Hospital Universitário promove curso de capacitação sobre cuidado com feridas
A UFSC realiza nos dias 19 e 20 de outubro o III Encontro de Atualização sobre Cuidado de Pessoas com Feridas. O evento, que vai ocorrer no auditório da reitoria, é uma promoção do Grupo Interdisciplinar de Cuidados de Pessoas com Feridas, em Parceria com o Centro de Educação e Pesquisa em Enfermagem (CEPEn), ambos do Hospital Universitário. A proposta é atualizar e capacitar técnicos e auxiliares de enfermagem, estudantes e profissionais da área. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do HU (www.hu.ufsc.br) ou no CEPEn, localizado no terceiro andar do Hospital Universitário.
Maria Terezinha Honório, coordenadora do grupo interdisciplinar, cita a avaliação documental e a sistematização do tratamento como alguns assuntos de destaque no encontro. Para a avaliação, será discutida a estrutura de uma ficha com anotações sobre o caso do paciente. Através da sistematização, a avaliação é adequada a um tratamento específico.
O encontro vai trazer novidades em produtos utilizados no cuidado de feridas. O curativo hidroativo, por exemplo, deixa a ferida sempre úmida e, por isso, facilita a cicatrização. Será discutida, ainda, a nova portaria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre reutilização de materiais. A palestra “Critérios para avaliação dos riscos no processamento dos artigos de uso único” levará em conta as novas normas da Anvisa, segundo as quais alguns materiais críticos deveriam ser descartáveis.
A equipe de enfermagem do Hospital Universitário recebe capacitações sobre o tratamento de feridas desde 1998. Segundo Nádia Chiodelli Salum, enfermeira do CEPEn, estas capacitações despertaram a atenção do público externo envolvido e tornaram necessária a reunião de estudantes de outras escolas de enfermagem e enfermeiros de outros hospitais. O Encontro de Atualização é o resultado desta procura. Terezinha Honório complementa: “O HU é um hospital sentinela – deve distribuir o conhecimento e informar a população sobre a portaria”.
Informações também pelo telefone 48 3331-9188
Por Janaina Cavalli / Bolsista de Jornalismo na Agecom