher, saúde e enfermagem” até o dia 15 de janeiro.

O tema será abordado no número 3, do volume 17, edição de julho/setembro de 2008. As normas para submissão de artigos encontram-se atualizadas no sitewww.textoecontexto.ufsc.br/

Informações adicionais também podem ser obtidas, pelo e-mail: textoecontexto@nfr.ufsc.br ou pelos telefones (48)3721-9399 ou 3721-9787.

Registros da 59ª Reunião Anual da SBPC estão disponíveis

26/12/2007 13:24

Os registros da 59ª Reunião Anual da SBPC encontram-se disponíveis no site www.sbpcnet.org.br/livro/59ra. São 2.387 resumos de comunicações livres referentes aos trabalhos da Sessão de Pôsteres, sendo 1.982 trabalhos de pesquisa submetidos pelos autores, incluindo trabalhos de pesquisadores ou professores da educação infantil, ensino fundamental, médio ou técnico, apresentando experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem, e, da 14ª Jornada Nacional de Iniciação Científica, há outros 405 trabalhos, selecionados pelos programas de iniciação científica das 62 instituições participantes da Jornada.

Também encontram-se registrados textos submetidos por alguns palestrantes, programações e divulgações da imprensa, imagens e os Cadernos com a cobertura jornalística do evento: Amazônia: desafio nacional, Que Amazônia é essa?, Conhecer para preservar e Povos da Floresta.

Fonte: Jornal da Ciência

UFSC divulgará listão entre Natal e Ano Novo

23/12/2007 10:52

MEC, MDIC e MCT convocam interessados a apresentar projetos de inovação tecnológica

21/12/2007 09:30

Os ministérios da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e de Ciência e Tecnologia convocam interessados a apresentar projetos de pesquisa científica tecnológica e de inovação tecnológica. A chamada pública tem o objetivo de promover e incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de processos e produtos inovadores no país, por meio da associação entre universidades públicas e empresas.

O objetivo maior da chamada pública é estimular o compartilhamento de custos, diminuir o risco tecnológico da inovação, além de estimular a ampliação das atividades de inovação no setor produtivo. Podem apresentar propostas de pesquisa as instituições caracterizadas como ICT, pela legislação vigente. Os projetos podem ser apresentados de maneira individual ou coletiva, em qualquer época do ano. As propostas coletivas prevêem a articulação entre duas ou mais instituições.

Serão priorizadas propostas em consonância com as seguintes ações da política industrial, tecnológica e de comércio exterior – PITCE:

a) ações horizontais: incremento da cooperação entre as ICT e as empresas, aumento da competitividade pela inovação, adensamento tecnológico e dinamização das cadeias produtivas, redução do custo das atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico e atendimento com relevância regional;

b) opções estratégicas: semicondutores e software, fármacos e medicamentos e bens de capital;

c) atividades portadoras de futuro: biotecnologia, nanotecnologia, biomassa e energias alternativas.

As propostas deverão ser enviadas pela internet à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em formulário específico, disponibilizado no site da Capes.

Não serão aceitas propostas em papel. Documentos disponíveis em forma impressa e que sejam indispensáveis à avaliação da proposta deverão ser entregues à Capes pessoalmente ou por remessa postal registrada, sob a referência CHAMADA PÚBLICA MEC/MDIC/MCT – 01/2007, para o endereço Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Diretoria de Programas – Pesquisa em Inovação Científica e Tecnológica. SHS, Quadra 5, Bloco B, projeção 7, 1º andar. Brasília/DF. CEP: 70.315-000.

Programa Proext Cultura contempla projeto da UFSC

20/12/2007 17:10

“Um Programa que une o Estado à sociedade e às universidades brasileiras rumo a um novo espaço comum de conhecimento e de soluções mais criativas, coletivas e efetivas aos problemas do país.” Assim o ministro da Cultura, Gilberto Gil, definiu o Programa de Apoio à Cultura: Extensão Universitária – Proext Cultura, durante o anúncio do resultado do Edital 2007.

Ao todo, foram contemplados 50 projetos, dentre os 636 inscritos no período compreendido entre maio e agosto deste ano. Cada um dos selecionados receberá até R$ 30 mil para dar início às suas iniciativas, contabilizando cerca de R$ 1,2 milhão.

A solenidade, realizada na manhã de terça-feira, dia 18 de dezembro, em Brasília, também contou com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad; do secretário executivo do Ministério da Cultura, Juca Ferreira; do secretário de Políticas Culturais do MinC, Alfredo Manevy; do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Ronaldo Mota; da presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, Eunice Nodari; e do reitor da Universidade Federal de São João Del Rei, Alberto Tibagi.

A UFSC foi contemplada com apoio financeiro para projeto do Grupo de Teatro, Cinema e Terapia para Usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), de autoria do professor Marcos Eduardo Rocha Lima, do Departamento de Psicologia. As atividades serão voltadas para pacientes psiquiátricos atendidos no local. O objetivo é, por meio de trabalhos como a produção de uma peça de teatro, ou de um filme, promover nos participantes o desenvolvimento da capacidade de governar a própria vida, de ter autonomia.

Mais informações junto à PRCE: 3721 8304

Fonte: Departamento de Comunicação Social do Ministério da Cultura e Diário Catarinense

Presidente da Fapesc cumpre último compromisso acadêmico

20/12/2007 15:19

O ex-reitor da UFSC, Diomário Queiroz, encerra sua carreira acadêmica nesta quinta-feira (20/12). Ele se aposentou como professor há dois anos, mas continuou a orientar dissertações de mestrado e teses de doutoramento, como a que foi apresentada às 14h desta sexta-feira, no anfiteatro A da Engenharia de Produção.

Intitulada ´Proposta de um modelo de gestão por processo para unidades de produção familiar e agroindústria que atuam no contexto de cooperação agrícola`, a tese foi desenvolvida ao longo de 6 anos pela professora universitária Cássia Regina de Lima. Ela fez um estudo de caso na Associação dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral, situado em Santa Rosa de Lima, para onde fez cinco viagens.

Cássia afirma ter convidado para orientador o presidente da FAPESC (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina) pela segunda vez, pois o professor Diomário já havia orientado sua dissertação de mestrado: “Agora ele me ajudou na parte de desenvolvimento do modelo, na fundamentação teórica e outros aspectos.”

Diomário Queiroz atuou no Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da UFSC desde julho de 1972 e nele orientou mais de cem trabalhos de pós-graduação. Também foi professor na ESAG (Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Catarina e no Institut d`Etude du Développement Economique et Social, Université de Paris I – Sorbonne.

Presidiu a ANDIFES (Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), a FEESC (Fundação de Ensino de Engenharia em Santa Catarina) e o Conselho Editorial da Editora da UFSC, por citar alguns cargos exercidos na administração universitária.

Foi Secretário de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina e Diretor Geral da FUNCITEC (Fundação de Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina), cujo nome passou a ser FAPESC. Atualmente ocupa a presidência desta Fundação.

“Paralelo às minhas atividades na administração pública, nos últimos 3 anos participei de cerca de 30 defesas de dissertações e teses. Amanhã cumpro o último compromisso acadêmico”, conclui.

Mais informações: 3215 1208

Por Heloisa Dallanhol / Fapesc

Colégio de Aplicação divulga em 27 de dezembro o número de vagas para o Ensino Fundamental

20/12/2007 14:16

A divulgação das vagas para as 2ª (3º ano), 3ª (4º ano) e 4ª séries (5º ano) do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFSC será em 27 de dezembro pelo site www.ca.ufsc.br. As inscrições para sorteio serão em 11 e 12 de fevereiro de 2008, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, na Secretaria do Colégio de Aplicação. O sorteio acontecerá em 13 de fevereiro, às 15h, no Auditório do CA. Já a matrícula dos sorteados será nos dias 14 e 15 de fevereiro, no mesmo horário e local das inscrições. O Edital está no site www.ca.ufsc.br

As vagas para os anos finais do Ensino Fundamental (5ª a 8ª – 6º ao 9º ano) e Ensino Médio serão divulgadas, por série, em 17 de março de 2008. As inscrições vão acontecer nos dias 18 e 19 de março e o sorteio será em 20 de março, às 15h, no Auditório do CA. A matrícula dos sorteados será entre os dias 21 e 24 de março.

Nos dias 12, 13 e 14 de dezembro foram realizadas as inscrições para os anos iniciais do Ensino Fundamental e o sorteio será no dia 18 de dezembro, às 15h, no auditório do colégio. A matrícula dos sorteados será nos dias 19 e 20 de dezembro, no mesmo horário e local das inscrições.

O total de vagas é de 63, assim distribuídas: Ciclo de Alfabetização I (6 anos / 20 vagas / O aluno deverá ter 6 anos completos até o dia 1º de março de 2008); Ciclo de Alfabetização II (7 anos / 40 vagas e 3 para deficientes /O aluno deverá ter 7 anos completos até o dia 31 de julho de 2008).

Documentos necessários para a inscrição no sorteio:

1 – Fotocópia da Certidão de Nascimento do candidato ou Carteira de Identidade;

2 – Taxa de inscrição no valor de R$ 5 (cinco reais), paga no Banco do Brasil do Campus Universitário;

3 – Declaração de conclusão da série anterior.

O sorteio terá validade até o término do 2º trimestre (Calendário escolar de 2008). A relação dos documentos necessários para a matrícula será distribuída aos sorteados na secretaria do Colégio.

Outras informações pelo telefone (48) 3721-9691.

Editora da UFSC publica primeira tradução da escritora alemã Gabriele Wohmann

20/12/2007 13:59

Aos 75 anos, a alemã Gabriele Wohmann faz parte da geração de escritores filhos da guerra e está completando meio século de carreira literária, mas é praticamente desconhecida no Brasil. A primeira tradução de seus contos está saindo agora pela Editora da UFSC, a partir de seleção feita pela professora Rosvitha Friesen Blume, do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade.

“Contos de Gabriele Wohmann” traz 10 histórias de pouca ação, número reduzido de personagens, estruturas monológicas e uma temática que ressalta os conflitos de indivíduos consigo mesmos, com a família e com o círculo mais próximo de amigos e conhecidos. Como pano de fundo, uma Alemanha de mulheres e homens tediosos, voluntariamente alienados, marcados pelo passado e sem saber o que fazer com o conforto trazido pela prosperidade do pós-guerra.

Os textos escolhidos pela tradutora abarcam o período que vai de 1958 a 2000 e têm um ponto em comum: os protagonistas são sempre personagens femininas, geralmente de classe médio pequeno-burguesa. Além de dar uma visão panorâmica da obra da autora, Rosvitha Blume permite ao leitor observar a forma mordaz com que Wohmann trata essas personagens, não porque deseja ser ácida com elas, mas em vista da distância entre o discurso da libertação feminina e o cotidiano opressor que, paradoxalmente, a riqueza e comodidade das décadas subseqüentes ao grande conflito mundial trouxeram para um grande número de alemães.

Gabriele Wohmann nasceu em 1932 na cidade de Darmstadt e começou a escrever em 1957. Já nos anos 60 obteve grande reconhecimento da crítica literária alemã pela maestria com que criava seus contos, que já foram traduzidos para 12 línguas. Conhecida em seu país como a “escritora do olhar maldoso”, ela mergulha fundo na interioridade de seus personagens, retratando a vida privada da sociedade alemã na segunda metade do século XX. Nessa tarefa, denuncia as mazelas de uma burguesia que emergiu do capitalismo tardio e que tenta, ao mesmo tempo, esquecer o passado genocida e acomodar-se a uma “normalidade” e a um bem-estar que procuram encobrir feridas de difícil cicatrização.

Rosvitha Friesen Blume, a tradutora, é graduada em Letras-Português na UFPR e desde 1990 leciona Língua e Literatura Alemã na UFSC, onde concluiu, em 2005, o doutorado em literatura com uma tese sobre a obra contística de Gabriele Wohmann. Hoje, ela trabalha também como professora e orientadora no curso de pós-graduação em Estudos da Tradução da UFSC, com a linha de pesquisa Teoria, Crítica e História da Tradução.

Entrevista com a tradutora

Desde quando se interessou pela obra de Gabriele Wohmann e o que mais a atrai na produção da escritora alemã?

Rosvitha Blume – Acho que foi em 1999 que li pela primeira vez alguns contos de Wohmann, que me fascinaram imediatamente pela profundidade com que tratavam da vida privada de seus personagens, freqüentemente mulheres, mas também homens, em conflitos consigo mesmos e com as pessoas de sua convivência mais próxima. Fiquei encantada com a sensibilidade com que a autora trata de temas íntimos e comumente pouco abordados na literatura, justamente as ‘pequenas’ tragédias do cotidiano, muito distantes da grande cena pública.

Como situa a autora no contexto da moderna literatura alemã e européia?

Rosvitha – Gabriele Wohmann é um dos nomes mais conhecidos da geração de escritores filhos da guerra. Nascida em 1932, iniciou sua carreira literária no final dos anos 50. Já nos anos 60 tornou-se famosa pelos seus contos curtos, semelhantes à “short story” americana. Recebeu inúmeros prêmios literários ao longo de mais de quatro décadas de intensa produção literária. Hoje, aos 75 anos de idade, ainda escrevendo, continua sendo considerada uma das mais criativas e perspicazes contistas do cotidiano alemão.

As mulheres constituem o centro das ações nos contos escolhidos. Isso foi uma opção deliberada ou a obra de Gabriele se ocupa essencialmente desse tema?

Rosvitha – Esse foi um dos meus critérios de escolha. Eu diria, e defendi isso em minha tese de doutorado (2005, na UFSC), que a obra de Wohmann trata essencialmente do tema da mulher, muito embora a autora tenha rejeitado, ao longo de sua carreira, qualquer rotulação feminista.

Ela é extremamente mordaz e crítica em relação à sociedade alemã. Isso faz dela uma escritora diferenciada ou esta seria uma tendência da atual produção literária em seu país?

Rosvitha – Gabriele Wohmann é conhecida na Alemanha como ‘a escritora do olhar maldoso’. Nesse sentido ela ocupa, sim, um lugar especial entre os autores de sua geração. Ela sabe ser extremamente mordaz, expondo por vezes de um modo quase cruel as mazelas de seus personagens, geralmente femininos. Na verdade, os contos refletem um pouco da dificuldade que as mulheres, especialmente da (pequena) burguesia alemã, encontraram para concretizar em seu cotidiano os discursos de libertação e auto-realização da mulher tão apregoados a partir dos anos 60.

Tem planos para traduzir mais livros de Gabriele ou de outros autores alemães pouco conhecidos no Brasil?

Rosvitha – No momento estou concentrada na ‘descoberta’ de contistas alemãs muito jovens, como Juli Zeh, Silke Scheuermann, Julia Frank, entre outras, cujas personagens são, também, mais jovens e mais emancipadas do que as de Wohmann. É um novo século, uma nova geração e também um novo ‘tom’. Pretendo publicar uma antologia com traduções de alguns desses contos num futuro próximo.

Contos de Gabriele Wohmann

Seleção e tradução de Rosvitha Friesen Blume

Editora da UFSC (EdUFSC)

144 p. – R$ 23,00

Contatos com a tradutora Rosvitha Blume: fones (48) 3721-9293 e 3246-0950 e e-mail blume@cce.ufsc.br.

Por Paulo Clóvis Schmitz/Jornalista da Agecom

Retrospectiva 2007: Acompanhe alguns dos principais fatos noticiados pela Agecom

19/12/2007 16:49

Dezenas de matérias são publicadas todas as semanas

Dezenas de matérias são publicadas todas as semanas

Todos os meses são dezenas de notícias. Cursos, congressos, palestras, pesquisas, lançamentos de livros, prêmios, inaugurações. O material produzido pela Agência de Comunicação da UFSC é disponibilizado no site da UFSC e enviado para a imprensa local e nacional, levando para a comunidade notícias de toda a universidade. Acompanhe abaixo alguns dos fatos noticiados em 2007. Em cada mês você tem também link para o arquivo completo de notícias do período, um banco de dados que documenta o trabalho da Agecom e é importante ferramenta de busca no site da instituição.

Janeiro 2007

– 18-01-2007 15:35:31 – Energia solar abastece farol da Marinha

– 11-01-2007 15:56:19 – UFSC terá laboratório de inovação em tecnologia automotiva

Fevereiro 2007

– 28/02/2007 – Banco do Brasil cede espaço físico para a UFSC instalar pólos de educação no interior

– 28/02/2007 – UFSC inaugura pólos de ensino a distância

– 26-02-2007 14:24:08 – Reforma da ala de internação pediátrica do HU traz nova estrutura, novos móveis e renovados sorrisos

– 16-02-2007 15:57:57 – UFSC oferece 160 vagas em cursinho pré-vestibular gratuito

– 16-02-2007 13:59:25 – UFSC regulamenta eficiência energética de edifícios

– 13-02-2007 11:01:28 – Projeto da UFSC recicla toneladas de lixo orgânico no Córrego Grande

Março 2007

– 28-03-2007 14:09:58 – Universidade capacita procuradores e promotes de justiça

– 28-03-2007 11:31:37 – UFSC e Epagri lançam espécies melhoradas da goiabeira-serrana

– 26-03-2007 10:21:54 – UFSC estuda células-tronco a partir de placenta e de cordão umbilical

– 16-03-2007 14:23:43 – Telemedicina avança em Santa Catarina

– 20-03-2007 10:53:46 – Emergência do HU fecha para reformas

Abril

– 30-04-2007 08:39:09 – Universidade lança manual de identidade visual para uso de sua marca

– 27-04-2007 14:42:37 – Instituto para o Desenvolvimento de Energias Renováveis na América Latina será lançado na UFSC nesta sexta

– 25-04-2007 15:50:38 – Edital Simultâneo da UFSC direciona R$ 510 mil para projetos de ensino, pesquisa e extensão

– 23-04-2007 11:25:35 – UFSC oferece pós-graduação interinstitucional em Enfermagem

– 17-04-2007 09:36:37 – UFSC abre inscrições para quase 200 minicursos gratuitos

– 16-04-2007 09:52:22 – Profissonais da UFSC alertam para problema da automedicação

– 03-04-2007 14:54:42 – Presidente da Capes fará aula magna na UFSC

Maio 2007

– 31-05-2007 08:10:31 – Professora da UFSC assume presidência do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras

– 30-05-2007 17:11:29 – UFSC lança Núcleo de Inovação Tecnológica e apresenta sua primeira patente

– 29-05-2007 16:56:55 – Administração da UFSC condena violência policial contra estudantes no campus da Trindade

– 28-05-2007 08:58:30 – Núcleo que pesquisa cuidado de pessoas com doenças crônicas completa 20 anos

– 24-05-2007 12:07:50 – Aluno da UFSC recebe prêmio de âmbito mundial

– 24-05-2007 10:17:47 – UFSC é primeira instituição de ensino no Brasil a receber iniciativa de intercâmbio da Universidad Complutense de Madrid

– 21-05-2007 16:25:19 – Semana da Geografia discute mudanças climáticas e recursos hídricos

Junho 2007

– 29-06-2007 12:52:42 – Pesquisa da UFSC pode garantir a segurança no consumo de moluscos

– 27-06-2007 15:51:30 – Laboratório da UFSC é peça-chave na pesquisa e no controle da leishmaniose em Santa Catarina

– 22-06-2007 13:44:27 – Economia Política dos Sistemas-Mundo será tema de encontro na UFSC

– 20-06-2007 15:33:09 – Michel Boussat é palestrante em encontro sobre Saúde Mental

– 19-06-2007 14:48:29 – Núcleo de Estudos da Terceira Idade encerra mais uma turma do curso “Os Avós na Universidade”

– 18-06-2007 16:36:32 – Professores da UFSC participam da assinatura do convênio entre Sebrae e Acavitis para produção de vinhos finos

– 15-06-2007 13:08:05 – UFSC forma primeira turma do Curso de Especialização em Gestão Hospitalar

– 12-06-2007 16:10:28 – Pesquisa analisa homicídios na Região Metropolitana de Florianópolis

– 05-06-2007 09:00:41 – Atletas da UFSC são convocados para as Olimpíadas Universitárias

– 04-06-2007 19:07:23 – UFSC assina acordos e marca implantação de seu Núcleo de Inovação Tecnológica

– 04-06-2007 13:30:24 – Três cursos da UFSC obtêm nota 5 na prova do Enade

Julho 2007

– 31-07-2007 17:26:42 – Professor da UFSC recebe Prêmio Scopus 2007

– 31-07-2007 08:20:30 – UFSC reinaugura emergência do Hospital Universitário

– 27-07-2007 17:34:16 – Hospital Universitário abre inscrições para novo curso de gestantes

– 26-07-2007 11:32:37 – Revista Katálysis completa 10 anos discutindo cidadania e globalização

– 26-07-2007 09:58:36 – Pesquisa mostra que água do Ribeirão da Ilha está própria para a maricultura

– 25-07-2007 13:14:57 – HU inaugura obras nos serviços de Nutrição e Dietética e Anatomia Patológica

– 16-07-2007 17:17:24 – Duas mil pessoas se inscrevem para as vagas do Cursinho Popular da UFSC

Agosto 2007

31-08-2007 14:37:36 – Homofobia, Identidades e Cidadania LGBTTT em discussão na UFSC

31-08-2007 11:52:36 – UFSC oferece três novos cursos para o Vestibular 2008

30-08-2007 14:28:49 – Coletânea debate novos arranjos familiares e parcerias numa perspectiva transdisciplinar

30-08-2007 14:16:42 – Tese sobre educação a distância apresentada na Pós em Engenharia de Produção da UFSC ganha prêmio nacional

30-08-2007 10:04:40 – Pedida reintegração de posse da Reitoria

30-08-2007 09:20:09 – UFSC sedia I Congresso Internacional de Arqueologia

30-08-2007 09:39:59 – Galeria de Arte da UFSC mostra exposição “mínimas”

29-08-2007 13:00:44 – Florianópolis reúne especialistas em câncer de boca

28-08-2007 16:35:21 – UFSC participa do mais importante congresso da área de estudos sobre álcool e outras drogas

24-08-2007 11:24:49 – Trote solidário defende integração sem violência

Setembro 2007

– 27-09-2007 14:54:15 – Jovem pesquisador: UFSC promove esta semana seu XVII Seminário de Iniciação Científica

– 27-09-2007 12:41:29 – Oficializada a aquisição do terreno para o campus do Norte

– 26-09-2007 11:39:41 – Campanha do Vestibular UFSC 2008 é lançada na mídia esta semana

– 25-09-2007 15:42:50 – Cursinho Pré-Vestibular da UFSC completa quatro anos nesta sexta-feira

– 25-09-2007 12:03:41 – Editora da UFSC lança livro com versos da cultura açoriana

– 24-09-2007 10:03:08 – UFSC é referência na língua de sinais no Brasil

– 24-09-2007 08:59:19 – Universidade inaugura Pólo de Educação a Distância em Canoinhas

– 21-09-2007 09:41:02 – Primeiro programa de Pós-Graduação em Bioquímica de Santa Catarina é criado na UFSC

– 20-09-2007 09:03:02 – ESPECIAL PESQUISA: Estudo mostra como funciona o mercado imobiliário em áreas de pobreza da Grande Florianópolis

Outubro 2007

– 31-10-2007 14:37:49 – Professor do EMC é eleito presidente da Comissão Internacional de Acústica

– 30-10-2007 16:03:34 – Laboratório de Etologia da UFSC recebe visita de dirigente da Human Society Internacional

– 30-10-2007 15:52:00 – Encontro alerta para relação entre agricultura e aquecimento global

– 29-10-2007 13:48:17 – 23ª Exposição de Arte dos Funcionários da UFSC inicia nesta terça-feira

– 26-10-2007 17:49:15 – Candidatos à reitoria participam de debate nesta segunda (29)

– 26-10-2007 14:04:17 – Professora lança tradução francesa do livro “Primeiro de Abril”, de Salim Miguel

– 25-10-2007 12:19:13 – Inscritas três chapas para a sucessão da Reitoria

– 23-10-2007 17:52:48 – Maternidade do HU completa 12 anos

– 23-10-2007 16:12:37 – ESPECIAL PESQUISA: UFSC desenvolve tecnologia para recuperação de florestas degradadas

– 18-10-2007 16:20:37 – UFSC coordenará a Rede Metropolitana de Educação e Pesquisa da Região de Florianópolis

– 18-10-2007 11:57:18 – Portaria disciplina a realização de festas na UFSC

– 16-10-2007 10:42:12 – Mais de 30 mil inscrevem-se ao Vestibular 2008 da UFSC

– 16-10-2007 10:25:45 – Colégio Agrícola de Camboriú sedia mostra nacional de iniciação científica

Novembro 2007

– 30-11-2007 13:08:47 – Núcleo de Prevenção de Doenças Cardiovasculares do HU festeja 10º aniversário

– 29-11-2007 13:42:03 – TV Cultura de Santa Catarina participa das transmissões inaugurais da TV Digital Terrestre

– 29-11-2007 09:25:52 – Especial Pesquisa: Projeto busca processos limpos e econômicos para o tratamento de resíduos hospitalares

– 28-11-2007 17:27:02 – Palestra com Jorge Guimarães, presidente da Capes

– 28-11-2007 13:14:12 – Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica lança revista Alexandria

– 27-11-2007 15:19:55 – Feirão de Natal da Editora da UFSC oferece livros com 50% de desconto

– 27-11-2007 15:00:10 – Eco Power na Universidade traz debate sobre energias renováveis para a UFSC

– 27-11-2007 12:38:11 – Universidade Federal de Santa Catarina adere ao Reuni

– 26-11-2007 14:11:01 – Núcleos da UFSC promovem mesa-redonda sobre violência de gênero

– 26-11-2007 13:39:09 – Operadoras apresentam propostas de planos de saúde

– 23-11-2007 16:30:01 – Inscrições para o Colégio Agrícola de Araquari vão até 30 de novembro

– 3-11-2007 14:03:16 – Especial Pesquisa: UFSC contribui para identificação de comunidades quilombolas

– 23-11-2007 13:30:03 – Novo currículo de Odontologia valoriza a perspectiva social da atividade

– 22-11-2007 12:00:28 – Simpósio aborda imunologia e controle de doenças como AIDS, esquistossomose, malária, tuberculose e imunodeficiências

– 22-11-2007 09:06:38 – Livro que propõe modelo para a TV digital será lançado nesta quinta-feira

– 20-11-2007 15:47:29 – Laboratório Central de Microscopia Eletrônica pretende ser modelo de uso coletivo

– 20-11-2007 09:12:19 – Professor da UFSC é eleito presidente de Associação de Pesquisa Intercultural

– 13-11-2007 23:40:37 – Prata e Paraná vencem eleição no primeiro turno

– 09-11-2007 15:34:31 – UFSC coordena Núcleo Telessaúde de Santa Catarina

Dezembro 2007

03-12-2007 08:06:04 – Inscrições para Colégio de Aplicação devem ser realizadas na próxima semana

03-12-2007 16:06:06 – Coral da UFSC se apresenta nesta segunda no Teatro da UFSC

04-12-2007 07:56:39 – Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica lança revista Alexandria

04-12-2007 11:35:20 – Cursinho Pré-Vestibular da UFSC promove ´Aulão da Solidariedade` no sábado

04-12-2007 17:38:18 – Vestibular UFSC/2008: provas a partir de domingo

HU supera mais um desafio e inaugura tomógrafo computadorizado

19/12/2007 15:15

Equipamento servirá também ao ensino

Equipamento servirá também ao ensino

Depois de dois anos de esforços políticos e busca de recursos financeiros, foi entregue na manhã desta quarta-feira (19/12) o tomógrafo computadorizado do Hospital Universitário da UFSC. O aparelho (da marca Philips), importado da Holanda a um custo de US$ 491 mil, era um antigo anseio da direção da casa e da comunidade, porque o HU atende a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de todas as regiões de Santa Catarina e apresentava uma demanda crescente por este serviço na área da radiologia.

Dentro de um projeto de reforma da Radiologia, também foi inaugurada uma sala que abrigará a futura ressonância magnética do hospital, cuja aquisição depende de uma ação política do governo do Estado. Na solenidade de inauguração estiveram presentes, entre outros, representantes dos três principais apoiadores que viabilizaram a aquisição do tomógrafo – o governo estadual, a Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e a Associação de Amigos do Hospital Universitário (AAHU). O governador Luiz Henrique, que estava inaugurando uma rodovia na região Oeste, e o reitor Lúcio José Botelho, que na terça-feira lançou a pedra fundamental no campus da UFSC em Curitibanos, enviaram representantes para a solenidade.

O Serviço de Radiologia do HU já vinha realizando 20 tomografias diárias, em regime de treinamento, que se somavam aos cerca de 1.500 exames feitos todos os dias nas unidades de raio-X, ultra-som, mamografia e outros, segundo o chefe do setor, Luiz Felipe Nobre. Com 300 leitos, o hospital atende a 350 mil pacientes por ano, mas contando com acompanhantes, servidores e alunos que fazem suas aulas no HU o fluxo anual é superior a um milhão de pessoas.

Fotos:Jones Bastos / Agecom

Fotos:Jones Bastos / Agecom

O diretor do HU, Carlos Alberto Justo da Silva, afirmou que, além de atender à população de todo o Estado, o hospital se ocupa da formação de profissionais da saúde, que são os estudantes de várias áreas médicas que fazem ali a prática que complementa o aprendizado das salas de aula. “Um tomógrafo no HU é diferente, porque está instalado numa unidade que também atua no ensino e na pesquisa”, diz ele.

“Tornando-se um centro de excelência, ele formará profissionais de alta qualidade e dará o melhor atendimento ao público, o que é fundamental também para o êxito das propostas terapêuticas”, complementou o diretor. Graças a mecanismos modernos de gestão, o hospital conseguiu investir R$ 20 milhões em recursos próprios na melhoria das condições de trabalho e atendimento nos últimos anos. No caso do tomógrafo, a participação em um leilão internacional permitiu que a casa de saúde obtivesse um deságio de 20% no preço em relação ao que seria pago pelo equipamento no Brasil.

Antes do descerramento das placas, o hospital homenageou o presidente da Associação dos Amigos do HU, Narciso Policarpo, e o jornalista Moacir Pereira, ex-presidente da Associação Catarinense de Imprensa. A AAHU vem sendo uma importante parceira do hospital, ajudando a captar recursos e adquirir equipamentos para melhorar o trabalho interno e o atendimento ao público.

Paulo Clóvis Schmitz/Jornalista da Agecom

Mais informações com o diretor do HU, Carlos Alberto Justo, fone 3721 9163 / 3721 9164

Trabalhos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem são premiados

19/12/2007 14:04

Três projetos desenvolvidos por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC foram premiados no 59º Congresso Brasileiro de Enfermagem.

O trabalho ´Comunicação entre a enfermagem e os clientes com impossibilidade de comunicação verbal em um centro de terapia intensiva: vivenciando suas experiências no cotidiano` ficou com o primeiro lugar do Prêmio ´Wanda de Aguiar Horta`. O estudo foi desenvolvido por de autoria de Lisnéia Fabiani Bock (MINTER UFSC/UCS), orientado pela professora Maria Itayra Coelho de Souza Padilha e co-orientado por Lúcia Nazareth Amante (co-orientadora).

O primeiro lugar do Prêmio ´IEPE de Qualidade em Educação Permanente` também ficou com a UFSC. O trabalho premiado é ´Educação Permanente com os Agentes Comunitários de Saúde: em pauta, os direitos e deveres dos usuários da saúde`. O projeto foi desenvolvido por Mônica Motta Lino, Gabriela Marcelino, Mariana Cabral Schveitzer e Gelson Luiz de Albuquerque (orientador).

´A práxis na formação do enfermeiro: uma contribuição crítica ao estágio curricular`, recebeu o segundo lugar do prêmio ´Vilma de Carvalho`. As autoras são Denise Krieger Koeche e Kenya Schmidt Reibnitz (Orientadora)

Mais informações junto ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem: 48 3721-9399 – 3721-9480 – 3721-9787 – ramal 51 ou 55

Site: www.nfr.ufsc.br/pen

Espetáculo musical Árvore Sagrada será apresentado no Centro de Cultura e Eventos

19/12/2007 13:42

O espetáculo Árvore Sagrada será apresentado no Centro de Cultura e Eventos nesta quarta-feira, 19/12. O musical é inspirado na cultura afro-brasileira de origem Bantu, composto por capoeira angola, canto, dança, percussão, teatro e video-arte.

É resultado de uma experiência vivida por um grupo de amadores que trabalha há mais de um ano elaborando o roteiro e desenvolvimento das cenas. Quase todos os componentes do grupo estão ligados à UFSC. Depois de duas apresentações no TAC, agora é a vez da UFSC.

O grupo – por eles mesmos

Somos 23 cidadãos planetários que formam uma Zona Autônoma Temporária. Queremos demonstrar na prática que a mudança do mundo é a mudança do Ser, através do despertar da criatividade, beleza, alegria e prazer de estar vivo.

Convidamos a todos a prestigiarem nossas apresentações!

Além disso, temos o desejo de apresentar nosso espetáculo em outros municípios de Santa Catarina, além de outros estados. Inicialmente nosso foco se concetrará na Região Sul. Posteriormente, vamos apresentar por todo o Brasil.

Portanto, gostariamos de propor aos interessados que nos indiquem um telefone ou e-mail para contato, para que possamos viabilizar a apresentação do Árvore Sagrada em suas localidades. Temos preferência por apresentar em palco italiano, com mesa de som, iluminação, etc.

Mas estamos preparados também para adaptar nosso espetáculo para apresentações na rua ou em espaços que não sejam propriamente um teatro, caso a localidade não possua estrutura.

Para saber mais: www.arvoresagrada.com.br

http://arvoresagrada.blogspot.com/

Estudantes aliam teoria e prática em restaurantes da cidade

19/12/2007 13:35

Uma parceria entre o Departamento de Nutrição da UFSC e restaurantes da Capital propicia uma boa troca de experiências e garante a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Essa parceria ocorre nas aulas práticas das disciplinas Administração em Serviços de Alimentação 1 e 2, oferecidas aos alunos do 7º e 8º semestre da graduação em Nutrição. A atividade é mais uma proposta do curso de oferecer sempre um equilíbrio entre a teoria e a prática para a melhor formação dos futuros nutricionistas.

Desde 2005 as atividades práticas das disciplinas são realizadas em restaurantes comerciais por peso, já que estes estabelecimentos são muito comuns no país. Dessa forma o curso considera também as mudanças nos hábitos alimentares do brasileiro urbano, que freqüentemente faz suas refeições fora de casa.

Manual de boas práticas

Começando pelos restaurantes ao redor da UFSC, os alunos já trabalharam com mais de 30 estabelecimentos, incluindo este ano outros locais da cidade, como o Centro e a SC-401. As turmas são divididas em grupos e cada professor fica responsável pelas atividades em dois restaurantes. O último mês das disciplinas é um mini-estágio, onde os alunos cumprem o horário das disciplinas nos estabelecimentos, desenvolvendo atividades para melhorias do local.

O proprietário do restaurante se compromete a receber as turmas durante um ano e os alunos dão o retorno com as atividades do mini-estágio. Os acadêmicos também preparam um documento com subsídios para a elaboração do Manual de Boas Práticas de Produção – documento exigido pelas leis municipal, estadual e federal para os estabelecimentos que manipulam alimentos.

Além das questões incluídas no manual, os alunos avaliam e orientam outros aspectos que consideram importantes e propõem mudanças que vão desde a qualidade nutricional e higiênico-sanitária dos alimentos até condições de infra-estrutura dos restaurantes. Isso tudo depois de muita pesquisa e discussões entre alunos e professores.

Incentivo à pós-graduação

Para a professora Rossana Proença, essas atividades práticas são importantes porque estimulam o ensino, a pesquisa e extensão. Rossana, que ministra aulas na graduação e pós-graduação, destaca ainda que a troca de experiências nestas e em outras atividades práticas da graduação origina boas temáticas de pesquisa a serem desenvolvidas no mestrado. Segundo Rossana, essa constante proximidade com a realidade da prática profissional é muito importante.

Em alguns estabelecimentos as atividades com os alunos abriram o campo de trabalho para os nutricionistas, pois os restaurantes contrataram profissionais e o local virou campo de estágio para os estudantes. Rossana diz que o trabalho não é fácil, já que a presença dos alunos nos locais às vezes gera desconfiança e intimida os donos, que podem encarar a atividade como uma inspeção. Porém, a experiência vem mostrando que após o período de adaptação, os proprietários e os funcionários ficam satisfeitos e vêem na atividade uma parceria tanto para melhorar a qualidade da alimentação servida. A dinâmica garante também uma espécie de consultoria gratuita de alunos que estão quase entrando no mercado de trabalho.

Ocorre também o caminho inverso. No decorrer das disciplinas, em alguns momentos os cozinheiros e proprietários dos restaurantes vêm à UFSC para participar de discussões com os alunos. Estas atividades são muito interessantes, mas nem sempre viáveis em função dos horários de funcionamento dos estabelecimentos e das aulas. Para a estudante Ana Paula Prudêncio, do 8º semestre de Nutrição, as aulas alcançaram seu objetivo: “Foi bastante interessante ter o contato com a realidade da produção de refeições em restaurantes comerciais, vendo as possibilidades e limitações que o dia-dia impõe ao serviço”.

Por outro lado, Ana Paula revela que a principal dificuldade é a rotatividade dos funcionários nos estabelecimentos, o que prejudica a implantação de medidas importantes para o local. Mas, ao final dos trabalhos, a estudante que se forma no próximo ano garante: “Como futuras nutricionistas, analisando a prática, poderemos procurar sempre adaptar as exigências teóricas a cada serviço em particular”.

Aprovação dos parceiros

A estudante Ana Paula Prudêncio conta que a presença de nutricionistas em restaurantes comerciais é recente, mas acredita: “Ao demonstrar que o nosso trabalho pode contribuir na melhoria da produção, bem como na satisfação dos clientes, os restaurantes passarão a investir na contratação desse profissional”.

Essa satisfação esperada pela aluna é comprovada por Vânia Fornasari, proprietária do restaurante Le Due Regine, na SC-401. Vânia diz que a parceria com o curso de Nutrição é a primeira experiência do estabelecimento com nutricionistas. Para a proprietária, as atividades em 2007 foram muito proveitosas, já que muitas coisas que não eram percebidas no local tiveram mais atenção com as análises dos alunos.

A equipe que fez atividades no Le Due Regine implantou um projeto para reduzir a gordura trans das refeições. Produtos como temperos prontos foram substituídos por alternativas naturais, feitas no próprio restaurante. Além disso, Vânia conta que os alunos auxiliam na elaboração dos cardápios e propõem mudanças simples e de baixo custo que deixam os alimentos mais saudáveis.

Há sempre um diálogo com entre a equipe do restaurante e o grupo de alunos. Vânia participou também de dois debates organizados pelo Departamento de Nutrição e levou a cozinheira do restaurante para uma troca de experiências com os alunos. Agora, Vânia diz que seguirá as dicas e os projetos propostos pelos alunos e mostra interesse em receber outras turmas para continuar essa troca de aprendizado.

Outras informações com a professora Rossana Proença: 3721 5042

Por Fernanda Rebelo / Bolsista de Jornalismo na Agecom

Especial Pesquisa: Série de matérias mostra produção do conhecimento na UFSC

18/12/2007 17:34

Supermicroscópios: impulso à pesquisa

Supermicroscópios: impulso à pesquisa

– UFSC aprova projeto em edital de apoio à agricultura familiar

– UFSC inaugura Laboratório Central de Microscopia Eletrônica

– UFSC contribui para identificação de comunidades quilombolas

– Estudantes da UFSC têm dicas para sobremesas mais saudáveis

– Parceria entre UFSC e Natura resulta em desenvolvimento de novos cosméticos

– Capes eleva conceito de 11 cursos de pós-graduação da UFSC

– Pesquisa sobre traduções de obras italianas em estudo na UFSC

– Obesidade infantil em Florianópolis é tema de pesquisa na UFSC

– Estudante da UFSC busca processos limpos e econômicos para o tratamento de resíduos hospitalares

– Jovem pesquisador: Estudante de agronomia caracteriza populações de xaxim para conservar a espécie em extinção

– Acadêmica da UFSC ganha Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo

– Trabalho estabelece composição nutricional do berbigão da Reserva Extrativista Marinha Pirajubaé

– Trabalho estabelece composição nutricional do berbigão da Reserva Extrativista Marinha Pirajubaé

-Doutoranda da UFSC recebe prêmio em simpósio na Alemanha

-UFSC comemora dez anos de produção solar de energia elétrica

-Estudo relaciona ansiedade, depressão e consumo de álcool entre jovens

-UFSC colabora com esforço nacional de estudo do biodiesel

-Pós-graduandos da UFSC recebem menção honrosa na Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia

-Consumo de medicamentos em comunidades indígenas é tema de dois estudos da UFSC

– Projeto do Departamento de Ecologia e Zoologia estuda pesca artesanal na Baía Norte

– UFSC estuda nanocápsulas com princípio ativo do açafrão para tratamento do câncer de pele

– Coletânea debate novos arranjos familiares e parcerias numa perspectiva transdisciplinar

– UFSC desenvolve tecnologia para recuperação de florestas degradadas

– Estudante da UFSC prepara livro sobre feijoada

– UFSC estuda células-tronco a partir de placenta e de cordão umbilical

– UFSC e Epagri lançam espécies melhoradas da goiabeira-serrana

– Fazendas marinhas diversificam produção em Santa Catarina

– Laboratório recebe financiamento para continuar pesquisas com vacina contra a AIDS

– Pesquisa comprova presença do subtipo C do vírus da AIDS em Santa Catarina

– Projeto da UFSC sobre utilização da água de coco verde ganha prêmio nacional

– Pesquisa da UFSC pode garantir a segurança no consumo de moluscos

– Laboratório da UFSC é peça-chave na pesquisa e no controle da leishmaniose em Santa Catarina

– Laboratório de Moluscos Marinhos participa de projeto de coletores de mexilhão

– Trabalho com samambaia-preta rende Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2006 para mestranda da UFSC

– Professores da UFSC participam da assinatura do convênio entre Sebrae e Acavitis para produção de vinhos finos

– Pesquisa analisa homicídios na Região Metropolitana de Florianópolis

– UFSC assina acordos e marca implantação de seu Núcleo de Inovação Tecnológica

– Pesquisador aborda em livro a formação econômica de SC

– Núcleo que pesquisa cuidado de pessoas com doenças crônicas completa 20 anos

– Pastoreio Voisin da UFSC mostra as vantagens de um manejo racional dos pastos

– Pesquisadores da UFSC desenvolvem bala de erva-mate

– Pesquisas da UFSC constroem com as comunidades rurais conhecimentos para desenvolver usos alternativos da floresta

– Estudo mostra como funciona o mercado imobiliário em áreas de pobreza da região metropolitana de Florianópolis

– Análise de vegetais consumidos em Florianópolis é apresentada na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão

– Projeto que busca proporcionar ‘status de café’ à erva-mate será mostrado na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão

– Professores da UFSC se unem para construir o primeiro Museu de Ciências do Estado

Maternidade do HU já trouxe quase 19 mil bebês ao mundo em 12 anos de existência

18/12/2007 12:07

Ivone e Henrique Zanatta não ficaram sós em nenhum momento

Ivone e Henrique Zanatta não ficaram sós em nenhum momento

Janeiro de 2004 foi o mês mais importante da vida de Ivone Zanatta. No dia 31 ela deu à luz seu primeiro filho, Henrique, na maternidade do Hospital Universitário Ernani Polydoro São Thiago, o HU da UFSC. Além do parto, a mãe de primeira viagem teve o pré-natal e os primeiros anos de vida de Henrique assistidos pelos médicos do hospital, o único totalmente público de Santa Catarina. Sobre o atendimento recebido, Ivone só faz elogios. “Eu tive o tempo todo o acompanhamento de profissionais, desde a hora em que entrei até dois dias depois do parto. Não fiquei em nenhum momento sozinha; se eu não tinha um acompanhante, estudantes do hospital ficavam comigo oferecendo massagens e banhos para aliviar as dores que sentia”. O parto normal foi feito por uma enfermeira especializada em partos e acompanhado pelas duas madrinhas do bebê. Depois que nasceu, Henrique só saiu do lado da mãe para fazer os exames necessários ao recém-nascido; ela pôde acompanhar de perto o seu primeiro banho e já foi incentivada a iniciar o aleitamento da criança. “Não tenho do que reclamar, fui muito bem atendida pela maternidade”.

O atendimento recebido por Ivone revela procedimentos diferenciados que são oferecidos aos pacientes da maternidade do HU. Os banhos e as massagens, o incentivo ao parto normal e a presença do acompanhante durante toda a estadia da gestante no centro obstétrico fazem parte de uma política já consagrada dentro do hospital, de humanizar o seu atendimento. Não foi por acaso que em 1997 o HU conquistou o reconhecimento de “Hospital Amigo da Criança”.

A médica Maria Salete está na maternidade desde a sua criação, em 1995. Ela conta que se preparou durante um ano para absorver a filosofia proposta pelo hospital e, nesse processo, pôde perceber uma grande diferença entre o conhecimento técnico que havia aprendido na universidade e residência e o trabalho humanizado que passou a fazer. “Para uma instituição pública, o HU tem padrões muito bons. Além da inserção do acompanhante no pré-natal, a maternidade se preocupa em manter a mulher sempre confortável durante a sua estadia. O atendimento garante o respeito à gestante nesse momento extremamente importante da sua vida”.

Rosa Raulino, com Thiago, lembra que todos foram atenciosos

Rosa Raulino, com Thiago, lembra que todos foram atenciosos

Todos os profissionais que trabalham na maternidade são inseridos nessa linha de atendimento. Para difundir a política humanizada na maternidade foi criado o Grupo Interdisciplinar de Assistência à Maternidade (GIAM), que trabalha na capacitação e atualização do corpo multidisciplinar que atua no hospital. O grupo realiza pesquisas levantando dados com os professores, alunos e usuários. A enfermeira chefe do Alojamento Conjunto do Centro Obstétrico, Lindaura dos Santos Júlio, conta que, como o centro está em reforma, foram retirados dos corredores os murais onde eram colocados bilhetes e cartas que os pacientes enviavam à maternidade agradecendo pelo atendimento. “A comunidade reconhece o trabalho daqui”, diz.

A maternidade foi precursora em procedimentos inovadores, referentes aos tratamentos dos pacientes e acompanhantes que hoje são adotados por outros hospitais. O maior exemplo disso é a Lei do Acompanhante, que, aprovada na esfera federal em 2005, permite a presença de um parente ou amigo durante os partos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É inspirada em uma lei estadual semelhante originada da discussão com profissionais do HU. Para o diretor geral do hospital, o médico Carlos Alberto Justo da Silva (Paraná), a política humanizada da maternidade abrange práticas que vão desde o incentivo ao parto normal até a pesquisa de grau de satisfação do usuário, realizada semestralmente por estudantes da Ação Júnior da UFSC.“A política da maternidade é vinculada tanto ao pré-natal quanto ao parto e ao pós-parto. Isso cria um vínculo da família com a criança, então aqui no hospital o bebê nasce bem e com um vínculo maior com os pais”.

Outra preocupação dos médicos é manter o filho sempre junto da mãe no Alojamento Conjunto. A técnica em enfermagem Shirley Cristina de Souza deu à luz Victória, caçula de três filhos, em condições de alto risco. Ela teve pré-eclampsia e chegou ao hospital com descolamento de placenta. Shirley conta que o atendimento realizado foi muito rápido para que tudo ocorresse bem com Victória. “Quando cheguei ao hospital, nem ficha eu tive que preencher, todas as portas foram se abrindo”. Devido ao baixo peso da recém-nascida, os médicos cogitaram transferi-la para a unidade neo-natal, mas como ela conseguiu se alimentar do peito da mãe, continuou no quarto com todos os cuidados que receberia na outra unidade.

A maternidade do HU busca se tornar um grande centro de referência nas várias modalidades de parto normal. Para atender esses objetivos e melhorar o atendimento, existem hoje planos de reformas no centro obstétrico. Um dos projetos prevê estruturar a maternidade de uma maneira em que o pré-parto, o parto e a primeira hora de pós-parto, que hoje acontecem em locais diferentes, sejam feitos na mesma sala. O hospital pretende, ainda, instalar uma banheira para realizar partos na água e implantar o serviço de fertilização assistida, hoje pouco oferecido pelo SUS.

Paraná lembra que a maternidade é um lugar diferente do hospital. “Enquanto a maioria das pessoas busca atendimento médico quando está perdendo alguma coisa, passando por dificuldades em sua saúde, os pacientes chegam à maternidade para receber um presente”. Ele afirma que o futuro dos hospitais é buscar cada vez mais a humanização, e que sem ela não dá para ter qualidade.

Danças a três – A idéia do atendimento humanizado levou também à criação do Grupo de Gestantes ou Casais Grávidos, em que especialistas da área da saúde orientam as futuras mães e pais quanto à gravidez, o parto, o pós-parto e os cuidados com o bebê. Os encontros são destinados a mulheres que estejam entre o quarto e o oitavo mês de gestação e a seus acompanhantes, acontecendo às quartas-feiras na Sala de Atividades Corporais do HU. A argentina Laura Murphy está no oitavo mês de gestação e participa do grupo junto com seu companheiro, o brasileiro Fansley Marcel. O casal é conhecido no meio cultural do Estado por suas apresentações e aulas de tango, atividades que só interromperam há pouco tempo. Os dançarinos tinham muitas dúvidas no início da gravidez e, por isso, seguindo a indicação de uma ex-integrante do projeto, resolveram participar das reuniões. “No começo eu não sabia nem o que era uma contração. O curso abre espaço para os pais de primeira viagem aprenderem sobre a gravidez e os cuidados com o bebê, coisas que não se aprende na escola. Nós dois estamos gestando, eu preciso cuidar tanto dela como do bebê”, diz Fransley. Laura conta que aprende com o grupo principalmente a perder o medo e desenvolver a confiança no corpo para o parto.

Por Sofia Franco/ Bolsista de Jornalismo na Agecom

Fotos: Andréa Leonora

Sofia Franco/ Ag. Ensaio Fotojornalismo

HU inaugura tomógrafo computadorizado

18/12/2007 10:54

A Universidade Federal de Santa Catarina inaugura às 10h desta quarta-feira (19/12) a reforma do Serviço de Radiologia do Hospital Universitário. O destaque da nova estrutura é o início da operação do tomógrafo computadorizado, uma reivindicação quase tão antiga quanto o hospital, entregue em maio de 1980. O aparelho, importado da Holanda ao preço de US$ 491 mil, foi adquirido graças ao apoio do governo do Estado, da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e da Associação de Amigos do Hospital Universitário (AAHU). “Este era um velho anseio nosso que agora se concretiza”, afirma o diretor do HU, Carlos Alberto Justo da Silva.

A Radiologia do HU, que também oferece os serviços de raio-X, ultra-som e mamografia, entre outros, atende tanto aos pacientes internados quanto aos que vêm de todas as regiões do Estado para fazer exames na Capital. “Agora, nossa luta vai ser pela ressonância magnética”, adianta Carlos Alberto da Silva.

Além do diretor do HU, participam da solenidade desta quarta-feira o reitor da UFSC, Lúcio José Botelho, representantes do governo do Estado, convidados e funcionários do hospital.

Alimentação X Nutrição fonte de discursos e rumores

17/12/2007 15:42

A história da alimentação se confunde com a história do homem. Desde o ato de amamentar aos cardápios elaborados, com base em princípios nutricionais, conceitos são formados e transformados: lights, diets, gorduras trans, comer ou não carne vermelha? Comer ou não foie gras? Por que os fast-foods proliferam? Por que tantas doenças ligadas à alimentação?

A professora Carmen Rial, atual coordenadora da Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas tem como uma das áreas de pesquisa a Antropologia da Alimentação. Publicou pela série Antropologia em Primeira Mão: Os charmes dos fast-foods e a globalização cultural, tema que já havia desenvolvido em sua tese de doutorado, obtido, em 1992, pela Université de Paris V. Ela conversou com a jornalista Alita Diana, da Agecom, respondendo a questões instigantes sobre a alimentação.

AD: Por que os fast-foods venceram, mesmo na França?

Mudaram os hábitos? Mudaram os franceses? A expansão da União Européia, e o aumento do fluxo de turistas influíram nesta mudança? E a expansão dos fast- foods no Brasil?

Carmen: Na França houve um movimento pela preservação dos espaços tradicionais e se conseguiu diminuir o número de fast-foods no Champs Elysées, a tradicional avenida de Paris. A França ainda é um dos maiores destinos turísticos mundiais, os turistas foram os responsáveis pela multiplicação dos fast-foods e são eles, ainda, seu grande público. Mas foram efetivadas adaptações para o gosto francês: presença de mais saladas nos cardápios, menos sal e catchup na comida, mais maionese e mostarda como condimentos. Em relação ao tempo em que foi escrita a tese, o aumento do número de McDonald´s® no mundo foi espantoso. Eles estão em mais de 120 países, e na América Latina se consomem mais de 50 milhões de hambúrgueres diários. O Brasil era o terceiro mercado para refrigerantes, mas o que se tem observado é que com o crescimento dos restaurantes com venda por quilo, os fast-foods estão declinando. A comida por quilo realmente caiu no gosto dos brasileiros e, de acordo com pesquisas, atingiu um público muito maior do que o seu alvo: pessoas que trabalhavam fora de casa. Esses restaurantes são amplamente freqüentados também por aposentados e por famílias inteiras.

AD: Por que os discursos sobre alimentos se constroem e destroem tão rapidamente, como a carne vermelha ser a grande vilã e hoje já ser reconhecida e até recomendado seu consumo na gravidez? Como se formam os rumores sobre alimentos?

Carmen: O sociólogo francês Claude Fischler fala sobre a “cacofonia alimentar” – a quantidade de discursos contraditórios de médicos, nutricionistas e outros profissionais da saúde. Sons diferenciados em tempos também diferenciados. Mas são discursos oficiais, com assinatura, que saem em jornais e seguem, um pouco, o tempo da ciência: um paradigma é desmontado por outro paradigma. Mas o discurso sobre os alimentos é interdisciplinar, emana de vários lugares da sociedade, inclusive os religiosos.

Os rumores têm origem bem diferente destes discursos oficiais da ciência. O rumor é o inconsciente que emerge no social, sua estrutura é semelhante ao mito, não importando seu caráter, se é falso ou verdadeiro. O rumor antecede o discurso escrito, emana do medo. O que provoca o rumor são as novidades. O novo provoca o medo. Da margarina, que foi lançada à época da Segunda Guerra Mundial, foi dito que era feita de plástico, que continha carne humana. Também quando o alimento traz alguma coisa escusa, uma “fórmula secreta”, como a Coca-Cola®, bebida que não se faz em casa, que não vem da tradição, surgiram também rumores.

AD: Bulimia, anorexia, obesidade, padrões de magreza de modelos sendo revistos, o que a academia pode ajudar nestas questões? É importante a contribuição do debate levado, por exemplo, para a novela das oito como em Páginas da vida?

Carmen: Num país em que as pessoas não têm o hábito da leitura é muito importante o espaço dado para debater estas questões numa novela, como aconteceu recentemente. Esse debate pode gerar mudanças de comportamento. A academia tem realizado muitos estudos sobre estas questões e constatado, por exemplo, que a anorexia atualmente não é só um problema feminino. A novidade das pesquisas é que cerca de 20% do público afetado é masculino. A doença não é moderna. Era uma doença de “santas”, princesas, entre outras mulheres. Quanto à gordura corporal, modernamente, vem associada à imagem de camadas populares, pessoas de baixa renda, consomem mais comidas calóricas. A anorexia está ligada à identidade, pois a alimentação é central na construção da identidade social.

Por Alita Diana/jornalista da Agecom

Matéria publicada no Jornal Universitário (JU) nº 379 de Março de 2007.

UFSC sediará III Fórum Nacional de Museus

17/12/2007 15:13

O III Fórum Nacional de Museus será realizado no Centro de Cultura e Eventos da UFSC de 7 a 11 de julho de 2008. A iniciativa é do DMU (Departamento de Museus) e Centros Culturais do IPHAN, ligados ao Ministério da Cultura (MinC), responsável pela política nacional de museus do Sistema Brasileiro de Museus (SBM).

Já estão acertadas as parcerias com a UFSC, Governo do Estado, através da Fundação Catarinense de Cultura e Santur, e Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Fundação Franklin Cascaes. A previsão é de 2.500 participantes. A escolha de Florianópolis deveu-se à localização, infra-estrutura, atrativos turísticos da região, além da grande concentração de museus da Região Sul.

Durante o Fórum também haverá a reunião da Rede Ibero-americana de museus, sendo o Brasil o coordenador da rede. Devem ser realizados, ainda, o Encontro Nacional de professores de Museologia e Encontro Nacional de estudantes de Museologia..Vão acontecer quatro grandes conferências e 11 minicursos. Dentre os estandes, o destaque vai para o artesanato regional e para as empresas que trabalham com os Centros de Memória e Museus. Na praça da cidadania será montada uma grande tenda que servirá também para divulgação e convivialidade – abrigando um café cultural e servindo de espaço para apresentações, como shows musicais.

Núcleo de Estudos Museológicos (NEMU) celebra 10 anos de atividades em dezembro

Sediado no Museu Universitário, ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCE), o NEMU realiza oficinas para capacitar trabalhadores de museus a exercerem suas funções nas respectivas unidades em todo o Estado. Santa Catarina tem cerca de 180 museus. O trabalho realizado pelo NEMU, privilegiando a capacitação em oficinas regionalizadas, se tornou referência para o MinC, sendo um dos eixos da Política Nacional de Museus.

O resultado do trabalho desses 10 anos é visível nos museus do Estado. Muitos deles deixaram de ser um espaço de amontoados de objetos para se tornar um local de memória e cultura bem informadas. Esse tem sido um dos grandes e mais contínuos projetos de extensão da UFSC. O diretor do Museu Universitário, Gelci Coelho (o Peninha), ressaltou como o reconhecimento desse trabalho se dá, em nível nacional, com o concurso e apoio dos maiores profissionais da área de museologia do Brasil, que se oferecem, voluntariamente, para participar das atividades programadas pelo NEMU. Uma parceria com o Curso de Jornalismo da UFSC, através do professor Sérgio .Mattos, possibilitou a produção de pequenas vinhetas sobre os diversos museus do Estado. Ainda sob orientação do NEMU, cada museu do Estado, faz seu banner padrão para o dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, dando visibilidade ao acervo e atraindo visitantes.

Na opinião de Francisco do Valle, coordenador do Nemu, um dos resultados, gratificantes, das atividades desenvolvidas pelo Núcleo, é que os museus do Estado já têm coragem de apresentar projetos para conservação, documentação e melhoria da reserva técnica.

Visite: www.nemu.ufsc.br

Por Alita Diana/jornalista da Agecom

Matéria publicada no Jornal Universitário nº387/Dezembro de 2007

Lei pode interromper 300 pesquisas em Santa Catarina

17/12/2007 15:10

A promulgação da lei que proíbe o uso de animais em pesquisas científicas em Florianópolis pode inviabilizar pelo menos 300 estudos que estão sendo feitos hoje na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) na cidade. São principalmente pesquisas que visam compreender o funcionamento de algumas doenças e testar novos medicamentos.

Entre os males investigados estão os de Alzheimer e Parkinson, artrite-reumatóide, ansiedade e depressão. A universidade tem a tradição de estudar os chamados remédios fitoterápicos, obtidos a partir de plantas. O antiinflamatório de uso tópico (pomada) mais usado no Brasil, por exemplo, o Acheflan, foi desenvolvido a partir das pesquisas na instituição.

“Se ocorrer o pior [a lei for regulamentada com a proibição ao uso de qualquer animal], o prejuízo para a ciência vai ser enorme”, afirma Carlos Rogério Tonussi, presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais da UFSC.

O pesquisador lembra que hoje é impossível fazer esse tipo de pesquisa sem o uso de animais. “Não dá para fazer como diz o vereador [Deglaber Goulart, autor da proposta] e simular tudo em computador. Não existe computador no mundo que seja capaz de simular a complexidade de um ser vivo, o desenvolvimento de uma doença”, explica.

“Ainda não conhecemos o mecanismo de uma série de doenças. Antes de mais nada precisamos observar como elas evoluem para podermos tentar tratá-las. Só em um ser vivo conseguimos ver isso”, diz.

“Infelizmente não existe um robô que possa simular dor”, lembra o farmacologista João Batista Calixto, da UFSC, um dos pais do Acheflan. “Pesquisador não é carrasco. Mas é impossível avançar na busca de novas drogas sem o uso de animais. A expectativa só aumentou porque fomos capazes de desenvolver remédios.”

Entre os trabalhos que podem ser prejudicados na UFSC estão pesquisas de Calixto com drogas candidatas a tratar câncer, diarréia, diabetes e dor.

Fonte: Giovana Girardi

Folha de SP, 15/12

Espetáculo musical Árvore Sagrada será apresentado no Centro de Cultura e Eventos

17/12/2007 14:32

O espetáculo Árvore Sagrada é um musical de base orgânica, inspirado na cultura afro-brasileira de origem Bantu, composto por capoeira angola, canto, dança, percussão, teatro e video-arte.

É resultado de uma experiência vivida por um grupo de amadores que trabalha há mais de um ano de forma auto-gestiva, elaborando o roteiro e desenvolvimento das cenas. Quase todos os componentes do grupo estão ligados à UFSC. Depois de duas apresentações no TAC, agora é a vez da UFSC.

O grupo – por eles mesmos

Somos 23 cidadãos planetários que formam uma Zona Autônoma Temporária. Queremos demonstrar na prática que a mudança do mundo é a mudança do Ser, através do despertar da criatividade, beleza, alegria e prazer de estar vivo.

Convidamos a todos a prestigiarem nossas apresentações!

Além disso, temos o desejo de apresentar nosso espetáculo em outros municípios de Santa Catarina, além de outros estados. Inicialmente nosso foco se concetrará na Região Sul. Posteriormente, vamos apresentar por todo o Brasil.

Portanto, gostariamos de propor aos interessados que nos indiquem um telefone ou e-mail para contato, para que possamos viabilizar a apresentação do Árvore Sagrada em suas localidades. Temos preferência por apresentar em palco italiano, com mesa de som, iluminação, etc.

Mas estamos preparados também para adaptar nosso espetáculo para apresentações na rua ou em espaços que não sejam propriamente um teatro, caso a localidade não possua estrutura.

Para saber mais:

www.arvoresagrada.com.br

http://arvoresagrada.blogspot.com/