Congresso discute o uso racional de medicamentos
Aberta na manhã de hoje (15/10), prossegue até quinta-feira no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina o II Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos, voltado para docentes, pesquisadores, estudantes e profissionais das áreas médica e farmacêutica. Com o tema “Incorporando o uso racional de medicamentos à agenda de saúde do Brasil”, o evento terá a presença de técnicos do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Associação Brasileira de Ensino Farmacêutico (Abenfar) e outros órgãos e entidades, além de professores e pesquisadores vinculados a universidades de todo o País.
O principal objetivo do congresso é debater a relação entre uso racional de medicamentos e os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), as dificuldades e as estratégias para a seleção de medicamentos, o direito e o controle social no acesso aos remédios, além de discussões sobre o ensino, a regulação econômica e a farmacovigilância.
Também haverá cursos e oficinas que vão tratar de aspectos como a dispensação racional de medicamentos, erros de medicação, a propaganda e as matérias jornalísticas sobre o tema. Uma audiência pública, durante todo o dia desta segunda-feira, debaterá a proposta de resolução que dispõe sobre o “Regulamento Técnico de Boas Práticas Farmacêuticas em Farmácias e Drogarias”. No final, dia 18, será divulgada a Carta de Florianópolis à 13ª Conferência Nacional de Saúde.
Segundo os organizadores, o congresso permitirá a troca de experiências entre profissionais de várias regiões brasileiras. No site oficial do evento (www.urm.ufsc.br), eles afirmam que “o acesso aos medicamentos, questão que transcende o campo da saúde, só faz sentido sob a lógica do uso racional”.
Mais informações pelo telefone 3721-9535 e pelo site www.urm.ufsc.br